Como criar para as campanhas que estão no ar no PlayNest?
As campanhas da SheerME, InnerIA e Clube de Criadores estão bombando na nossa aba de monetização. Mas como você pode lucrar a partir delas?
As campanhas UGC são uma excelente oportunidade para creators testarem toda a sua criatividade no digital e ainda monetizarem com isso! Aqui no PlayNest, você tem acesso a campanhas de grandes marcas para te ajudar nesse movimento de achar o seu tom de voz, engajar a sua comunidade e ainda ganhar dinheiro com isso.
“Mas Nestor, é MUITO difícil criar para campanhas! Não sei sobre o que criar, quais tipos de formato apostar, que estratégias testar...”
Sim, meu pequeno gafanhoto da criação, eu sei. Em um primeiro momento, ter essa intimidade com a câmera e com a linguagem das plataformas pode ser difícil, mas é por isso que nós viemos te ajudar.
Neste artigo, vamos explorar dicas valiosas sobre como você pode aproveitar ao máximo as campanhas que estão no ar e se destacar através delas. Bora lá?
1. Entenda o Objetivo da Campanha
Antes de começar a criar, é essencial entender os objetivos de cada campanha. Cada marca tem uma mensagem específica que quer passar ao público, e isso deve ser refletido no seu conteúdo. Aqui no PlayNest nós temos campanhas no ar lá na nossa aba de monetização. Cada uma delas têm objetivos claros:
• Clube dos Criadores: Promover o PlayNest e atrair novos criadores de conteúdo para a nossa comunidade.
• SheerME: Destacar os serviços de beleza e bem-estar, como tratamentos, terapias e cuidados pessoais, disponíveis no aplicativo da marca.
• InnerIA: Educar o público sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial e como elas podem transformar a vida profissional e pessoal através da plataforma da InnerIA.
Esses objetivos devem ser a base para qualquer criação! Pense sempre em como o seu conteúdo pode ajudar a comunicar esses valores de forma genuína, atrativa e criativa para o público.
2. Escolha os Formatos de Conteúdo Certos
Tanto o TikTok, quanto o Instagram, são plataformas dinâmicas, e os formatos de conteúdo mais eficazes variam dependendo da campanha, da marca, do criador, da sua audiência... Nada é cravado em pedra e experimentar e acompanhar sua performance é sempre o melhor caminho (inclusive na nossa aba de performance, você consegue fazer isso)!
Contudo, existem alguns formatos que normalmente são bem aceitos pelo público e costumam ter bom desempenho. Vamos ver, dentro de cada campanha, quais seriam bons caminhos:
2.1. Clube dos Criadores (PlayNest)
Relembrando o objetivo da campanha: Atrair criadores de conteúdo para o PlayNest, mostrando como ela pode ajudar no crescimento e desenvolvimento de influenciadores digitais através dos seus conteúdos e ferramentas.
Dicas de Formato:
• Tutorial sobre como começar na plataforma: Você pode criar vídeos explicando o passo a passo de como utilizar o PlayNest para crescer no digital – mostrando, por exemplo, como acessar materiais educativos, dicas de campanhas e como criar uma estratégia de conteúdo eficaz.
Dica: Você pode criar esse tutorial em tela dividida, para que os seguidores vejam como você usa a plataforma enquanto narra as funcionalidades!
• Compartilhe relatos de crescimento pessoal: Mostre como o PlayNest ajudou você a evoluir como criador, seja em termos de aprendizado de novas técnicas, aumento de engajamento ou monetização. Isso cria uma conexão pessoal com o público, além de gerar confiança!
Dica: Crie uma linha do tempo, mostrando sua evolução antes e depois de usar o PlayNest, destacando marcos importantes da sua jornada, como aumento de seguidores ou campanhas de sucesso.
• Conselhos de Criador para Criador: Compartilhe conselhos práticos para quem também está começando a criar conteúdo, usando o PlayNest como base - mostre como você usou a plataforma para melhorar suas estratégias de conteúdo, aprender novas técnicas e melhorar seu engajamento.
Dica: Pode ser um formato de “vlog” ou um FAQ, onde você responde dúvidas e compartilha insights!
• Behind the Scenes (Bastidores): Mostre o processo por trás da criação do seu conteúdo ou da sua experiência. No que diz respeito ao Clube dos Criadores, por exemplo, você pode mostrar como você usa a plataforma para criar, aprender e se desenvolver como influenciador, dando uma visão exclusiva de como funciona o processo por trás das câmeras.
Dica: As pessoas adoram ver como as coisas acontecem nos bastidores e como você está se esforçando para entregar um bom conteúdo. Utilize desses momentos mais pessoais para criar uma conexão genuína com seu público!
• Storytelling: Recentemente, nós falamos nas matérias sobre o fenômeno do BookTok, um formato que se baseia muito no storytelling e que ganhou a internet nos últimos anos. Isso só reforça que: formatos que envolvem contar uma história, seja pessoal ou ficcional, com a marca ou produto como parte essencial da narrativa costumam performar bem!
Dica: Estude técnicas de storytelling para aprender como criar um mecanismo de contação de história que retenha o interesse da audiência. Nossa dica é que você tente fazer com que a marca se encaixe de maneira natural na história, sem parecer uma propaganda explícita.
2.2. SheerME
Relembrando o objetivo da campanha: Mostrar como os serviços digitais de beleza e bem-estar do app da SheerME podem ajudar as pessoas a encontrarem e agendarem serviços de estética de maneira prática.
Dicas de Formato:
• Facilidade Digital: Faça uma esquete, mostrando o antes X depois do seu processo de agendamento de serviços de beleza - como era antes para você buscar e agendar serviços de beleza e como é hoje em dia, utilizando a praticidade do app para agendar horário, buscar avaliações e serviços!
• Tutorial de uso: Faça um tutorial mostrando como agendar um serviço através do aplicativo, destacando a facilidade e a rapidez do processo.
Dica: Além de tutorial de agendamento, você pode explorar os benefícios da plataforma e mostrar como a SheerME vai além de um app que facilita agendamentos (que já é grande coisa!), mas que também oferece soluções de bem-estar e cuidados pessoais, explorando esses assuntos, e conectando o público com serviços que melhoram a qualidade de vida disponíveis por lá.
• Recomende profissionais: Mostre como a plataforma tem uma variedade de especialistas e serviços que podem atender diferentes necessidades de beleza e bem-estar do público.
Dica: Por exemplo, você pode criar vídeos como “Top 5 Profissionais” de acordo com categorias; “Melhores Serviços de Relaxamento”; “Top Estilistas”, e por aí vai! Crie uma conexão genuína com o público através das suas recomendações.
• Vlog - Dia de Bem-Estar com SheerME: Faça um vídeo “vlog” mostrando um dia dedicado ao autocuidado, com profissionais e serviços que você encontrou através do app da SheerME.!
2.3. InnerIA
Relembrando o objetivo da campanha: Educar o público sobre como usar ferramentas de inteligência artificial (IA) para melhorar a produtividade pessoal e profissional.
Dicas de Formato:
• Desmistificando a IA: Muitas pessoas ainda têm receio da inteligência artificial ou não entendem como ela pode ser útil, com isso, um bom caminho é criar vídeos explicando como a IA pode ser usada no cotidiano, seja para otimizar tarefas, melhorar a produtividade e te ajudar a criar conteúdo!
Dica: Use comparações simples entre como as coisas eram feitas manualmente e como a IA pode otimizar isso (por exemplo, fazer brainstorms, esboçar um roteiro, tirar dúvidas de ortografia, fazer seu planejamento mensal de posts, etc.).
• Tutorial Prático: Mostre de forma prática como usar as ferramentas da InnerIA para melhorar a performance em várias áreas, como criação de conteúdo, organização de demandas de trabalho e até mesmo estratégias de marketing.
Dica: Use uma tela dividida para mostrar o “antes” (como você faria uma tarefa manualmente) e o “depois” (como a IA ajuda a acelerar o processo).
• Soluções de IA para Creators: Mostre como a IA pode ser uma aliada na hora de planejar vídeos, editar imagens ou escrever roteiros. Explique como as ferramentas da InnerIA ajudam a impulsionar a criatividade e otimizar o tempo dos criadores de conteúdo.
• Desafios de Produtividade com IA: Crie vídeos desafiando seus seguidores a usarem ferramentas de IA para otimizar tarefas do dia a dia propondo um vídeo educativo como recompensa, caso sua comunidade engaje nessa ação que você está prondo!
Dica: Pode ser algo simples como organizar seu calendário ou fazer um brainstorm para novos projetos!
Recapitulando...
Formatos como desafios, tutoriais, reviews, testemunhos de uso, vídeos que envolvam humor, com um quê educativo e inspirador – como perguntas e respostas - são formatos que funcionam bem no TikTok e Instagram!
E, agora que você já sabe dicas direcionais para cada uma das campanhas que estão no ar, vamos ver algumas dicas mais gerais:
• Faça do dinamismo o seu melhor amigo: Aposte em vídeos objetivos e diretos, eles costumam performar melhor. Evite longas explicações e vá direto ao ponto, mostrando os benefícios do serviço que você está criando de maneira clara e envolvente!
• Use e abuse dos call to action (CTA): Para todas as campanhas, sempre inclua um CTA claro. Peça para os seguidores baixarem o app, se inscreverem, ou começarem a usar a plataforma para explorar os serviços. Um bom CTA é a chave para converter visualizações em ações concretas!
• Teste Diversos Formatos: Não se limite a um único tipo de conteúdo. Como a IA, as plataformas e os serviços digitais estão em constante evolução, testando diferentes formas de apresentação (tutorial, storytelling, dicas rápidas, etc.) vai te ajudar a entender o que ressoa melhor com seu público.
• Teasers: Para todas as campanhas, use teasers que gerem curiosidade. Por exemplo, “Em breve, vou mostrar como eu uso a IA para escrever roteiros em segundos!” Isso mantém a retenção do público até o final do seu vídeo!
3. Dicas para Criar Conteúdos que Se Destaquem nas Plataformas
- Seja Autêntico: Não force uma mensagem, mas adapte-a ao seu estilo e voz. Seu público vai perceber quando você está sendo verdadeiro e isso vai te gerar mais engajamento!
- Use Tendências e Sons Populares: Aproveite as trends e músicas que estão em alta no TikTok e no Instagram, adaptando eles a campanha que você está criando, isso pode aumenta a sua visibilidade!
- Qualidade Visual: Já falamos aqui sobre a importância de criar um conteúdo com uma identidade visual bem definida e, nas redes sociais, a primeira impressão conta muito. Por isso, capriche na iluminação, no áudio e na edição. Um conteúdo bem produzido chama mais atenção e transmite profissionalismo, mesmo que você seja um criador iniciante! Recentemente, lançamos uma série de conteúdos para te ajudar a melhorar a sua produção de vídeos. Vai conferir!
4. Como criar uma estratégia para ir bem nas campanhas?
Agora que você sabe o que criar, é hora de pensar na estratégia para melhorar suas chances de monetizar. Aqui estão algumas sugestões:
• Frequência e Consistência: Não basta criar um único vídeo. Para ter sucesso, é importante ser consistente, por isso, teste diferentes tipos de conteúdo e veja quais geram mais engajamento, para então focar no que está dando certo.
• Diversifique Suas Criações: Não crie só um tipo de conteúdo. Experimente diferentes formatos e aborde os produtos ou serviços de diferentes ângulos. Isso te ajuda a furar a bolha e alcançar um público maior!
• Engajamento com o Público: Responda aos comentários, interaja com seus seguidores e estimule o engajamento. Quanto mais seu conteúdo gera interação, mais ele será recomendado pelo algoritmo, ampliando sua visibilidade.
• Participe de mais campanhas: Não se limite a uma campanha só. No PlayNest, você pode participar de várias campanhas ao mesmo tempo. Isso aumenta suas oportunidades de ganhar dinheiro e expandir sua audiência!
Se você gostou dessas dicas, deixa o seu like, compartilha com aquele amigo que também quer monetizar com criação de conteúdo e comece já a definir a sua estratégia para participar das nossas campanhas. Boa sorte, fui!