Twitch: como usar as ferramentas da plataforma a seu favor

Twitch: como usar as ferramentas da plataforma a seu favor

Atualizado em:
17/12/2024 20:03

Twitch: Como impulsionar o engajamento e monetizar?

Aprenda a interpretar os dados para entender o que dá certo para o seu nicho na plataforma.

Vamos começar respondendo à pergunta “de milhões”:

Como fazer para a plataforma me notar?

O algoritmo da Twitch costuma favorecer os “Streamers Parceiros” (explicaremos esse grupo mais pra frente), e as transmissões que geram alguma forma de lucro para a plataforma. Aí não importa o tamanho e o formato. Podem ser lives com grande audiência ou lives que tem comunidades com membros dispostos a investir na transmissão, seja por Bits ou Subs.  

  • Bits são as moedas doadas pelos espectadores aos streamers. Cada bit equivale a U$ 0,01 e pode ser sacado pelo streamer quando a carteira da conta chegar a U$ 100,00. Cada usuário escolhe a quantidade de Bits que deseja doar.

  • Subs é um valor pago por um espectador quando ele se torna membro do canal transmitido. É uma espécie de adesão paga para a plataforma e parte do valor é destinado ao streamer do canal.

Anota aí!

Ferramentas de Dados

Para seus streamers, a Twicth disponibiliza ferramentas que ajudam a entender os conteúdos que interessam a sua comunidade para que assim as transmissões sejam aprimoradas. Então a primeira dica é dar uma bela checada em todas as ferramentas da plataforma.  

Algumas dessas ferramentas, como a Analytics (localizada no Painel de controle do criador), podem te ajudar a entender os melhores dias e horários para transmitir e alcançar mais espectadores. Também dá para compreender o número de espectadores que chegaram até a sua live por meio da página de “Busca” ou com uso de filtros ou   tags da Twitch, por exemplo.

A plataforma também te ajuda a solicitar informações especificas do seu público através de uma ferramenta de perguntas e respostas (Q&A). E essa é uma das formas de você interagir com seus seguidores quando não estiver em transmissão.

Ferramentas de Edição

Na Twitch, você encontra ferramentas de edição que transformam momentos da live em clipes menores para formatos verticais. Conteúdo ideal para ser postado em outras redes sociais o que facilita a divulgação das suas transmissões.

Ah... a Twitch vem investido nos últimos anos em ferramentas que facilitam a divulgação dos streams da plataforma. Já existe, por exemplo, um recurso no aplicativo para dispositivos moveis que permite aos espectadores “rolar” continuamente um feed de canais recomendados pela plataforma.  

Outro recurso é a seção “Próximas Transmissões” que permite que os espectadores visualizem as transmissões dos canais que acompanham, e que acontecerão durante o dia, em um único lugar.  

Marcas na Twitch

Para as marcas que desejam apostar na plataforma, a Twitch possui uma agência interna, a BPS (Brand Partnership Studio). Nesta aba, as marcas recebem capacitação para criar na Twitch. Por lá, há, por exemplo, explicações sobre métricas da plataforma, disponibilização de relatórios e previsões de tendências. Brainstorms, insights e estratégia, planejamento de comunicação, gestão de estratégia e influenciadores e consultoria para transmissões ao vivo.  

A BPS tem como objetivo entregar às marcas projetos integrados ao universo dos streamers, da criação até a execução. Todo esse serviço é um “bônus da Twitch”, já que apenas a parte de mídia do projeto é paga.  

A Twitch pode te ajudar a faturar com o seu talento.

Algumas formas de ganhar dinheiro com as transmissões na Twitch são:

  • Afiliado - os streamers Afiliados contam com diversas formas monetização ao fazer as transmissões pela Twitch. Anúncios, lives para inscritos e Cheering com Bits são alguns dos exemplos. Para aderir ao programa “Afiliado”, é necessário cumprir alguns requisitos estabelecidos pela Twitch.  
  • Parceiro – Os streamers  mais comprometidos com a Twitch e que atendem aos requisitos exigidos pela plataforma, segundo a análise da Twitch, são chamados Parceiros. Além de ter acesso a mais recursos de monetização, a Twitch também se responsabiliza pelas taxas de pagamento, o que aumenta os rendimentos dos streamers.  
  • Usar a conta para divulgar outras formas de renda – Os streamers que não se incluem nas categorias Afiliado ou Parceiro podem conseguir monetização com algumas estratégias:  

  1. Ter patrocínio de marcas para fazer as transmissões;
  2. Participar de torneios da Twitch, onde os ganhadores recebem prêmios em dinheiro;
  3. Receber doações dos usuários;
  4. Ter conta de associado na Amazon e recomendar itens durante a transmissão para ganhar comissão na venda;
  5. Ter uma loja online para vender produtos próprios na plataforma.

 

Se você deseja que seu trabalho nas lives se torne uma profissão capaz de gerar uma fonte de renda, é fundamental aprender a usar as ferramentas da Twitch que têm esse objetivo.  

Lembre-se o planejamento estratégico e a constância são fundamentais para ter sucesso nas redes sociais.

Coloque nossas dicas em prática e corra atrás dos seus sonhos se aprimorando cada vez mais em cada recurso que a Twitch te disponibiliza.  

Estamos aqui para te incentivar e ajudar no que for preciso!  

Boas lives!

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