Como construir uma boa reputação no digital?
Um estudo de caso sobre os posicionamentos das influenciadoras de beleza Mari Saad, dona da marca Mascavo, e Taianara Reis, dona da Tata Beauty, em seus lançamentos recentes.
Recentemente, nós fizemos uma matéria analisando como as influenciadoras digitais enfrentam desafios nos seus lançamentos. Uma das marcas que nós falamos foi a Mascavo, que na época de publicação da matéria ainda não tinha sido lançada, mas que já estava fazendo burburinho na internet por ser o novo lançamento da Mari Saad, influenciadora digital que já era dona da marca Mari Saad Beauty.
No entanto, o lançamento que vinha prometendo tudo acabou entregando resultados que deixaram o público um tanto quanto insatisfeito. Hoje nós vamos entender o porquê de tal ocorrido e comparar o posicionamento da marca dela com a de outra marca que estourou na mesma época, porém por motivos diferentes. Vamos lá?
Mascavo e seu lançamento controverso – Entendendo o caso:
Eleita para a lista “Under 30” da Forbes Brasil em 2018, Mari Saad é uma das influenciadoras mais influentes da indústria de beleza no Brasil. Reconhecida por sua marca Mari Saad Beauty e por sua longa e bem-sucedida parceria com a Océane, Mari lançou recentemente (28/10) sua própria linha de cosméticos, a Mascavo. A marca surge com a proposta de ser a "smart choice" dos consumidores, oferecendo produtos que refletem sua visão pessoal de beleza: "descomplicada, consciente e autêntica". No entanto, o lançamento não aconteceu sem polêmicas e foi amplamente criticado nas redes sociais, levantando questões importantes sobre como construir uma boa reputação no digital.
Depois de quase uma década de colaboração com a marca Océane, por onde desenvolveu mais de 100 produtos, a influenciadora decidiu lançar sua própria linha de maquiagem. Antes que surgissem rumores sobre o motivo que influenciou a decisão, Mari afirmou em vídeo que: “Não quero fazer só mais uma marca de maquiagem. Tenho o desafio de não só construir em cima só do que eu acredito, mas também desconstruir o que já foi construído nesse mercado e mostrar que existe um novo caminho”.
Tal posicionamento, junto com todos os outros feitos por ela desde então, alimentaram grande expectativa no público, especialmente entre a sua comunidade. Contudo, o lançamento de Mascavo não trouxe apenas elogios.
Ao todo, nesse lançamento feito no dia 28/10, foram divulgados 22 novos produtos à venda no site:
- 6 blushes em stick;
- 3 iluminadores;
- 4 tons de contornos;
- 7 pincéis multifuncionais, sendo quatro de rosto e três de olhos;
- 2 esponjas Problender;
A promessa da influenciadora é de que, ainda este ano, serão lançados lápis e gloss labial, além de hidratantes faciais; e que no início de 2025 as bases e corretivos serão lançados.
Um dos principais pontos de crítica foi a falta de diversidade nas tonalidades de pele dos produtos. Muitos internautas, especialmente influenciadoras de beleza – tanto pretas, quanto brancas - apontaram que a linha não contemplava uma gama de tons suficientemente ampla para peles mais retintas. Isso fez com que diversos consumidores e admiradores da creator se sentissem excluídos por não encontrarem produtos adequados às suas necessidades, em uma marca que vinha há meses prometendo revolucionar o movimento “quiet beauty” - que reforça a beleza natural das pessoas.
Tal falha dialogou negativamente com todo o movimento que vêm acontecendo através das influenciadoras de beleza do cenário nacional, de tornar a indústria mais inclusiva e acessível a todos os públicos.
Diante da reação negativa no lançamento da sua marca, Mari Saad se posicionou publicamente. Em vídeo, ela assumiu sua responsabilidade pela falha e pediu desculpas aos seus consumidores, reconhecendo que, ao lançar a linha sem tonalidades suficientes para peles negras retintas, falhou com seu público. “Eu sinto muita culpa e estou aqui para assumir todas as minhas responsabilidades”, afirmou.
Com certeza, a sua resposta foi uma tentativa de diminuir os danos gerados à reputação da sua marca semi-lançada, mas também aponta a importância de ter transparência e da responsabilidade ao assumir os erros com a sua comunidade – como bem falamos anteriormente aqui.
Segue aqui o posicionamento da Mari:
https://www.instagram.com/p/DB4jdU5SYxT/
Em paralelo a grande polêmica envolvendo o lançamento da Mascavo, outra marca também estava sendo lançada...
Tata Beauty – um lançamento cheio de afetividade, estratégia e inclusão:
Recentemente, no dia 10/11, a influenciadora e maquiadora profissional Tainara Reis, lançou oficialmente sua própria marca de maquiagem, chaamada da Tata Beauty. O lançamento, que foi transmitido ao vivo via live, foi um grande sucesso! Em poucas horas, todos os produtos esgotaram.
A coleção inicial contou com:
- Dois duos de blush;
- Um iluminador;
- Um pincel multifuncional;
Todos os produtos foram lançados com o foco em atender a uma ampla variedade de tons de pele – o que acabou reverberando positivamente em paralelo a toda a polêmica que vinha acontecendo no digital durante o mesmo período. O olhar inclusivo e a identidade visual feita a partir de um storytelling bem pensado e afetivo, que dialogava diretamente com a sua comunidade, foram cruciais para a viralização do lançamento.
Tainara começou a se destacar nas redes em 2020, por conta dos seus cursos online de maquiagem. Dentre o seu módulo de aulas, existia um módulo focado na autoestima e na importância dos maquiadores em promover confiança em seus clientes. Desde essa época, ela se refere aos seus alunos como “abelhas rainhas” - expressão que faz analogia com a missão da influenciadora de capacitar profissionais do ramo da beleza que, como uma colmeia organizada e unida, possam criar cada um a sua própria trajetória.
Seu curso foi um sucesso e a sua influência nas redes só cresceu ao longo dos últimos anos! Inspirada pelo desejo de seus alunos de continuar em contato com a sua expertise, Tainara idealizou sua própria linha de produtos, com o objetivo de facilitar o trabalho dos profissionais da beleza e de promover um cuidado especial com os clientes – e assim nasceu a Tata Beauty, que traz consigo um forte símbolo nos produtos: o desenho de uma abelha nos iluminadores, representando seus alunos, conhecidos como “abelhas rainhas”.
Tal estratégia não impactou somente seus alunos antigos, mas também a sua atual comunidade e pessoas que ainda não conheciam, que ficaram encantadas com todo o apelo emocional, afetividade e intimidade que a marca carrega consigo.
Apesar de conter poucos produtos, todos eles atenderam positivamente diferentes tons de peles, demonstrando o olhar inclusivo que a criadora teve na hora de idealizar os seus produtos e dialogando em concordância com todo o discurso que já vinha sendo feito por ela durante a divulgação da marca.
A Tata Beauty conseguiu unir estratégia de conteúdo, assessoria de imprensa e storytelling e, dessa maneira, transformar a sua experiência como maquiadora e influenciadora digital com uma marca inclusiva e empoderada, que tem como pilares autenticidade e propósito e atende às expectativas do seu público.
https://www.tiktok.com/@reistainara/video/7431194861140724997
Esses dois lançamentos repercurtiram muito no último mês e nós resolvemos trazer esse compilado de informações para te inteirar dos assuntos do nicho de beleza e te perguntar: qual a sua opinião sobre o assunto? Conta para a gente lá no nosso Ninho!
Nos vemos lá. Fui!