Tudo o que você precisa saber sobre conteúdos patrocinados!

Tudo o que você precisa saber sobre conteúdos patrocinados!

Atualizado em:
16/12/2024 15:37

O que fazer, ou não, em conteúdos patrocinados.

Você já sabe tudo que precisa quando vai fechar um job ou postar uma publi? Eu acredito que esse artigo pode te ajudar! O mercado de marketing de influenciadores se tornou uma ferramenta indispensável para as marcas alcançarem e interagirem com seus públicos-alvo. Mas, para os influenciadores, escolher as parcerias com marcas e criar colaborações de forma eficaz exige uma compreensão do que fazer e do que não fazer quando o assunto é conteúdo patrocinado. Neste texto, nós vamos comentar sobre insights para influenciadores conseguirem selecionar as parcerias de marca certas e iremos citar alguns possíveis erros a serem evitados ao colaborar com marcas.

Do's para influenciadores:

Autenticidade acima de tudo:

Priorize a autenticidade ao considerar parcerias com marcas. Escolha marcas que se alinhem com seus valores, interesses e nichos pessoais. A autenticidade promove conexões genuínas com seu público e aumenta a confiança.

Em hipótese alguma abra mão da qualidade do seu conteúdo por uma marca, porque esse é o bem mais valioso que um criador de conteúdo pode ter.

Alinhamento de público:

Tenha certeza de que a marca com a qual você colabora tem match com o seu público. Compreender os dados demográficos, preferências e interesses do seu público é crucial para manter a relevância e o envolvimento.

Avaliação do produto:

Avalie minuciosamente os produtos ou serviços oferecidos pela marca antes de fechar uma parceria. Promova apenas produtos nos quais você realmente acredita e recomendaria aos seus seguidores. A autenticidade é fundamental para construir credibilidade e confiança.

Evite marcas que te forçam a falar sobre seus produtos antes de você realmente testar e entender para quem ele pode ser útil.

Comunicação clara:

Estabeleça uma comunicação aberta e transparente com a marca em relação às expectativas, resultados e prazos. Compartilhe de maneira clara a sua visão criativa, como gostaria de criar o conteúdo e quaisquer termos contratuais para evitar mal-entendidos mais tarde.

Aqui no app temos um conteúdo completo sobre contratos e marcas com a advogada Gabi Padilha.

link: app.playnest.com.br/content/view/video/66

Negocie uma compensação justa:

Conheça o seu valor e negocie uma compensação justa pelo seu tempo, esforço e influência. Considere fatores como tamanho do público, taxa de engajamento, qualidade do conteúdo e exclusividade ao discutir condições de pagamento com marcas. Caso precificar seu conteúdo seja algo que você tem dificuldade, o PlayNest oferece uma ferramenta chamada calculadora de publi, onde você consegue ser auxiliado a encontrar o melhor valor para o seu conteúdo, fazendo com que o seu trabalho não corra o risco de ser desvalorizado.

Dont's para influenciadores:

Ignorando o posicionamento da marca:

Evite fazer parceria com marcas que não se alinhem com sua marca pessoal ou com os interesses do público. Promover produtos ou serviços irrelevantes pode confundir seu público e prejudicar sua credibilidade como influenciador.

Não estar por dentro das regras:

Ignorar o fato de que algum determinado post é um conteúdo patrocinado ou não cumprir os regulamentos de publicidade pode levar a problemas de confiança com seu público e repercussões legais. Sempre divulgue parcerias pagas de forma transparente e visível, por exemplo, através de hashtags na legenda (#publi, #publicidade, #ad).

Sacrificando o controle criativo:

Não se permita cair na tentação de comprometer sua integridade ou autenticidade criativa por conta de uma parceria de marca. Mantenha o controle criativo sobre seu conteúdo para garantir que ele esteja alinhado com o que você já apresenta nas suas redes e que seu público vá receber de maneira positiva


Quantidade em vez de qualidade:

Priorize a qualidade em vez da quantidade quando se trata de parcerias de marca e conteúdo patrocinado. Aceitar muitas parcerias ou promover muitos produtos simultaneamente pode diluir a sua autenticidade e sobrecarregar o seu público. Não se esqueça que, de maneira geral, as pessoas que escolheram te acompanhar estão ali por que gostam de você, da sua personalidade, criatividade e do que você propõe, não somente pelos produtos e serviços que você tem para divulgar.

Negligenciar relacionamentos de longo prazo:

Evite abordar as parcerias com marcas como uma oportunidade única, que vai acontecer somente uma vez. Cultive relacionamentos de longo prazo com marcas baseados na confiança, respeito e colaboração saudável. A construção de parcerias duradouras pode levar a oportunidades contínuas e a um crescimento contínuo.

Erros comuns e como evitá-los

Falta de pesquisa:

Deixar de pesquisar e examinar minuciosamente potenciais parceiros de marca pode resultar em colaborações desalinhadas, sem muita coerência com o seu perfil e conteúdo, resultando em possíveis oportunidades perdidas. Sempre procure por marcas e parceiros que você tenha certeza de que terão um feat orgânico com você e que faça sentido para o conteúdo que você apresenta nos seus perfis.

Comunicação limitada:

A falta de comunicação ou falta de clareza em relação às expectativas, resultados ou prazos pode levar a atrasos, disputas ou resultados abaixo da média. Busque sempre manter a comunicação e troca com a marca fluindo, tirando dúvidas (caso houver), pedindo feedbacks, aprovando as ideias e até mesmo os conteúdos já prontos para serem postados.

Ignorar o feedback do público:

Desconsiderar o feedback ou as reações do seu público em relação ao conteúdo patrocinado pode dar a impressão de falta de sensibilidade da sua parte ou causar um distanciamento, prejudicando o relacionamento com seus seguidores. Sempre fique atento ao que sua audiência está dizendo e como eles recebem seus conteúdos, buscando entender se existem ajustes que possam ser feitos para que a sua audiência esteja recebendo da melhor maneira possível os produtos e/ou serviços que você divulga e promove nas suas redes, afinal, eles podem ser possíveis novos clientes para as marcas com quem você está trabalhando.  

Parcerias bem-sucedidas com influenciadores são construídas sobre uma base de autenticidade, relevância e respeito mútuo. Saber bem o que fazer e o que não fazer e aprender com os erros comuns, faz com que os influenciadores criem conexões significativas com marcas e impulsione o seu engajamento, contribuindo para seu sucesso a longo prazo no mercado de marketing de influenciadores.

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