Criar sem Pirar: Como conciliar saúde mental e produção de conteúdo?

Criar sem Pirar: Como conciliar saúde mental e produção de conteúdo?

Atualizado em:
5/12/2024 0:07

É possível se manter ativo no digital e respeitar seus limites emocionais? Spoiler: É sim!  

No mundo acelerado da criação de conteúdo, é fácil perder o equilíbrio entre ser produtivo e cuidar da sua saúde mental. Com isso, casos de burnout entre creators estão cada vez mais recorrentes, uma vez que a comparação com a produtividade do outro é constante e faz com que nos cobremos de produzir mais e mais.  

O que não fica visível em tela é que, às vezes, o creator com o qual você anda se comparando em níveis de produtividade, também está negligenciando a sua própria saúde mental para poder estar cronicamente online.  

A verdade é que a grama do vizinho vai sempre parecer (não ser!) mais verde, por isso, é preciso que a gente encontre maneiras de equilibrar as áreas das nossas vidas, sem que elas afetem negativamente o rumo da nossa saúde mental.  

Na matéria de hoje, vamos explorar algumas estratégias práticas para garantir que você possa continuar criando sem se sobrecarregar e, de quebra, conseguindo ser ainda mais criativo!  

1. Converse com outros creators

Ninguém cria sozinho! A jornada de um criador de conteúdo pode ser solitária, mas não precisa ser. Inclusive, fazer amigos no mercado de influência é fundamental para o seu crescimento. Compartilhar medos, inseguranças e celebrar conquistas juntos pode aliviar a pressão do digital, fortalecer suas conexões online e offline e de quebra ainda gerar uma collab! Nunca subestime o poder de um acolhimento sincero.  

2. Escolha horários para ficar offline

Em um mundo onde tudo pode virar conteúdo, é essencial saber estabelecer limites. Selecione momentos específicos do seu dia para se desconectar das redes sociais. Esses "respiros" são importantes para recarregar as energias e manter a sua criatividade aflorada. Apesar de ser um caminho interessante, a inspiração não precisa vir somente dos memes e formatos que estão em alta no digital. Tudo é inspiração! Inclusive os acontecimentos da sua vida offline. Por isso, aproveite esses momentos sem culpa, e você voltará com mais disposição e frescor.

3. Participe de eventos presenciais

Trocar com aquele criador que você admira lá naquela plataforma é bom, mas vamos combinar que a troca de experiências cara a cara é incomparável, né?!  

Com isso, tenha em mente que participar de eventos presenciais é uma ótima forma de você estreitar laços com outros criadores e construir conexões que vão além do virtual. Essas interações podem te gerar novos pontos de vista e inspirações para o seu trabalho. Outra coisa que pode acontecer é você perceber que, às vezes, a grama do vizinho nem é tão verde quanto você achava quando você “desmistifica” aquela pessoa no offline!

4. Converse com a sua audiência

A vulnerabilidade pode ser sua maior aliada na hora de criar conexões verdadeiras com quem te acompanha. Um diálogo sincero não apenas aproxima você do seu público, mas também demonstra que você é humano – e que não tem medo de admitir isso. O resultado disso pode ser um suporte valioso para o seu momento e uma comunidade mais fortalecida.  

5. Busque ajuda profissional, se necessário

Repita como um mantra: cuidar da sua saúde mental é prioridade. Não só para a sua criatividade, mas para todas as outras áreas da sua vida que dependem dela. Se você sentir que a rotina de criação está se tornando pesada, não deixe de procurar profissionais que possam ajudar a tornar essa jornada mais saudável e leve, afinal, ser criador de conteúdo te coloca em uma posição onde – dependendo do nicho de conteúdo que você está inserido - você compartilha sua vida na tela, então as chances de o profissional e o pessoal se misturarem é muito grande. Saiba dosar!  

Essas são apenas algumas dicas para tornar sua relação com a criação de conteúdo mais leve e saudável. Lembre-se de que o equilíbrio é a chave. Conte com a gente do PlayNest e com outros criadores do nosso Ninho para achar uma rede de apoio saudável. Você não está sozinho nessa!

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...