Destrinchando o Facebook!
Conheça as melhores práticas e estratégias de monetização da plataforma.
Dinossauro da internet, o Facebook continua sendo uma das plataformas de midia social mais poderosas do mundo, com bilhões de usuários ativos mensalmente, dentre eles, milhares de influenciadores digitais!
Para nano e micro influenciadores que buscam crescer por lá, a chave é entender como utilizar a plataforma da forma mais estratégica possível. Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas para criar conteúdos relevantes e com potencial de alcance no Facebook, além de como monetizar na rede social.
Bora lá?
1. Entenda como funciona o algoritmo do Facebook
Apesar de Facebook e Instagram pertencerem a Meta, cada plataforma tem seu próprio algoritmo e, para se destacar na plataforma, é fundamental entender como ele funciona. Aqui vão alguns pontos que você deve manter em mente na hora de criar a sua estratégia de conteúdo:
- Foque a sua estratégia em engajamento: O Facebook prioriza conteúdos que geram discussões e interações entre os usuários. O tipo de conteúdo mais engaja na plataforma é aquele que cria conexões realmente emocionais. Por isso, escolha bem os temas que você quer abordar por lá e treine técnicas de storytelling para tanto chamar a atenção da sua comunidade, quanto furar a bolha. Recentemente nós postamos várias dicas de storytelling que vale a pena conferir!
- Diversifique os formatos dos seus posts: Nada de ficar só em fotos ou vídeos! Apesar desses formatos performarem bem, aproveite também para explorar os stories, os links e transmissões ao vivo da plataforma. As lives do Instagram, que hoje em dia muitos usuários comentam não performar bem nas suas comunidades no aplicativo, ainda costumam funcionar bem com o público do Facebook, então é hora de testar!
O Facebook tem priorizado vídeos no Feed, e os vídeos longos, com mais de 3 minutos, têm tido bons desempenhos. Fora isso, publicações com CTAs instigantes, legendas interativas e lives são formatos que ajudam a criar uma conexão mais próxima com o seu público por lá e, por ser uma plataforma que abriga usuários bastante comunicativos, incluir esses formatos na sua estratégia inicial de conteúdo são uma boa saída!
Uma das perguntas mais comuns entre influenciadores que querem começar a criar para a plataforma é: “Quantas postagens eu devo fazer por dia?”. Para o Facebook, a frequência ideal varia, mas é recomendado postar de 1 a 2 vezes por dia. Isso mantém sua página ativa sem sobrecarregar seu público. Mas lembre-se: qualidade sempre deve vir antes da quantidade! Teste diferentes horários e tipos de postagens para ver o que mais engaja sua audiência.
Lembrando que dentro da plataforma você tem uma gama maior de opções de formato e que os seus posts não precisam ser complexos ou super elaborados. Uma dica que nós damos é trabalhar em cima da estratégia HERO | HUB | HELP. Sendo:
- Hero: Conteúdos mais trabalhados, de alto impacto e destaque, ideal para furar a bolha.
- Hub: Conteúdos para engajar a comunidade que já te acompanha.
- Help: Conteúdos atemporais, para sanar dúvidas, como dicas, tutoriais ou FAQs.
Se você tiver interesse em saber mais sobre essa estratégia, conta pra gente lá no Ninho e nós traremos mais detalhada para vocês!
2. Conheça o Facebook Insights, seu novo melhor amigo!
Independente da plataforma, é importante conhecer a sua comunidade: seus hábitos, interesses, horários de pico... E para conseguir ter essa noção, você deve estar sempre de olho nos seus big numbers! Com o Facebook Insights, você consegue analisar o desempenho do seu perfil, postagens e interações com o público.
O Insights também fornece uma seção chamada "Público", onde você pode conhecer melhor quem está seguindo sua página. Ele fornece informações demográficas detalhadas, como: idade, gênero, localização (cidade ou país) e idioma.
Além disso, o Facebook Insights permite analisar o desempenho de cada postagem que você fez, observando detalhes importantes como: data e hora da postagem, alcance e engajamento específicos de cada post, cliques (quantas pessoas clicaram no conteúdo da postagem, se for um link, por exemplo), e reações e comentários (indicando quantas reações, como curtidas ou "amei", e quantos comentários a postagem recebeu).
Por lá você tem acesso as seguintes métricas:
- Número de curtidas: quantas pessoas curtiram sua página.
- Alcance: quantas pessoas visualizaram suas postagens.
- Engajamento: incluindo comentários, compartilhamentos, reações e cliques.
- Novos seguidores: quantas pessoas começaram a seguir sua página durante um período específico.
Através dessas ferramentas do Facebook Insights, você consegue ajustar a sua estratégia com base no comportamento da sua audiência pra continuar crescendo cada vez mais na plataforma!
3. Aproxime o seu público de você!
Uma das formas mais poderosas de aumentar seu engajamento no Facebook é interagir diretamente com seu público: seja respondendo a comentários, curtindo interações, compartilhando posts de seguidores ou fazendo perguntas a eles. Ao interagir com eles, você estará criando uma comunidade que se sente valorizada. Mas além disso, quanto mais você engajar, mais a plataforma vai mostrar seu conteúdo para outras pessoas, então trate de botar para fora todo o carisma que existe dentro de você!
4. Fortaleça a sua comunidade através do Facebook Stories e dos Grupos
Se o seu intuito é ganhar relevância, você precisa prestar mais atenção nos Stories do Facebook! Essa é uma ótima ferramenta para se aproximar de quem te acompanha, assim como no Instagram. Além disso, os Grupos no Facebook são ideais para creators que querem criar um espaço mais íntimo para a sua comunidade – podendo ser ele um fórum privado ou aberto.
Alguns nichos que têm se destacado na plataforma, como:
- Saúde e Bem-estar: Conteúdos com um cunho mais educativo: como dicas de alimentação saudável, fitness e mentalidade positiva atraem muita atenção do público do Facebook.
- Moda e Beleza: Ddicas de moda, looks do dia, e tutoriais de maquiagem, por exemplo, também performam muito bem no Facebook.
- Tech: Análises de produtos, tutoriais e reviews de produtos tecnológicos também performam bem por lá!
- Entretenimento: Páginas sobre filmes, séries, música e cultura pop geram muito engajamento, especialmente se forem tendências ou temas quentes.
- Educação: Se você cria conteúdo voltado para ensinar algo (ex: cursos rápidos, dicas de produtividade, finanças pessoais), saiba que este é um nicho tem uma ótima aderência no Facebook também!
5. Monetize com o Facebook!
Para monetizar no Facebook, é necessário criar uma página (não basta apenas ter um perfil pessoal). O perfil pessoal é destinado para interações mais pessoais, enquanto as páginas do Facebook são voltadas para empresas, marcas, figuras públicas e influenciadores, permitindo a monetização de maneira mais estruturada.
Algumas formas pelas quais você pode monetizar uma página do Facebook:
Facebook Ads
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook que permite a criação de campanhas publicitárias segmentadas, pagas e personalizáveis. Com ele, você consegue promover sua página, posts, produtos ou serviços, tendo maiores chances de furar a bolha e ampliar sua base de seguidores! Funciona da segunte maneira
- Escolha o Objetivo da Campanha: Defina o objetivo da sua campanha, que pode ser:
- Reconhecimento: aumentar sua visibilidade e alcançar mais pessoas;
- Consideração: gerar interações ou tráfego para a página;
- Conversão: converter leads em clientes.
- Segmentação do Público: A segmentação é uma das grandes vantagens do Facebook Ads. Você pode definir seu público com base em:
- Dados demográficos: idade, localização, etc;
- Interesses: hobbies, comportamentos online;
- Públicos personalizados: e-mails ou interações anteriores;
- Públicos semelhantes: público parecido com seus melhores seguidores.
- Escolha do Formato do Anúncio: Você pode escolher entre vários formatos, como:
- Imagem ou vídeo;
- Carrossel;
- Apresentação de slides;
- Coleção (ideal para lojas de produtos).
- Orçamento e Lances: Defina seu orçamento diário ou total e escolha entre lance automático ou manual para controlar quanto pagar por clique ou impressão!
- Criação e Publicação do Anúncio: Carregue imagens ou vídeos ao anúncio, adicione legenda e links se necessário, e escolha a chamada para ação (ex: "Compre agora"). Depois de revisar, é só publicar o seu anúncio.
- Análise de Resultados: Acompanhe o desempenho da campanha com métricas como alcance, cliques, conversões, CPC e ROI (quanto você pagou por clique e retorno sobre o investimento).
Programas de Parceria com Marcas
Influenciadores no Facebook podem se tornar afiliados ou buscar parcerias com marcas. Muitas marcas têm programas de marketing de afiliados ou oferecem produtos para você divulgar em troca de comissões. Se você não sabe do que se trata, para tudo e vai ler essa matéria!
Marketplace
Uma ferramenta que cresceu muito na plataforma na última década foi o Facebook Marketplace: uma plataforma de comércio online onde você pode listar itens diretamente os seus itens de desapego ou de venda para a sua audiência e para o público em geral, dando aqui a chance de que você além de monetizar, também expanda a sua comunidade!
Essa aba é útil, especialmente para influenciadores de nichos específicos, como moda, acessórios e produtos artesanais.
Crowdfunding e Doações
O crowdfunding é uma forma de arrecadar dinheiro diretamente com o apoio do seu público, permitindo que seus seguidores contribuam para financiar seus projetos ou ajudar na continuidade da sua produção de conteúdo.
No Facebook, você pode criar campanhas de arrecadação de fundos utilizando a ferramenta Facebook Fundraisers, que permite criar campanhas diretamente na plataforma, seja para causas específicas ou para apoiar seus projetos pessoais.
Além dessa forma, é possível compartilhar links para plataformas externas de crowdfunding, como Patreon e Ko-Fi, que oferecem uma forma de apoio financeiro contínuo ou contribuições únicas, respectivamente.
Por exemplo, streamers de games muitas vezes utilizam Patreon para receber apoio mensal e fornecer conteúdo exclusivo aos fãs. Já fotógrafos ou músicos frequentemente usam Ko-Fi para financiar projetos específicos, como novos álbuns ou exposições.
Facebook Stars
As estrelas são uma espécie de "moeda virtual" que seus seguidores compram com dinheiro real. Durante suas lives, sua comunidade pode enviar essas estrelas como uma forma de apoiar seu trabalho. A cada estrela que você recebe, você ganha uma quantia em dinheiro.
Essas estrelas aparecem como comentários ou reações durante a sua live. Quando um seguidor envia estrelas, você recebe uma notificação, e isso ajuda a aumentar o engajamento da sua transmissão. Depois, você consegue troca-las por dinheiro! Cada estrela tem um valor fixo, que varia de acordo com o país, mas geralmente a conversão é em torno de 0,01 USD por estrela.
Apesar de todos os boatos de que o Facebook morreu, não caia nessa! O Facebook continua sendo uma plataforma chave para criadores de conteúdo e entender como a plataforma funciona é a chave para você monetizar e aumentar a sua audiência.
Agora que você já sabe as melhores práticas, aplique essas dicas e turbine a sua estratégia de conteúdo na plataforma!
Se você gostou dessa matéria, não deixe de compartilhar com aquele amigo que também está querendo voltar pro Facebook e não sabe como. Depois conta pra gente se deu certo lá pelo nosso ninho. Vejo vocês na próxima matéria, fui!