Twitch: melhores práticas
Você conhece a Twitch? Fique por dentro da plataforma “queridinha” dos streamers e gamers.
Aprenda a usar a plataforma que está revolucionando as transmissões em todo mundo e construa uma comunidade engajada.
Twitch é uma plataforma online de transmissões ao vivo e interação direta com o público, que ficou muito conhecida no mundo dos games. Foi criada em 2005, com o nome de Justin.tv. A primeira proposta era de que os usuários compartilhassem suas rotinas diárias nas lives.
Mas foi só em 2011, com o lançamento da plataforma beta Twitch.tv, focada no mercado de games, que a Twitch começou a ganhar destaque e público.
O sucesso veio aí.
Três anos depois, a Amazon comprou a Twitch e a transformou em uma das principais plataformas de transmissão de E-sports, competindo diretamente com o Youtube. Atualmente, é possível criar uma conta na Twitch pelo site ou aplicativo da plataforma. Dá para assistir as lives, produzir conteúdo, ou ainda, se tornar um streamer.
São inúmeras possibilidades de entretenimento. E quanto mais as pessoas descobrem o que é a Twitch, mais categorias de lives passam a existir. A plataforma é igual coração de mãe, todo mundo tem espaço por lá, e é por isso que ela não para de crescer.
Não é só “mais uma” plataforma...
Diferente de uma plataforma de vídeos tradicional, na Twitch é possível criar comunidades formadas pelos usuários da plataforma. Eles e elas se tornam membros ativos de um determinado stream.
Cada comunidade da Twitch possui sua própria linguagem, regras e comportamentos. Mesmo pequenas, na quantidade de membros, podem gerar um impacto incrível na vida dos streamers e nas ativações de marcas parceiras. Anadege Freitas, diretora de Conteúdo e Parcerias da Twitch Brasil, descreve a plataforma como “uma janela para as tendências de consumo de mídia”.
“Qualquer tendência nascida ou replicada na Twitch, como jogos, esportes, culinária, vídeos de rotinas pessoais e estilos de vida tem muita chance de engajar e conquistar uma audiência fiel.”
A quantidade e o tempo de tela de cada conteúdo também chamam atenção. Em média, os streamers produzem 40 horas semanais de conteúdo. E isso abre possibilidades de fazer parcerias lucrativas para criadores e marcas.
Outro diferencial da Twitch é a facilidade que o público tem de assistir seus streams. Dá para acessar pelo celular, computador, televisão e consoles de vídeo games.
Como ser um streamer de sucesso?
Assim que você configura sua conta como streamer, a Twitch Studio - Aplicativo para captura e transmissão da sua tela - fica disponível para download.
Com a Twitch Studio as funcionalidades e ferramentas da Twitch ficam simples. O aplicativo é bem intuitivo.
Se você leu até aqui, já percebeu que ter um canal de sucesso na Twitch é possível. Mas conquistar uma comunidade e ter engajamento requer esforço, paciência, consistência, networking, promoção de mídia social e conteúdo de qualidade. Mas calma, a gente te apresenta os caminhos a partir de agora.
- Faça propaganda das suas transmissões - Você é a sua maior propaganda. Compartilhe suas transmissões em todas as outras redes sociais. Explique qual conteúdo será transmitido. Também vale apena visitar outros canais (principalmente os que conversam com seu conteúdo), assistir as transmissões e comentar nos chats. Isso fará com que mais pessoas te notem dentro da plataforma.
- Ofereça boa qualidade – Evite ruídos e desconfortos visuais nas suas transmissões, procure alinhar sempre seus equipamentos de som e imagem para oferecer transmissão de qualidade. Atente-se também a sua conexão com a internet, prezando sempre por pontos de conexão com maior estabilidade. Isso ajuda a garantir que a imagem e o som que você está transmitindo não atrapalhem o seu planejamento. Esse cuidado é fundamental para evitar as desagradáveis “quedas” de conexão que atrapalham a transmissão.
- Faça seus espectadores se sentirem parte importante da sua transmissão - Os espectadores da Twitch buscam se conectar com outros que compartilham de seus interesses e isso inclui você streamer ! Sempre que possível dê a eles oportunidades de participarem ativamente da transmissão. Leia os comentários no CHAT e os responda com frequência. Faça chamadas para dar reconhecimento pelas suas contribuições e chame seus seguidores pelo nome para que se sintam parte da comunidade.
- Entenda qual é o seu diferencial - Ao descobrir o que torna você diferente dos milhares de criadores de conteúdo, principalmente do seu nicho, você consegue focar no seu diferencial. Quando aceita o que faz de você especial, você proporciona uma experiência única para ao seus espectadores e fideliza seu público. Então confie em sua personalidade e busque se conhecer e observar como as pessoas reagem as suas ideias e propostas. Aquilo que der certo e fizer sucesso, deve ser mantido.
- Preste atenção ao seu cenário - Cenários são capazes de criar novos mundos. E esses espaços podem envolver ainda mais seus espectadores na sua transmissão. Eles podem ajudar a construir sua personalidade e a proposta do conteúdo que você quer transmitir. Não precisa investir muito. Use sua criatividade: ângulos de câmera, decorações caseiras, enfeites que remetam a seu nicho e até mesmo aquele fundo verde para fazer um chroma key.
- Não tenha medo de inovar - Essa dica é valiosa para criar conteúdo em qualquer plataforma digital. Não tenha medo de inovar, de experimentar e principalmente de ser autêntico com seu público.
- Faça lives com frequência - Estabeleça uma rotina de transmissões e siga com rigor. Tente começar fazendo lives de duas a três vezes durante a semana, mesmo que sejam curtas.
- Não sature seu público - Evite fazer transmissões que fujam do seu conteúdo ou que nada vão adicionar à sua comunidade. Isso pode deixar as suas lives banais e desinteressantes para quem te segue.
- Mantenha seu engajamento offline - Sua conexão com a comunidade não precisa ser limitada as suas lives. É possível usar os recursos da própria plataforma para seguir em contato com a sua comunidade. Um exemplo é o recurso “Q&A” (perguntas e respostas) que permite que streamers e usuários troquem mensagens a qualquer momento, dentro da plataforma. Também é possível expandir sua presença em outras redes sociais, isso ajuda a manter criadores e público conectados mesmo fora da Twitch.
- Use seu Analytics - Quando terminar uma transmissão, reserve um momento para rever suas análises no seu “Painel de controle do criador”. Por lá, você irá conferir as métricas da sua transmissão. Por exemplo, “qual foi o momento de maior audiência ou de maior interação?”, “Quando recebeu doações ou quando teve uma queda de público?”. Essas análises vão permitir que você trabalhe seus pontos fracos e fortes o que pode garantir o crescimento na plataforma.
É tudo isso, e muito mais!
Se antes, o criador de conteúdo precisava gravar, editar, submeter seu conteúdo em uma rede social para só depois receber e responder comentários, perdendo muitas vezes o “timming perfeito” da nossa era digital, hoje, com a Twitch, é possível criar conteúdo e interagir com o público ao vivo, sem espera!
Vale apena entender um pouco mais sobre a plataforma, se inscrever como streamer, e de quebra, assistir alguma transmissão que está rolando agora!
Te vejo lá!