Vamos descomplicar o tecniquês das campanhas de marketing?
Descubra como entender os termos usados nas campanhas de marketing podem melhorar o seu desempenho como criador de conteúdo digital.
“ROI? KPI? CPC? Que que esse povo tá falando, gente? Alguém me ajuda!”
CALMA, EU CHEGUEI PARA TE AJUDAR! Com certeza esse pensamento já passou pela sua cabeça juntamente com um sorriso amarelo e uma cara de paisagem em algum momento. Isso é normal quando está começando numa área nova, não se desespere!
Conversar com uma pessoa que já esteja inserida no universo do marketing digital pode parecer conversa de grego de primeira se você não tem conhecimento dos termos que essa pessoa está usando. São muitas siglas, muitas expressões e elas podem assustar mesmo! Mas quando você entender sobre o que elas estão falando vai perceber que elas foram criadas justamente para facilitar a sua vida!
Como criador de conteúdo, você está ativo em diversas redes sociais e é mais do que primordial que você saiba analisar suas métricas em cada uma delas. “Ah, Nestor, porquê?” porque só assim você vai entender que formato de conteúdo funcionou e qual não funcionou; qual parceria vale a pena repetir e qual não vale. Compreender os termos vai ser essencial para você aprimorar o seu conteúdo e expandir o seu alcance e crescimento na plataforma.
Agora chega de enrolação, vamos desmistificar essa sopa de letrinhas?
GLOSSÁRIO:
⭢ KPI: São como são chamados os Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicators), métricas utilizadas para indicar que seu post está indo bem na plataforma! Podem ser Alcance, Engajamento, Cliques Por Link, entre outras...
⭢ CPM – Custo Por Mil Impressões: É a métrica que mede qual valor foi gasto quando um post ou anúncio é exibido mil vezes para o público. É assim que a marca vai entender a relação do investimento feito em você versus o alcance que o seu post teve.
⭢ CPC - Custo por Clique: É utilizado para mensurar o valor pago por cada clique em um anúncio patrocinado. Por exemplo, a marca fez um anúncio patrocinado no seu Instagram levando para um site– os usuários que chegarem a esse site através do anúncio irão ter custado uma valor para a marca. Ou seja, é através do CPC que a marca descobre se anunciar com você converteu mais pessoas para o link por um preço maior ou menor do que o esperado ou desejado.
⭢ ROAS - Retorno sobre Gasto com Anúncios: Indica o quanto a marca lucrou a mais ao fazer anúncios com você. Calcular essa métrica pode te ajudar a entender a eficiência de uma campanha, uma parceria ou um estilo de conteúdo e analisar se é vantajoso ou não continuar com ele.
⭢ ROI - Retorno sobre Investimento: Mede o quanto de retorno financeiro um investimento gerou para a marca a partir da diferença entre o dinheiro ganhado (ou perdido) em relação à verba que ela investiu em determinada ação com você. Esse investimento pode ser medido para parcerias com marcas ou até novas ferramentas e treinamentos que você pode vir a produzir.
⭢ CAC - Custo de Aquisição de Clientes: Essa métrica ajuda a medir o retorno do investimento dos esforços da marca para aumentar seus clientes, indicando quanto cada novo cliente custa para ela. É calculado somando os custos associados à conversão de um lead em cliente e dividindo esse valor pelo número de clientes adquiridos.
⭢ CPA - Custo por ação: É a métrica que mede o custo por uma ação específica realizada pelo usuário – podendo incluir inscrições, downloads de aplicativos, cliques ou preenchimento de formulários, por exemplo. Te permite avaliar o quão eficientemente o orçamento está sendo em relação aos resultados obtidos. É calculado dividindo o custo total das conversões pelo número total de conversões.
⭢ CR - Taxa de Conversão: Mede os resultados da estratégia de conteúdo. É uma métrica importante já que te mostra o quão eficiente (ou não) está sua estratégia e quais são os resultados que ela está gerando, te ajudando dessa forma a enxergar onde está o ponto fraco dela e em quais pontos você precisa ter mais atenção.
⭢ Leads: É como são chamados os potenciais usuários que demonstram interesse nos produtos ou serviços da marca, podendo vir a se tornar possíveis seguidores ou clientes no futuro.
⭢ CPL - Custo por Lead: Como chamamos a métrica que faz a divisão entre o valor gasto na campanha e o número de contatos que a marca efetivamente conseguiu obter , ainda que elas não tenham consumido o produto ou serviço oferecido - ou seja, convertido elas em leads.
⭢ CTA - Call to Action: As “Chamadas para Ação” são usadas para conduzir os seus seguidores a realizar algum tipo de ação na sua página, como por exemplo clicar em links, botões ou baixar conteúdo.
⭢ Briefing: Documento que reúne todas as ideias que o cliente tem para a realização de um determinado projeto, parceria, campanha, vídeo...
⭢ SEO - Search Engine Optmization: Essa ferramenta vai ser a sua melhor amiga na hora de alcançar bom posicionamento orgânico nas redes sociais e buscadores da web. Usando um conjunto de estratégias ferramentais de otimização de busca – que incluem palavras-chave e produção de conteúdo - você pode levar seu conteúdo a alcançar outros níveis de entrega online!
⭢ Keyword: Como chamamos as palavra-chave utilizadas para identificar o assunto principal de um texto – altamente utilizadas em estratégias de SEO.
⭢ Benchmarking: Como chamamos a estratégia de utilizar resultados próprios ou de outros concorrentes para comparar e determinar o desempenho de práticas e técnicas que você deve manter ou abandonar na hora de traçar melhores estratégias para o seu perfil!
⭢ Análise SWOT: Ferramenta de análise que busca encontrar as vantagens de uma empresa em relação aos concorrentes (Strengths), suas fraquezas ou desvantagens (Weaknesses), oportunidade e vantagens competitivas (Opportunities) e também ameaças internas e externas que podem comprometer o negócio (Threats). Analisar, pontuar e refletir sobre esses pontos é uma ótima maneira de ponderar e melhorar estratégias digitais.
E aí, entender o conceito por trás de cada sigla desmistificou um pouco do medo que elas causam em um primeiro momento? Dê a mão para cada uma dessas métricas e estratégias e enxergue elas como suas novas melhores amigas!
Lembra: sozinho você não está. Toda a capacidade de creator nós temos certeza que você já tem. Agora é só começar a aplicar esses conceitos na prática, usar a nossa plataforma pra tirar suas dúvidas e brilhar!