O efeito das reviews: Como o consumismo está moldando nossos hábitos
Com certeza você já assistiu ou já passou por algum conteúdo de review nas redes sociais, principalmente as de vídeos, como Instagram, YouTube e TikTok. Nesses vídeos, os criadores analisam produtos de diversos segmentos, mas principalmente de cosméticos - como produtos para skin care, maquiagem, perfumes, produtos para cabelo... E até aí tudo bem, quem não gosta de ter a resenha de uma blogueira de confiança como um “voto de segurança” antes de comprar algum produto para testar?
A grande problemática é a crescente tendência do consumismo nas reviews. Em pleno 2024, sabemos que as tendências digitais impactam diretamente a vida offline, incluindo os hábitos de consumo. Quando criadores de conteúdo postam muitos produtos para reviews, eles despertam o desejo do público de experimentar esses itens, alimentando o consumismo, mesmo em relação a produtos considerados ruins. Isso ocorre porque, apesar da qualidade duvidosa, o conteúdo gerado atrai visualizações, tornando interessante para o criador continuar consumindo para resenhar.
O formato de vídeo tem o benefício de captar a atenção do público de maneira mais eficaz e, no que diz respeito as reviews, permitem que os usuários das redes vejam a aplicação do produto, a qualidade das embalagens e os resultados do produto em tempo real nos vídeos sob demanda. Dessa forma, tanto marca quanto creator saem ganhando: enquanto os criadores de conteúdo constroem credibilidade nas plataformas através da autenticidade dos seus reviews, as marcas aproveitam do hype dos produtos para alavancar as suas vendas.
E muito dessas tendências do consumismo partem do lugar de “FOMO” (Fear of Missing Out), que nasce da sensação de urgência de estar integrado em todas as tendências que o digital pode despertar no público. Ao experimentar o que está em alta, consequentemente, você pode dialogar sobre o que está sendo falado com propriedade. O resultado? A onda de consumismo fomentada por esse novo formato deu espaço para inúmeras compras impulsivas que, para além do interesse no produto, vêm motivada pelo sentimento de pertencimento digital.
Challanges, reviews e conteúdos UGC no entanto não são nossos inimigos! Esses formatos são queridinhos do TikTok e dão espaço para muitos criadores de conteúdo se destacarem no digital, além de serem formatos chamariz para parcerias com marcas – que vêm investindo em collabs e publis com os influenciadores a partir desses conteúdos.
O intuito desse post é apenas apontar para o consumo consciente e movimentos que contrabalanceiem a onda de consumismo desenfreado, já que as consequências do movimento de estímulo consumista atual são diretas na autoestima e na saúde mental dos usuários, além de impactarem demais nas questões socioambientais e na saúde do planeta.
Vamos ver então alguns movimentos que tem crescido no digital para combater esse fluxo?
Underconsumption Core:
Esse movimento busca por alternativas que priorizem a saúde mental, a sustentabilidade e a autenticidade no que diz respeito às práticas de consumo. Nesses conteúdos, os creators incentivam suas comunidades a comprarem menos e valorizarem os ítens que já possuem.
É um ótimo fluxo de valorização do minimalismo, que enfatiza a simplicidade e funcionalidade. Além de motivar um estilo de vida alternativo que não foca tanto em bens materiais e que estimula os usuários a compartilharem atividades que não envolvam compras, como conteúdos de DIY (Do it Yourself)
Project Pan:
O movimento "project pan" é uma tendência que se popularizou no TikTok e em outras redes sociais, especialmente entre os amantes de maquiagem e beleza. A ideia central é focar em usar produtos específicos até que eles acabem, em vez de comprar novos. O termo "pan" se refere à base de maquiagem, já que no fundo da embalagem (chamada"pan") pode ficar visível se você usar todo o produto.
O legal desse movimento é que, a partir dele, muitas pessoas estabelecem metas para terminar um número específico de produtos em um determinado período, como seis meses ou um ano o que, consequentemente, promove sustentabilidade e consciência. Também é um ótimo movimento para engajar a sua comunidade, já que a partir dele, muitas pessoas trocam dicas de como usar os produtos de maneira mais eficaz e discutir experiências de consumo de forma mais saudável
Desinfluenciar:
Outro movimento que vem ganhando força no TikTok entre os creators é o de "desinfluenciar". Ele também nasceu como uma reação a essa onda de consumismo desenfreado e, em vez de incentivar a compra de produtos, a ideia é desencorajar as pessoas a consumirem excessivamente, promovendo uma abordagem mais consciente e sustentável em relação ao que compram e usam.
Esses movimentos nascem como uma critica à cultura do marketin de influência da maneira como ele vem se desenvolvendo. Cabe a você, creator que está começando a criar conteúdo e influenciar no digital, entender o poder da sua voz nos hábitos, interesses e consumo da sua comunidade. Portanto, seja consciente e entenda como fazer para se destacar no digital da forma mais saudável e autêntica possível!