Entenda de uma vez por todas a ler as métricas do seu perfil!

Entenda de uma vez por todas a ler as métricas do seu perfil!

Atualizado em:
6/12/2024 12:51

Os seus números são o passaporte para o seu sucesso online – saiba quais são eles e o que cada um deles pode te ensinar sobre a sua estratégia de conteúdo e posicionamento.  

Tá ouvindo esse barulho? É o som do tabu quebrando! Chega de ter medo de olhar suas métricas por não entender o que elas significam e para que servem! Na matéria de hoje nós viemos descomplicar esse assunto de uma vez por todas, de forma que a partir de agora, você consiga criar a sua estratégia de conteúdo de forma mais precisa e consciente!

Para entender seus dados de performance, você precisa fazer a mesma coisa que um detetive faz ao investigar um crime: reunir todas as pistas e informações disponíveis para ter um panorama geral da situação, te permitindo identificar as causas e consequências.

Antes de qualquer coisa, é necessário que você conheça quais são as suas médias em cada uma das métricas da plataforma: alcance, engajamento, número de curtidas, retenção do vídeo, número de inscritos VS. não inscritos... Todos esses dados você consegue ter a partir da nossa aba de performance. Lá, você pode inclusive ter um panorama geral desses números de maneira geral e individualmente nas suas principais plataformas de atuação.  

Mas ó, para entender suas métricas você precisa conhecer seu perfil e saber quais costumam ser as médias de cada uma delas, tá? Então capricha nesse autoconhecimento!

Vamos começar com o ALCANCE. Ele foi acima ou abaixo do normal?

  • Se ele for baixo:

Veja como foi seu engajamento no vídeo (número de curtidas, comentários) e como está a retenção do vídeo (qual a média de tempo que as pessoas passam assistindo ao seu vídeo). Se você teve poucos comentários, curtidas, ou teve uma baixa retenção é porque provavelmente seu conteúdo não agradou muitas pessoas e a plataforma não está colocando ele para frente. Já se você teve um número bom de comentários e curtidas, mas ainda assim ele não teve um bom alcance, pode ser porque ele só esteja servindo a um grupo seleto que te acompanha, não é um conteúdo tão generalista e que não dialoga tanto com quem não é da sua comunidade.  

  • Se ele for alto:

Isso mostra que a plataforma entendeu que mais pessoas deveriam assistir ao seu vídeo! Com isso, veja se o engajamento foi alto também, se foi, isso mostra que seu conteúdo pode ter expandido a sua audiência. Porém, isso não é garantia de que ele vá fidelizar as novas pessoas que entraram. Quando o seu alcance é alto e seu engajamento também, isso mostra que você conseguiu furar sua bolha de conteúdo e que mais pessoas estão interessadas pelo que você está postando.  

Aproveite para olhar quantas pessoas começaram a te seguir a partir deste vídeo, esse pode ser um sinal de que o conteúdo agrada uma grande audiência.

SEGUIDORES vs. NÃO SEGUIDORES:

Essa é uma métrica que vai te ajudar a saber se você está conseguindo furar a sua bolha ou se o conteúdo atingiu só a sua comunidade mesmo, é um ótimo indicativo de expansão de audiência.  

Analise o número de seguidores e não seguidores que assistiram ao seu conteúdo que deu certo - se existirem mais não seguidores assistindo ao seu vídeo do que seguidores, isso prova que, PARABÉNS, ele furou a bolha! Porém, se tiverem mais seguidores assistindo, isso mostra que ele deu super certo para a sua comunidade – o que também é ótimo.  

ENGAJAMENTO:

Quando seu número de curtidas, compartilhamentos, salvamentos e comentários aumenta isso mostra que de alguma forma, seu vídeo está envolvendo as pessoas que o assistem. Agora basta você entender por que, e se isso é bom ou ruim.

  • Quantidade de comentários:

Por fim, veja os comentários da sua publicação. A relação entre comentários positivos VS. negativos também atua como um termômetro para entender se as pessoas que estão recebendo o seu conteúdo estão gostando ou não do que está sendo produzido - se são mais positivos e chegaram nele por identificação; ou se são negativos e chamou a atenção das pessoas porque você pisou na bola de alguma maneira.

  • Compartilhamentos:

Veja nos compartilhamentos o que as pessoas postam sobre o seu conteúdo e como elas estão se identificando (ou não) com o seu vídeo. Essa é uma das principais métricas de qualidade para a maioria das plataformas então aposte nela para ser um indicativo de que seu vídeo vai viralizar.

RETENÇÃO:

Veja a média de tempo em que as pessoas assistem ao seu vídeo para entender se o conteúdo que você fez realmente está prendendo a audiência ou se as pessoas chegam no seu vídeo, mas logo se dispersam e não ficam até o final. Uma dica é que você veja pela curva de retenção qual é o momento que você perde a sua audiência e como você pode melhorar seus próximos vídeos para não ter mais essa curva.

Espero que aprender a fazer essa análise te ajude a aprimorar cada vez mais a sua estratégia de conteúdo e melhorar o seu desempenho na sua plataforma nativa. Salva e compartilha com quem você sabe que precisa dessa luz também! Vejo vocês no próximo vídeo. Fui!

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...