YouTube: guia completo sobre monetização

YouTube: guia completo sobre monetização

Atualizado em:
17/12/2024 19:55

Como monetizar na segunda maior plataforma de buscas do mundo.

Já posso monetizar meu canal?

Monetizar no YouTube é mais fácil do que muita gente pensa, mas como todo processo, é preciso ter calma e atenção. Pensando nisso, o Playnest convidou o especialista em YouTube, Monetização e Diretor de Canais da Play9, Gui Paes Leme, para nos contar os detalhes de como monetizar seu canal e seu conteúdo.

Quando posso começar a monetizar?

Primeiramente precisamos falar sobre as duas formas de monetização na plataforma: parcial e completa. E para cada modelo, existem pré requisitos diferentes.

Vamos lá?

Monetização parcial:

Não faz muito tempo que o Youtube lançou uma nova funcionalidade, onde você pode liberar parcialmente a monetização do seu canal. Para isso, o seu canal precisa:

- atingir o número de 500 inscritos;

- 3.000 horas assistidas em vídeos longos nos últimos 365 dias;

- ou 3 milhões de views nos Shorts, nos últimos 90 dias.

Mas o que é possível ganhar com a monetização parcial do seu canal?

Uma vez que esses pré requisitos forem alcançados, você poderá ativar o seu clube de membros e também os supers, constituídos pelo super chat, super like e o valeu demais.

Monetização Completa:

Agora, para liberar a monetização completa do seu canal, você precisará de um pouco mais do que isso. Você precisa de:

-1mil inscritos mínimos;

- 4.000 horas assistidas em vídeos longos nos últimos 365 dias

- ou 10 milhões de views em Shorts nos últimos 3 meses.

Dessa maneira, além das possibilidades de monetização que você consegue através da forma parcial, seu canal torna-se possibilitado a monetizar os seus vídeos (com anúncios antes, durante e depois do vídeo), em Shorts e Lives.

Que formas de monetização existem no YouTube?

Mas vamos falar de monetização. Atualmente existem diversos formatos de monetização. O mais conhecido, talvez sejam os anúncios em vídeos longos. Puláveis ou não, os anúncios são a forma mais popular de gerar receita em um canal no YouTube. Mas você sabia que atualmente existem outras formas de fazer seu conteúdo gerar receita?

Falamos anteriormente dos anúncios puláveis e não puláveis de forma aberta, mas você sabe como cada um funciona na plataforma?

ANÚNCIOS PULÁVEIS:

Anúncios em vídeo puláveis, são aqueles que os espectadores podem ignorar o anúncio após 5 segundos.

ANÚNCIOS NÃO PULÁVEIS:

Já os anúncios em vídeo não puláveis, são aqueles que os espectadores precisam assistir esse anúncio para que o vídeo seja exibido.

BUMPERS:

E você já ouviu falar dos anúncios bumper? Não? Os anúncios bumper são anúncios em vídeo curtos e não puláveis de até seis segundos. Onde o espectador precisa assistir essa publicidade completamente para que o vídeo seja exibido. Os anúncios bumper só estarão ativos quando os tipos de anúncios puláveis e não puláveis também estiverem disponíveis no canal do criador.

Eles podem aparecer no início, meio ou fim de um vídeo, por isso são chamados respectivamente de Pre-Roll, Mid-Roll e Post-Roll.

Todo conteúdo longo que gera receita com anúncios precisa seguir as diretrizes do YouTube.

Banners:

Você também pode monetizar seus vídeos através dos banners que aparecem durante a exibição do seu conteúdo. Essa inclusive é uma das formas mais comuns de monetização e é a que costuma ter mais anunciantes, por tanto, costuma aparecer com mais frequência nos vídeos.

Membros do canal:

Outra forma comum de gerar receita e monetizar é ativando a função de membros do canal, através dessa função os espectadores podem fazer pagamentos mensais e ter acesso a benefícios exclusivos para membros, como selos, emojis e outros produtos.

Mas atenção! Não é porque você habilitou todas as monetizações do seu vídeo que ele vai ter todas as monetizações. Isso vai depender da disponibilidade de anúncios e o quanto seu conteúdo se adapta aos anunciantes.

Lives:

Que tal ativar o Super Chat? O Super Chat é uma maneira de conectar fãs e criadores durante as transmissões ao vivo e em estreias no canal com a função de chat disponível. Os fãs podem comprar Super Chats para destacar uma mensagem. Outra função muito comum é o “Valeu demais!”. Com o Valeu demais, os criadores geram receita com o agradecimento extra dos espectadores pelo conteúdo postado. Os fãs podem comprar uma animação única e usá-la em uma mensagem nos comentários do vídeo.

Shorts:

Já para os Shorts, apenas visualizações de conteúdos que seguem essas diretrizes se qualificam para gerar receita dentro da plataforma para o canal. É importante lembrar que para compartilhar a receita de anúncios assistidos entre vídeos é necessária a leitura e aceite do módulo de monetização dos Shorts na seção “monetização” do YouTube Studio.

Como funciona a monetização dos Shorts?

A monetização do YouTube Shorts funciona por meio dos anúncios exibidos entre os vídeos no Feed do Shorts. Desde fevereiro de 2023, os criadores que fazem parte do Programa de Parcerias do YouTube começaram a gerar receita com seus vídeos do Shorts. Anteriormente, existia o fundo de recompensa do YouTube Shorts criado para recompensar financeiramente os criadores de conteúdo em destaque no Shorts.

Como ativar sua monetização nos shorts?

Para monetizar o YouTube Shorts, os criadores de conteúdo precisam, primeiro, ativar a monetização. Depois disso, é necessário se qualificar aceitando os termos do módulo de monetização dos Shorts. Após a qualificação, a participação na receita de anúncios é aplicada às visualizações qualificadas dos Shorts publicados pelo canal – aquelas que ocorreram após a ativação da monetização da ferramenta.

Mas além de todas essas formas de monetizar, o que mais posso fazer?

Acessamos o YouTube, seja para aprender ou passar o tempo. Seja para atingir um objetivo pessoal, para complementar seus estudos ou para desenvolver uma habilidade nova para o mercado de trabalho. De acordo com o último Relatório de Impacto Econômico do YouTube no Brasil, realizado em parceria com a Oxford Economics, 99% dos nossos usuários relatam utilizar a plataforma para buscar informações e conhecimento!

Agora você também pode monetizar cursos:

Recentemente, o YouTube passou a oferecer, em versão de teste, uma nova ferramenta de aprendizagem: os cursos online estruturados. Os cursos do YouTube são oferecidos pelos criadores de conteúdo em seus próprios canais de forma gratuita ou paga, e possibilitam que o dono do conteúdo ofereça materiais complementares em formato de PDF a cada vídeo-aula. Isso permite que o aluno tenha acesso a listas de exercícios, textos complementares ou bibliografia extra, por exemplo.

Quando um curso é gratuito, o conteúdo exibe anúncios, assim como acontece nos demais vídeos da plataforma. Para cursos pagos, os usuários passam a acessar o conteúdo sem anúncios e com permissão para assistir em segundo plano (assistir vídeos no seu dispositivo móvel enquanto usa outros apps ou ouvir os conteúdos quando sua tela está desligada)

Para além da monetização, é preciso falar sobre segurança na plataforma, certo? Com isso, para tornar a sua experiência segura, é necessário seguir alguns passos:

1. Ativar a verificação em duas etapas

Existem três opções diferentes disponíveis: chaves de segurança, solicitações do Google e o aplicativo Google Authenticator. As chaves de segurança são uma opção de verificação mais forte, pois elas ajudam a prevenir técnicas de phishing que usam códigos de mensagem de texto.

2. Definir e verificar as permissões do seu canal

Criadores de conteúdos e donos de contas de marcas podem convidar outras pessoas para gerenciarem seus canais do YouTube, mas sem dar a elas acesso às suas contas do Google. O Administrador pode adicionar ou remover outros usuários e editar os detalhes do canal, enquanto o Editor pode editar todos os detalhes do canal. Já o Espectador pode ver, mas não editar, todos os detalhes do canal, sendo que há ainda uma função de Espectador Limitado, que vê, mas não edita os detalhes do canal, exceto as informações de receita.

3. Criar uma senha forte e mantê-la em segurança

Esta medida previne que outra pessoa acesse sua conta e ajuda a proteger suas informações pessoais. De acordo com o especialista do YouTube, o segredo do sucesso para a criação de uma senha forte é definir uma chave complexa, exclusiva e que não contenha informações pessoais.

4. Proteger-se contra mensagens e conteúdo suspeitos

Hackers se passam por pessoas confiáveis para conseguir informações pessoais, como dados financeiros, RG, CPF ou CNPJ e números de cartão de crédito. Esta prática é chamada de phishing. Para se passar por empresas, membros da família ou colegas, eles usam e-mails, mensagens de texto, páginas da Web, entre outras formas de enganar.

Uma vez que esses pré requisitos forem alcançados, você poderá ativar o seu clube de membros e também os supers, constituídos pelo super chat, super like e o valeu demais; já falamos sobre eles, lembra? E aí, vamos monetizar seu canal?

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!

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