Como permanecer relevante nas redes sociais?
A arte de ter longevidade no mundo digital e ir se reinventando junto às redes.
A internet é um universo dinâmico e em constante transformação, onde o que é popular hoje pode não ser mais relevante amanhã. A quantidade de trends, assuntos em alta, tendências e creators no hype mudam semanalmente e, nesse cenário, ser capaz de se manter em alta por anos pode ser visto como uma verdadeira arte! Para influenciadores digitais, isso significa se reinventar constantemente, sendo necessário se adaptar às mudanças das plataformas e aos interesses do público.
Como permanecer relevante nas redes?
Conseguir ter longevidade nas redes sociais não significa apenas acumular seguidores ou publicar conteúdos com uma boa frequência. Envolve inovação, adaptação e uma GRANDE dose de autenticidade! Se manter relevante exige a capacidade de entender as tendências, mas também de se adaptar às mudanças nas plataformas e nos interesses do público.
Muitos criadores de conteúdo começam com um nicho bem definido, mas, como as redes estão em constante mudança, os influenciadores que não se adaptam a mudanças das/nas plataformas e de novas formas de interação podem rapidamente perder seu espaço no digital. Com isso, muitos deles, ao longo do tempo, precisam se reconstruir ou ajustar suas estratégias para não perder o engajamento do público.
“Tá, Nestor, mas como conseguir essa longevidade nas redes sociais?
Para responder a essas perguntas, resolvemos analisar alguns exemplos de influenciadoras que conseguiram se manter no topo por muitos anos, sempre se reinventando e se adaptando: Mari Moon, Bianca Andrade, Karen Bachini e Nina Secrets. Bora lá?!
Exemplos de Influenciadoras que Conquistaram Longevidade
Mari Moon:
Mari Moon é um exemplo perfeito de como se reinventar sem perder a essência! Ela começou sua carreira há muito tempo atrás, em 2003, quando começou a publicar suas selfies no Fotolog, repercutindo tanto entre as jovens a ponto de estampar a capa da revista Capricho em 2008, sendo considerada assim a primeira celebridade das redes sociais aqui do Brasil! O sucesso a levou até a MTV, onde passou a apresentar o seu próprio programa, o Scrap MTV. Depois desse, vieram vários outros programas, como Acesso MTV, programa musical-informativo, e também passou a ser repórter em várias edições do VMB (Video Music Brasil).
Além dos seus feitos na televisão e nos eventos de cultura pop, MariMoon marcou sua presença no digital com o seu canal do YouTube, por onde ela começou compartilhando dicas de moda e beleza. Porém, ao longo dos anos, Mari se adaptou às mudanças da plataforma e ao seu crescente interesse por temas como espiritualidade e bem-estar. Ela se tornou uma das pioneiras em trazer conteúdo mais introspetivo e conectado com o autoconhecimento, reinventando aquele estilo único que a tornou famosa e trazendo ele para mais perto dos seus próprios interesses atuais!
MariMoon também expandiu seu conteúdo para as plataformas que foram crescendo no digital, como Instagram, criou suas próprias meditações guiadas e participa hoje de podcasts como Pipocando Música, Tijolos Amarelos e o podcast Acessíveis, que apresenta com Titi Müller.
Temas como música e beleza, com os quais ela sempre se identificou, se mantém presente no seu conteúdo. Mas ela incorporou debates sobre tecnologia, arte, comportamento e bem-estar, dialogando com os seus próprios interesses e expandindo a comunidade que a acompanha. Ela é um excelente exemplo de como a reinvenção pode ser bem-sucedida, sem perder a conexão com o público que a acompanha desde o início!
Bianca Andrade (Boca Rosa):
Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, também é um excelente exemplo de longevidade! Ela começou sua jornada no YouTube, lá em meados de 2010, com vídeos sobre maquiagem e dicas de beleza. Esse movimento fez com que ela se tornasse cada vez mais conhecida entre as usuárias que buscavam por dicas de técnicas de maquiagem, assim como de produtos bons e acessíveis no cenário nacional.
Sua influência foi tão grande que, em 2017 passou a ser colunista do programa É de Casa, da Rede Globo, e em outubro de 2018, lançou uma coleção de maquiagens com a marca de cosméticos Payot, chamada Boca Rosa Beauty by Payot.
Seu sucesso como empreendedora foi certeiro e, ao entrar no Big Brother Brasil 2020 para expandir o alcance da sua coleção, Bianca foi visionária novamente e teve uma estratégia de marketing incrível, que alavancou tanto suas vendas e a sua imagem como referência nacional no segmento de beleza a ponto de, em 2023, ela anunciar o fim da parceria com a Payot e o início da sua marca solo, Boca Rosa. Todos esses movimentos aconteceram com ela sempre mantendo sua presença forte nas redes e sua comunidade ativa.
Bianca soube como utilizar sua relevância para se transformar em uma marca, não apenas uma influenciadora e a junção desses dois mundos se fez muito presente na maneira com a qual ela lidou com as crises - tanto a da sua imagem, que durante o BBB foi tema de debate, mas que após a sua saída, Bianca conseguiu contornar se posicionando e mostrando autenticidade; assim como aconteceu quando enfrentou uma crise no lançamento da sua base. O público reclamou que algumas bases chegaram quebradas ou rachadas e que tiveram problemas com a textura da base. No entanto, Bianca usou da sua força e conhecimento sobre posicionamento digital para sair de cabeça erguida da situação. Nós inclusive já fizemos uma matéria sobre isso, você pode acessar clicando aqui.
Esse salto de digital influencer para empreendedora foi fundamental para sua longevidade enquanto influenciadora e figura pública, provando que, mesmo com a competição crescente no mercado de influenciadores, ela continuava fazendo a diferença para a sua comunidade.
Karen Bachini:
Ainda falando sobre o segmento de beleza e maquiagem no cenário nacional, tem um nome que não passa batido: Karen Bachini. Ela é uma das blogueiras pioneiras no Brasil quando o assunto é make-up content. Desde que começou a compartilhar suas dicas e truques no YouTube, lá em 2011, ela conquistou uma legião de seguidores através das suas reviews, conhecidas por serem sempre cheias de opiniões verdadeiras, e se tornou uma das influenciadoras mais respeitadas nesse segmento no país. Em paralelo ao seu canal, o seu blog “E aí, beleza?” marcou uma geração e funcionou até pouco tempo atrás como fonte de dicas para uma grande comunidade que a acompanhava por lá.
Ao longo dos anos, Karen soube adaptar seu conteúdo às novas demandas do público e às mudanças do mercado digital. Embora seu foco inicial siga sendo maquiagem, ela soube diversificar seus temas e explorar novas vertentes, como lifestyle e saúde mental. Além disso, ela continuou a investir na sua autenticidade, mantendo a proximidade com sua audiência e, ao mesmo tempo, se atualizando em relação às novas plataformas e tendências, como o Instagram e o TikTok.
Karen também soube usar sua influência para criar parcerias com grandes marcas, sempre se mantendo fiel ao seu estilo único e sua expertise no universo da beleza. Por exemplo, em 2017, Karen lançou uma coleção de maquiagem em parceria com a Jequiti, e em 2019, foi convidada para um projeto da Avon de tutoriais de maquiagem. Sua capacidade de evoluir sem perder a essência foi fundamental para garantir que ela se mantivesse relevante no mercado, tanto que em 2023, Bachini lançou sua própria marca de beleza chamada Karen Bachini Beauty. A marca é focada em promover a autoexpressão e a confiança por meio da maquiagem e é um fenômeno nacional.
Com certeza, um dos fatores que a manteve em alta durante todos esses anos, para além do talento, foi a sua autenticidade! Ela não tem medo de se expor de forma genuína, compartilhando seus momentos pessoais e desafios, o que a aproxima ainda mais de seu público. Essa conexão verdadeira é um dos segredos para a longevidade nas redes sociais.
Nina Secrets:
Niina Secrets é outro exemplo claro de influenciadora que soube se reinventar ao longo dos anos e se manter relevante no cenário digital. Seu canal no YouTube, criado em 2010, começou com vídeos de maquiagem, onde ela compartilhou seus segredos de beleza com suas seguidoras. Além de seu canal principal, o NiinaSecrets, que fala sobre beleza, decoração, moda e lifestyle, Nina criou o NiinaVlog, um espaço dedicado ao seu dia a dia e viagens, acumulando mais de 1 milhão de inscritos! No decorrer dos anos, ela soube se manter antenada no que rola no universo da maquiagem, mas também soube diversificar sua presença nas redes sociais, incorporando novos formatos, ampliando sua audiência e alcançando novos públicos.
Nina também é um exemplo de influenciadora que soube transformar sua presença digital em um verdadeiro império. Em 2012, com o apoio de sua mãe, ela criou a Niina Secrets Store, sua própria linha de roupas, sapatos e acessórios. Além disso, ela fez parcerias de sucesso com grandes marcas, como a Seda, com a linha de shampoo e condicionador Seda by Niina, e com a Eudora, lançando sua própria linha de cosméticos em 2020. O fato dela ter se juntado com a Eudora gerou a ela mais fôlego para lançar produtos que acompanham as tendências do mercado! O resultado? Essas parcerias ajudaram a consolidar Nina como uma empreendedora de sucesso, sempre fiel às suas raízes, mas sem medo de explorar novas possibilidades de crescimento. Sua trajetória é um exemplo claro de como diversificar seu conteúdo e se reinventar são peças chave para manter a relevância na era digital.
Dicas para Criar uma Carreira Longa nas Redes Sociais
Com isso, podemos tirar algumas lições:
- Seja autêntico e genuíno: Vocês já estão cansados de nos ouvir falar sobre autenticidade, mas que culpa nós temos se o público digital valoriza a sinceridade? Manter-se fiel aos seus valores e interesses é fundamental para construir uma comunidade engajada!
- Diversifique suas plataformas e formatos de conteúdo: Não dependa de uma única rede social. Expanda suas presenças em diferentes plataformas e explore novos formatos de conteúdo (vídeos, podcasts, lives, etc.). Veja o que funciona para você!
- Esteja atento às tendências, mas ouça seu público: Siga as tendências do mercado, mas nunca perca de vista o que seu público realmente quer consumir.
- Não tenha medo de mudar: As redes sociais estão sempre em mudança, e os influenciadores que se adaptam conseguem garantir sua longevidade. Não tenha medo de explorar novos nichos ou mudar a forma de se comunicar. Quem ousa, é lembrado!
Gostou dessa matéria? Então aproveite, use esses casos como inspiração para traçar a sua própria estratégia de conteúdo e se destacar no digital esse ano. E claro, lembre-se de que quem não deixa o like e compartilha com os amigos tem mais chances de crescer! Brincadeirinha... Vejo vocês na próxima. Fui!