Você sabe como tirar o melhor do Instagram?
O seu público te conhece bem?
O Instagram é uma plataforma de muita interação e engajamento, o que quer dizer que seu público se sentirá mais próximo de você do que em qualquer outro lugar. Por isso, seus seguidores precisam saber o que esperar do seu conteúdo, entender em que universo você se encaixa e criar expectativas sobre o que vem aí.
Para isso acontecer, você deve criar uma gama de assuntos e temáticas habituais, que façam o seguidor te acompanhar e o recomendar para fora da sua “bolha”.
Não há por que seguir alguém que muda sempre o estilo de seu conteúdo, certo? É importante encontrar o equilíbrio entre o habitual e o surpreendente, para assim construir sua identidade na plataforma e manter o público engajado.
A consistência é a chave
Quando se cria conteúdo para o Instagram, a sua consistência de postagem é essencial. Planejar e distribuir seu conteúdo ao longo dos dias, semanas e até meses pode te dar mais segurança e estabilidade na plataforma. A própria rede tende a valorizar perfis mais ativos e recorrentes nas publicações.
Em uma rede social tão competitiva e acelerada, é importante se manter relevante em meio ao bombardeio de informações. Se o criador deixa “buracos” no seu feed ou intervalos muito longos entre um post e outro, pode acabar caindo no esquecimento de algumas pessoas, já que o próprioInstagram vai distribuir menos o seu conteúdo.
Diversifique os formatos
Quanto mais uma plataforma cresce e quanto mais competidores ela tem, mais recursos e ferramentas vão surgir para potencializara experiência do usuário. Cabe a nós entendermos cada recurso e seu objetivo, para que nosso perfil cresça e evolua junto com a rede.
No caso do Instagram, temos cinco formatos para explorar:o feed, os stories, os reels, as lives e os guias.Vamos entender como cada um funciona?
O feed: sua vitrine para o mundo
O feed de um perfil é seu cartão de visitas – a primeira impressão que alguém terá ao te conhecer. Por isso, é preciso uma curadoria mais afinada do que você quer mostrar, tanto em relação à estética quanto ao conteúdo.
Ter uma bio que forneça as informações essenciais, semexagerar na descrição, é um passo importante. Além disso, a foto de perfil e oseu nome de usuário devem ser facilmente identificáveis e de fácil leitura.Lembre-se: o seguidor precisa conseguir te encontrar rapidamente em meio às dezenas- ou centenas - de contas que ele vê por dia.
As publicações do feed precisam ser coerentes entre si erepresentar bem quem você é. Por isso, o planejamento de conteúdo a longo prazoé o melhor caminho para manter seu perfil instigante.
Os stories: a ferramenta da intimidade
Os stories, apesar de não conseguirem tanto alcance quanto o feed, são a melhor chance de gerar aproximação com o público. Issoacontece porque é um recurso extremamente interativo, com opções como caixa deperguntas, enquete e mensagens diretas. Essas ferramentas são suas melhoresamigas na hora de ganhar intimidade com seu público.
Aliás, falando em intimidade, o conteúdo dos stories deveser o mais espontâneo e autêntico possível.
Assim, os seus seguidores vão se sentir próximos a ponto de criarem expectativa em torno do seu conteúdo e serem influenciados pelo seu dia a dia.
Parte desse envolvimento também é criado pela narrativa dos seus stories - é importante ter coerência nas sequências de vídeos ou fotos, para que o público consiga acompanhar sua rotina.
Acessibilidade
Uma dica é colocar informações escritas nos stories, que façam o seguidor prestar atenção no que está sendo dito. Hoje em dia, a maioria das pessoas assiste aos stories sem som, ligando-o apenas quando estão realmente interessadas no conteúdo ou no criador. Por isso, criar títulos ou resumos doque está sendo falado pode ser uma boa forma de prender a atenção do espectador. Você pode até dar um passo além e legendar seus vídeos, o que é excelente não só para retenção de atenção, como para a acessibilidade do seu perfil.
Planejamento
Por fim, o planejamento de publicação dos stories também é importantíssimo. Dividir o conteúdo ao longo do dia ao invés de postar tudo ànoite, por exemplo, garante que seu conteúdo esteja sempre no “início da fila”na exibição dos stories de cada espectador.
Reels: o TikTok dentro do Instagram?
Essa era definitivamente a intenção quando essa ferramenta foi introduzida. Porém, hoje em dia, ela é muito mais que isso.
Os reels viraram uma das principais formas de conteúdo daplataforma, gerando um alcance enorme e ganhando protagonismo no display darede.
Esse conteúdo tem a sua própria aba, centralizada nabarra fixa, além de ficar em destaque no “explorar” e ganhar sua própria sessãodentro do feed de novas publicações (os “reels sugeridos”).
O formato consiste em vídeos de até noventa segundos, oque o transforma em uma ferramenta potente de crescimento de audiência e awareness.
Fonte: Emplifi 2022 - Dados de Abr. 21 a Jun 22 - Amostra de 10M de posts publicados por 29k perfis de marca
Como vemos na pesquisa acima, somente no Q2 2022 a média de interações para reels foi quase 40% maior em relação aos vídeos tradicionais. Portanto, podemos esperar que o Instagram continue priorizando oformato, usando o algoritmo para veicular mais vídeos para um público maior.
Reels: Como fazer?
Como sempre, atenção ao conteúdo! São vídeos na vertical, sempre relacionados ao tema principal do seu perfil. Para uma melhor retençãodo público, quanto mais curto, melhor! Priorize a chamada ou a informaçãoprincipal do seu vídeo nos primeiros 3 segundos.
Lives e guias: mais chances de se conectar com os seguidores
Os últimos dois formatos são os de menos alcance, mas também são ótimos caminhos para construir uma aproximação com o público.
Transmissões ao vivo costumam ser um momento de interaçãodireta, em tempo real, com um público menor e mais engajado. Os seus seguidoressão notificados quando a live é iniciada e o conteúdo não pode ser editado.Existe também a possibilidade de unir dois públicos e fazer uma transmissão aovivo com outro criador.
Já os guias são curadorias de conteúdo, através dacriação de listas com os temas que o público mais se interessa. No momento,existem três tipos - publicações, locais e produtos cadastrados no Instagramshop. Pode ser uma boa opção para dicase recomendações para os seguidores.
Quanto mais interação, melhor!
O Instagram é uma das plataformas que mais engaja opúblico e o aproxima dos criadores. O influenciador, por sua vez, tem a chancede potencializar isso ao máximo respondendo e curtindo comentários,incentivando diálogos, fazendo perguntas, e por aí vai.