Como a estratégia UGC pode te ajudar a ser notado por marcas?

Como a estratégia UGC pode te ajudar a ser notado por marcas?

Atualizado em:
4/12/2024 18:01

Influenciador algum já começa a criar conteúdo fechando com grandes marcas! O primeiro passo é chamar a atenção delas e o chamado “user generated content” é uma ótima maneira de fazer isso.  

Você já deve ter lido sobre UGC aqui no blog ou lá nas redes sociais do PlayNest. Essa é uma estratégia de marketing digital e de influência que nós, enquanto plataforma da creator economy, temos investido muito para melhorar a performance dos creators que fazem parte do nosso Ninho (se você ainda não faz parte, é como nós chamamos a nossa comunidade!). Já fechamos grandes parcerias na nossa aba de Monetização a fim de ajudar a monetizar sua carreira produzindo conteúdo para as suas marcas preferidas! Mas antes de falar mais essas campanhas, é importante que você entenda...  

O que é UGC?

O User Generated Content (em português, Conteúdo Gerado pelo Usuário), mais conhecido como “UGC” - se refere ao conteúdo criado e compartilhado pelos consumidores de uma marca sobre um produto ou serviço organicamente, ou seja, sem que esse conteúdo seja fruto de uma parceria ou publicidade com a marca. Nós até temos visto esse movimento com algo mais próximo de "CGC" (Consumer Generated Content), que é até mais profundo do que só o "usuário".

Vamos supor que você enquanto consumidor comprou um produto tão bom e eficaz que sentiu vontade de compartilhar uma review com a sua comunidade e indicar aquele produto. Esse vídeo/foto/texto irá alcançar outros usuários, que por sua vez, podem se interessar e comprar o produto que você indicou. Afinal, muitos consumidores se baseiam nas avaliações dos usuários sobre um determinado produto como termômetro para entender se vale a pena ou não comprar aquele item.

Por isso, reviews positivas, indicações em comentários, vídeos contando curiosidades sobre a marca – todos esses formatos são benéficos para as marcas, percebe? Através do seu conteúdo positivo, eles conseguem fechar mais vendas. Com isso, apesar de você não ser um embaixador da marca, você está - de certa forma – trabalhando em prol do marketing deles. Nesse caso, não seria justo que você, enquanto pessoa que está gerando leads para a marca deles, seja recompensado com isso? SIM, seria justíssimo!  

Muitos ainda não enxergam essa questão e as marcas acabam gerando audiência de graça sem remunerar o criador de conteúdo (seja ele um influenciador "profissional" ou uma pessoa "influenciadora"). Com isso, nós criamos um produto chamado “Poste e Ganhe”, um formato onde os consumidores que postam conteúdos explicando, fazendo reviews ou outros conteúdo sobre os produtos/serviços das marcas sejam devidamente monetizados pelos seus esforços. Para pessoas que estão iniciando sua trajetória na criação de conteúdo, o UGC é uma ótima forma de se destacar online e fechar parcerias incríveis com marcas.  

Aqui no PlayNest, você já tem uma ponte criada para te conectar com marcas parceiras de forma que você possa desenvolver seu conteúdo UGC de maneira estratégica nas campanhas que atualmente estão em andamento aqui na plataforma.

São elas hoje (e em breve muito mais! 😉) :  

  • A campanha Inner IA, por onde você pode criar conteúdos sobre como a Inner te auxilia e otimiza seu tempo e monetizar por isso. Você pode saber mais acessando a landing page;  

  • A campanha poste e ganhe da sheerME, que te possibilita criar conteúdo contando sobre a sua experiência com a sheerME e ser recompensado por isso. Mais informações através da landing page;  

  • O nosso próprio Clube de Criadores do PlayNest, por onde você pode criar conteúdos sobre o PlayNest, explicando o nosso propósito e ferramentas e ser recompensado por isso também! Você encontra mais informações sobre a campanha aqui e para participar basta acessar a landing page.

Participando dessas campanhas você não só se beneficia no que diz respeito a ser notado por marcas de interesse, mas também te ajuda a melhorar o alcance e o engajamento da sua conta como um todo, já que:  

1 - Gera autenticidade e conexão com o seu público

O formato UGC transmite credibilidade, já que os consumidores tendem a confiar mais no conteúdo criado por outro consumidor do que em campanhas e publis. Com isso, você ganha no que diz respeito a genuinidade e autenticidade!  

2 - Sua conta tendo maior alcance e visibilidade

Cada vez mais a internet dá espaço para nano e micro influenciadores e criadores de conteúdo. Afinal, ter bastante seguidores não significa ter uma comunidade engajada. Muitas vezes, creators de menor porte convertem melhor vendas para o seu público e, criando conteúdo UGC, pode tem a chance de aumentar o alcance do seu conteúdo, já que as marcas podem vir a compartilhá-lo nas suas próprias redes sociais, aumentando o público interessado no que você tem a dizer.  

3 - Criação de um portfólio impactante

O UGC pode servir como um ótimo portfólio, já que ao produzir conteúdo voltado para um público-alvo específico e apresentar a sua capacidade de gerar engajamento e alcance, você mostrará o seu valor como criador de conteúdo para marcas que buscam qualidade, relevância e impacto. Um UGC bem-feito tem tudo para turbinar o seu Mídia Kit!  

Agora que você já sabe o poder da estratégia UGC, como usar e por onde já começar a aplicar seus novos conhecimentos, não perca a oportunidade de participar das campanhas em andamento e de monetizar através do seu conteúdo. Te vejo no próximo post, fui!  

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