Como aproveitar as tendências de fim de ano para crescer no digital?
Se o ano fosse o sistema solar, o fim do ano seria Plutão: um caso à parte. Isso porque no final do ano, a onda de consumo é maior - o que consequentemente muda a logística de distribuição e procura de conteúdo das marcas... Fora todas as comemorações e datas festivas que a época traz consigo e os conteúdos que nascem a partir delas!
Em resumo, a dinâmica do online e do offline mudam durante essa época e a produção de conteúdo precisa acompanhar esse momento. Pensando nisso, separamos aqui algumas das tendências que já se fizeram presentes em novembro, irão se perdurar em dezembro e, quiçá, permanecer em alta após a virada do ano. Vamos lá?
Micro-Momentos
Chamamos de “micro-momentos” aqueles momentos em que o usuário faz uma busca por um conteúdo help (“onde comer no centro da cidade”, “onde comprar tal coisa”, “melhores produtos de tal segmento”), já que final de ano é sinônimo de época de férias, recesso, intervalo de trabalho... Com isso, a busca por opções confiáveis de lazer e de produtos é muito presente no digital. Aproveite o hype do assunto para indicar suas lojas, estabelecimentos, passeios e programas favoritos e gerar bastante alcance para a sua conta!
Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC)
Esse ponto dialoga diretamente com a matéria explicando o que é conteúdo UGC, que saiu essa semana aqui no app. Como falamos lá (se ainda não leu, corre para ler!), quando o assunto é recomendação de serviços ou produtos, os usuários tendem a confiar mais na opinião de outros usuários, do que na de propagandas ou publicidades – apesar de fechar parcerias também ser uma ótima forma de alcançar a visibilidade de outras marcas. Com isso, não podemos deixar de citar o UGC como uma tendência exponente, que vêm se fazendo presente no final de ano e que deve se prolongar para o ano que vem.
Super-Nichos
Nano e micro influenciadores estão em alta! Isso mesmo, você não entendeu errado. A tendência da “micro-influência” está em alta no marketing digital, pois as marcas já entenderam que, às vezes, é mais eficaz comunicar com comunidades menores e mais engajadas, ao invés de mirar em comunidades maiores, mas que são menos participativas e presentes. Com isso, creators que atuam em nichos específicos (moda, humor, culinária, dança, beleza, educação, etc.) estão a um passo de se tornarem autoridades na sua área e de chamarem a atenção das marcas. Continuem fazendo conteúdos que falem diretamente com suas audiências pois vocês serão notados!
Formatos de áudio
O consumo de podcasts continua em ascensão! Esse é um formato que já acompanha o público nas suas tarefas rotineiras – lavar louça, cozinhar, fazer exercícios, pegar transporte...Mas com o calor que faz no Brasil durante o fim do ano, a quantidade de pessoas na rua aumenta e consequentemente o consumo desses formatos de áudio também! Então, se você em algum momento pensou em investir no seu próprio podcast: a hora é agora.
Marketing de Afiliados e Programas de Recompensa
Plataformas que oferecem programas de afiliado para monetizar seu conteúdo foram uma tendência de 2024 de uma maneira geral. Esse tipo de prática permite que nano e micro influenciadores ganhem comissões por vendas realizadas a partir de links ou códigos promocionais que eles compartilham com seus seguidores e, com todas as festividades que envolvem o final do ano, a onda de consumo está no seu auge e, consequentemente, as chances de conseguir emplacar uma venda através de um programa de recompensas se torna ainda maior. Põe sua cara a tapa e mostra o bom vendedor que existe dentro de você!
Collabs com Marcas Pequenas ou Locais
Marcas pequenas querem crescer. Nano e micro influenciadores também. Por que não se unirem? Neste final de ano, aproveite para mapear as marcas pequenas ou locais com as quais você se identifica e proponha parcerias a elas! Envie seu Midia Kit, se apresente e busque o reconhecimento de quem pode crescer ao teu lado.
Sabemos como abordar marcas grandes neste primeiro estágio do marketing de influência pode ser algo bastante desafiador, mas como ninguém cresce sozinho, busque apoio em quem também quer crescer e faça desse limão uma limonada!
Explore todos os formatos de vídeo, não só os curtos!
Apesar de vídeos curtos terem o coração dos brasileiros, o YouTube está voltando aos holofotes e formatos mais longos tem ganhado mais espaço dentro do digital. Aproveite as férias para explorar novos formatos e entender como eles dialogam com a sua comunidade!
Sustentabilidade
Movimentos que se opõem ao consumismo exacerbado promovido pelas trends estão em alta, como nós bem falamos nessa matéria aqui. Conteúdos que flertam com atitudes mais sustentáveis vêm ganhando espaço nas redes e os usuários vem dando mais atenção a todo o impacto ambiental e social que as marcas com as quais eles se conectam estão gerando. Por isso, empresas que adotam práticas mais sustentáveis e que promovem campanhas de responsabilidade social estão no holofote desse final de ano.
Aderir a essas tendências são uma oportunidade para que você, enquanto criador de conteúdo, aumente a visibilidade do seu perfil e se conecte de forma autêntica com audiências e marcas que também estão surfando nos mesmos assuntos. No entanto, filtre e veja quais dessas tendências fazem sentido para você, pois como sempre ressaltamos aqui, a chave de tudo é a autenticidade.