Como Usar as Ferramentas de Engajamento das Plataformas a seu favor?
Dicas para aproximar a sua comunidade!
Sem público não tem show, não é? Assim como sem uma comunidade engajada, não existe Creator! Você pode até ser um criador de conteúdo, mas você só passa a influenciar outras pessoas (e monetizar com isso) quando há pessoas interessadas em ouvir sobre o que você está falando.
“Mas Nestor, como eu faço para aproximar o meu público de mim?”
É justamente sobre isso que nós vamos falar na matéria de hoje: estratégias para utilizar as ferramentas de engajamento das principais plataformas a seu favor na hora de estreitar laços com os seus seguidores e transformá-los em uma comunidade. Bora lá?
Começando pelo...
Instagram:
Curtidas e Comentários
- Aposte em conteúdos de identificação: Crie posts com temas facilmente relacionáveis, que facilitem a identificação do público e que, consequentemente, gerem a vontade de interação - via like ou comentário.
- Engaje nos comentários das suas publicações: Sempre responda aos comentários que recebe. Isso ajuda a aumentar o engajamento e mostra que você vê e se importa com as percepções da sua audiência!
- Faça perguntas: Aposte em CTAs, tanto no próprio post, quanto na legenda, que incentivem comentários com perguntas abertas, por exemplo "Qual sua opinião sobre isso?" ou "O que você faria nessa situação?".
Stories
- Enquetes e perguntas: São ótimos recursos para rápidas interações entre você e o seu público! Com as enquetes, você pode abordar perguntas simples, enquanto com a caixinha de pergunta, você pode plantar uma pergunta que renda respostas diversas e que aproximem sua audiência mais profundamente – independente do nicho no qual você se encontra: humor, lifestyle, tecnologia, beleza, culinária...
- Te humanizar: Já que os stories desaparecem em 24h, você pode utilizá-los para compartilhar conteúdos sobre o seu dia a dia, algo que aproxime os seus seguidores da sua rotina, que apresente para eles uma versão sua mais “humanizada”.
- Termômetro para medir o que dá certo e errado: Além disso, os stories também podem servir como um termômetro para testar o que engaja mais o seu público ou não, de forma que a sua estratégia de conteúdo para o feed seja mais assertiva após esse retorno. (Já falamos sobre isso aqui . Quem lembra?)
Reels
- Entre nas trends: O formato de vídeo curto é o queridinho do momento e, com ele, nascem diariamente diversas trends que você pode usar a seu favor na hora de pensar em um conteúdo viral: músicas, desafios, dancinhas, temas quentes nas redes... Esteja por dentro e aproprie-se!
- O algoritmo a seu favor: O algoritmo do reels favorece vídeos que prendem a atenção logo nos primeiros segundos, por isso capriche em uma edição dinâmica, abuse dos cortes e dos efeitos visuais (como filtros, por exemplo) para te ajudar a cativar o público.
Lives
- Eventos: Sorteios, lançamento de produtos ou discussões sobre tópicos que interessam sua comunidade são bons motivos para fazer uma live! No cenário pós pandemia, as lives perderam a força, mas sabendo utilizar esse recurso com discernimento, ele pode te ajudar bastante na sua estratégia de aproximação.
- Perguntas e respostas: Durante uma live, você pode responder perguntas de seguidores em tempo real - criando assim uma conexão mais profunda.
Hashtags
- Pesquise hashtags relevantes: Não saia colocando mil hashtags aleatórias nos seus posts! Busque por aquelas que sejam populares dentro do seu nicho como forma de aumentar o alcance do seu post. Mas atenção, não exagere! Use até 5 hashtags e de forma estratégia.
- Crie sua própria hashtag exclusiva: Se você tiver uma marca ou um projeto específico, crie uma hashtag autoral para incentivar a sua audiência a usá-la e a se envolver com o seu conteúdo!
Compartilhar e Salvar Posts de Outras Pessoas
- Agradeça seus seguidores ou parceiros: Compartilhar conteúdos da sua comunidade é uma ótima forma de incentivar mais engajamento por parte deles!
- Reposte conteúdo de outros criadores: Colaborar com o trabalho de outros criadores é uma maneira de fortalecer a sua rede de apoio dentro da profissão e trazer mais visibilidade para seu perfil.
TikTok:
Além da lógica já mencionada acima sobre as curtidas, hashtags, comentários, compartilhamentos e lives, que se assemelha ao Instagram, no TikTok existem outros recursos interessantes que te ajudam a se destacar na plataforma:
Desafios (Challenges)
- Crie seu próprio desafio: Muitas trends de vídeo nascem do TikTok e uma boa maneira de viralizar é iniciar o seu próprio desafio! Crie algo simples, divertido e que outros usuários consigam replicar. Dessa maneira, a sua audiência pode tentar engajar no seu conteúdo e se aproximar de você.
- Participe de desafios já populares: Entre na trend! Participe de desafios já em alta – dessa maneira você chama a atenção da sua audiência e engaja em um conteúdo de alta identificação.
Duetos (Duets)
- Reaja a vídeos de outros criadores: O recurso de dueto permite que você crie um vídeo lado a lado com o conteúdo de outro criador. Isso cria uma interação direta entre os criadores e é uma maneira popular de responder, trazendo sua própria opinião sobre o assunto. Ao fazer duetos com seguidores ou comentaristas de seus vídeos, você mostra que está prestando atenção na sua audiência, o que pode fortalecer a conexão.
Stickers e Efeitos Interativos
- Use efeitos visuais e sons populares: O TikTok oferece diversos stickers (como enquetes ou caixinha de perguntas) e efeitos interativos que podem ser usados para melhorar seus vídeos e engajar a sua comunidade de forma mais divertida e dinâmica.
Página "Para Você" (For You)
- Como usar a seu favor: A “For You” do TikTok é a página por onde o algoritmo mostra o conteúdo recomendado aos usuários com base em suas interações anteriores. Quando um vídeo vai para lá, significa que ele tem potencial de alcançar uma enorme quantidade de pessoas. Mas para isso, você deve usar o algoritmo a seu favor, usando das técnicas de storytelling que nós já falamos sobre:
- Crie vídeos envolventes desde o início
- Aposte nem trends
- Aumente as interações nos seus vídeos: Quanto mais engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos, tempo de visualização) você conseguir gerar, maiores são as chances de seu conteúdo aparecer na For You!
YouTube:
Para além de tudo que foi falado acima, quando se trata de criar conteúdo para o YouTube, o algorítmo funciona de maneira diferente e os recursos que você pode utilizar para melhorar o nível de engajamento na plataforma são outros. Por exemplo:
Inscrições, Notificações e Sininho
- Ofereça valor contínuo: Mostre a sua audiência porque vale a pena se inscrever no seu canal, entregando conteúdo de qualidade consistentemente! Os inscritos tendem a engajar mais, pois têm mais interesse no seu trabalho.
- Use chamadas para ação (CTAs): Além de pedir para se inscreverem, incentive também que o público ative o sininho de notificações para não perder novos vídeos.
- Crie expectativa para novos vídeos: Ao anunciar o tema dos próximos vídeos no final de um vídeo, você gera interesse e cria um motivo para que os espectadores a ativarem as notificações. Aqui também vale usar a comunidade para engajar ainda mais seus seguidores.
- Tenha dias certos para postar vídeo e DIVULGUE-OS: Ao saber os dias em que você postará novos conteúdos, sua comunidade pode ficar atenta para consumi-los.
Thumbnails Atraentes
As thumbnails, também conhecidas como thumbs ou como miniaturas, são as capas dos seus vídeos. O quão mais atrativas e instigantes elas forem, mais atenção do público você conseguirá reter. Por isso:
- Crie miniaturas visualmente atraentes: Use imagens de alta qualidade e boas palavras chances, que transmitam claramente sobre o que é o vídeo. Uma miniatura bem-feita pode aumentar significativamente a taxa de cliques (CTR).
- Aposte em uma boa identidade visual: Manter um estilo consistente nas suas thumbs facilita a identificação dos seus vídeos no feed de sugestões.
Cartões (Cards)
- Promova outros vídeos ou playlists: Os cards são pequenas interações que podem aparecer durante o vídeo, oferecendo links para outros vídeos, playlists, sites ou canais. Por isso, busque divulgar cards durante o vídeo para direcionar os espectadores para mais conteúdo relacionado. Isso ajuda a aumentar o tempo de exibição e a manter os espectadores no seu canal por mais tempo!
Tela Final (End Screens)
- Promova vídeos relacionados: Use a tela final para sugerir vídeos que complementem ou sejam relacionados ao conteúdo que o espectador acabou de assistir.
- Incentive a inscrição: Aproveite a tela final para adicionar um botão de inscrição no final de seus vídeos, aumentando as chances de conversão dos seus espectadores em inscritos.
Super Chats e Super Stickers
- Como funcionam: Durante transmissões ao vivo no YouTube, os espectadores podem usar o Super Chat (como são chamadas as mensagens pagas destacadas) e Super Stickers (recursos visuais da plataforma) para se destacar no chat e apoiar financeiramente o criador de conteúdo.
- Agradeça publicamente: Ao receber esses presentes na sua live, você tem a chance de agradecer publicamente as pessoas que enviam e isso por si só pode incentivar mais doações e fortalecer a comunidade.
- Crie recompensas exclusivas: Essa também é uma ótima brecha para que você ofereça benefícios exclusivos ou agradecimentos especiais para quem fizer doações, como respostas personalizadas durante a live.
As ferramentas de engajamento, quando usadas de forma estratégica, são poderosas para aumentar a visibilidade do seu perfil, melhorar o seu relacionamento com a sua audiência, fortalecer a sua comunidade e a sua marca enquanto influenciador digital. Mantenha isso sempre em mente e siga essas dicas com constância para criar uma rede sólida e interessada no seu conteúdo. Vejo vocês na próxima matéria. Fui!