A arte de contar histórias: como criar um bom storytelling e crescer nas redes?
Aprenda as estratégias essenciais para construir um storytelling eficaz e se destacar como criador de conteúdo!
Um dos maiores desafios ao tentar viralizar um conteúdo na internet é dominar a arte de contar histórias de uma maneira que retenha a atenção do público em meio a toda a onda de hiper estímulos e opções de conteúdo com as quais nós disputamos hoje em dia.
Construir um bom storytelling é a chave para o sucesso de qualquer conteúdo. É através dele que você vai se apresentar de forma autêntica, de maneira que ressoe emocionalmente com sua audiência, te ajude a se destacar no digital e a criar uma conexão verdadeira com a sua comunidade.
Pensando nisso, resolvemos criar um guia estratégico para você acessar os melhores caminhos criativos e narrativos nos seus posts. Bora lá!
Ferramentas que podem te ajudar a criar um bom storytelling:
- Desenvolver personagens cativantes:
Você já ouviu falar sobre arquétipos? Eles são estruturas universais que representam padrões de comportamento humano, símbolos e imagens profundamente enraizados no nosso inconsciente coletivo. Esses arquétipos aparecem em mitos, histórias, contos de fadas e lendas de diversas culturas ao redor do mundo.
Os arquétipos são comumente usados por marcas para desenvolver seu branding, por roteiristas de ficção e escritores para desenvolver a personalidade de personagens cativantes... E por criadores de conteúdo para ilustrar situações que dialoguem com a realidade e vivências do seu público.
Por isso, estude sobre os arquétipos disponíveis e aprenda a utilizá-los a seu favor na hora de desenvolver esquetes, quadros, personagens ou situações nos seus vídeos.
- Conflito ou desafio:
Se tem algo que retém a atenção do brasileiro é o conflito. Independente da geração, crescemos com uma cultura jornalística e de “culto a tragédia” muito forte. Isso se faz presente desde os gêneros mais consumidos no país (ação, true crime e comédia), até os conteúdos que captam a atenção do público.
Por isso, ao criar a estrutura da sua história, lembre-se de inserir um conflito ou um desafio que mantenha o público interessado em continuar assistindo para saber se no final ele será resolvido ou não.
- Resolução:
Pense em organizar o seu fluxo narrativo de forma que a resolução da sua história dê motivos para a sua audiência engajar no seu conteúdo - ainda dialogando sobre o que falamos anteriormente sobre arquétipos, busque situações, signos e símbolos com que o público possa se identificar e queira compartilhar vivências, opiniões, fazer comentários sobre...
- Emoção:
Todos os tópicos anteriores caminham para o que é mais importante: a emoção.
Identificação é emoção. Empatia, alegria, tristeza, raiva – todos esses afetos são o que geram uma conexão mais profunda entre o seu público e o conteúdo que você produz, que consequentemente, guiam a relação do seu público com você enquanto criador de conteúdo!
Dicas Práticas para Aplicar Storytelling no Seu Conteúdo:
- Invista em diferentes formatos:
Em algum momento você vai achar um formato que irá ressoar bastante com a sua audiência e que trará big numbers de respeito! Mas não se torne refém dele, continue testando e explorando outros formatos também. Mescle vídeos, com imagens, texto, áudio e busque pelas maneiras mais dinâmicas de desenvolver o seu conteúdo - afinal, storytelling, além de ser sobre conteúdo, também é sobre forma. Fica a dica!
- Interação com a audiência:
Envolva seu público na sua criação de conteúdo: preste atenção nos seus comentários, nas histórias compartilhadas e use isso ao seu favor na hora de desenvolver suas técnicas narrativas e seus próximos temas – dessa maneira, você não somente reforça o seu storytelling, mas também constrói uma comunidade.
Exemplos de Storytelling nas Redes:
Todos os nossos sócios influenciadores cativaram seu público com suas próprias técnicas de storytelling. Vamos ver alguns exemplos:
- Matheus Costa:
Matheus aprendeu como utilizar a instituição família e a relação entre pais e filhos para gerar identificação com o seu público.
- Diego Cruz:
Diego criou personagens que conversam com diversos arquétipos que nós reconhecemos e identificamos, como o pai com seu jeito emblemático; o adolescente rebelde que quer chamar atenção; a clássica professora do ensino fundamental... O público consegue alcançar as referências e se identificar.
- Bruna Dias:
Bruna fala diretamente com pessoas cacheadas e crespas que querem ser ouvidas, acolhidas e orientadas e, ao se colocar como porta-voz de vivências e experiências com as quais as pessoas conseguem se identificar, ela ganha a confiança do seu público.
- Nina Talks:
Em um nicho onde a grande maioria dos criadores de conteúdo são masculinos, Nina consegue se provar como uma expert criando formatos diferentes de falar sobre tecnologia com pessoas que buscam esse olhar disruptivo e se identificam com a sua forma autêntica de se expressar.
Como saber se você está aplicando bem as técnicas de storytelling na prática?
- Engajamento da audiência:
A melhor forma de medir a aceitação do seu público é utilizando as métricas de interação ao seu favor. Analise sempre o seu número de curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações para saber se os seus vídeos estão performando da maneira que você gostaria.
Lembrando que, através da aba de performance disponível lá no app do PlayNest, você pode acompanhar os seus números e ter as métricas de todas as plataformas em que você cria conteúdo compilados em um mesmo lugar, vai lá dar uma olhada!
- Fique atento ao feedback do seu público!
Ficar de olho nos comentários dos seus vídeos é um bom termômetro para você saber se o público está se identificando posiva ou negativamente com o seu conteúdo. Fique sempre atento a isso!
No mais, é isso! Coloque essas práticas em ação e não tenha medo de falhar: desenvolver um bom storytelling é como andar de bicicleta, com o tempo você melhora e jamais esquece. E lembre-se: se mantenha fiel ao que faz sentido para você, não há fator de identificação maior do que a paixão, quando você se importa com a história que está contando, o público vai sentir isso.
Espero que essas dicas tenham te ajudado! Te vejo na próxima matéria. Fui!