TikTok: Aprenda as melhores práticas

TikTok: Aprenda as melhores práticas

Atualizado em:
17/12/2024 20:27

E aí, já entendeu como o Tiktok funciona? Então siga as melhores práticas para crescer ainda mais!

Saiba o que pode estar te impedindo de ter mais alcance e engajamento na plataforma da autenticidade.

Que o TikTok está gigante é incontestável. No começo de 2023, um ranking feito a partir de dados da DataReportal apontou que o Brasil tem mais de 82,2 milhões de usuários ativos na plataforma e a revista Forbes noticiou que o TikTok é a plataforma de rede social mais valiosa do mundo em 2023, tendo sido avaliada em R$ 341,50 bilhões.

Mas para além da sua grandeza, você sabe como seu algoritmo acerta em cheio os gostos dos seus usuários? E quais são as melhores práticas para obter sucesso na plataforma? Então já abre o bloco de notas e salva as informações que a gente separou para vocês.

Narrativa

Existe algo que une todos os vídeos com bom desempenho no TikTok, independente do nicho ou do segmento em que ele se enquadre: uma boa narrativa. Uma história bem estruturada, com começo, meio e fim é a chave para prender a atenção do público. Inclusive, uma das métricas de qualidade do TikTok é a retenção do vídeo, o que torna a narrativa tão importante, já que é através dela que plataforma enxerga se o público está interessado ou não no conteúdo de um creator.

Por isso, certifique-se de que os cinco primeiros segundos do seu conteúdo gerem curiosidade no usuário e se concentre em criar uma narrativa que recompense o público por ter ficado ali até o final.

E não se esqueça: a melhor amiga da boa narrativa é a consistência. Tanto em relação ao fluxo de postagem, que te ajuda a construir uma audiência leal, quanto a estética - edição, formatação, produção - que ajuda o seu público a reconhecer facilmente os seus vídeos.

ALCANCE

Entender como a plataforma funciona e usar recursos que expandam a possibilidade de consumo do seu conteúdo são essenciais para conseguir um melhor alcance no TikTok, desde primeiras impressões à acessibilidade.

  1. Primeiras impressões e Contexto:

Primeiras impressões contam e contam muito! Deixe de lado introduções lentas e torne sua história interessante desde o primeiro momento, afinal, chamar atenção do público é o seu objetivo.

Pessoas ao redor do mundo todo podem ter acesso aos seus vídeos a partir da página “Para Você (For You)”, por isso, ajude os seus novos possíveis espectadores a entenderem o contexto da história que você está contando com clareza desde o início do vídeo.

Por exemplo, se você for criar uma “parte 2”, crie sempre contextualizando a história já contada na “parte 1”, isso vai ajudá-los a se envolver com a sua narrativa.

  1. Acessibilidade:

Tornar os seus vídeos mais acessíveis possibilita que você alcance um público maior e abrace comunidades que podem não consumir conteúdo da mesma forma que você. Para isso, o TikTok promove ferramentas para te dar esse suporte:

  • Aviso de epilepsia fotossensível: Alguns efeitos podem desencadear epilepsia fotossensível. Para isso, o aviso de epilepsia fotossensível se torna útil: dá ao espectador a possibilidade de escolher se deseja prosseguir assistindo seu vídeo com esse efeito ou explorar outras opções de vídeo.
  • Texto em seus vídeos: Esse recurso faz com que usuários surdos ou com alguma condição auditiva aproveitem o seu conteúdo. Além de te ajudar a alcançar a atenção também das pessoas que por algum motivo não possam escutar o vídeo com áudio no momento em que estiverem assistindo, por exemplo pessoas em transporte público, salas de espera, mães amamentando, entre outras situações.
  • Texto Falado: Com a ferramenta de “Caixa de Texto”, você pode clicar no texto e utilizar a função “Síntese de Fala”, fazendo com que o seu texto seja “falado” para o usuário, tornando assim ele mais acessível.

  1. Hashtags:

Para se comunicar com os usuários nichados, alcançar novos públicos e buscar criadores com interesses semelhantes aos seus, use hashtags associadas a tendências, temas ou tópicos que você aborda no seu vídeo. Priorize que sejam relevantes para o seu vídeo, ao invés de hashtags genéricas, pois o uso delas não te ajudará realmente em nada. Por exemplo, a famosa hashtag “#fy” é um mito! O seu uso não vai te levar a lugar algum. Uma boa média é utilizar entre três e cinco hashtags.

DICAS PARA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO

1) Faça vídeos que se destaquem:

Considerar o formato dos seus vídeos é importantíssimo para a sua estratégia de conteúdo. Como o TikTok é uma plataforma de vídeos verticais, sempre priorize esse formato. Considere também usar legendas e grave de um ângulo onde elas possam ser inseridas com fácil compreensão. No geral, um bom lugar pra deixar espaço é em cima do seu vídeo, já que embaixo dele já existe muita informação, como seu nome de usuário, legenda e localização.

Use e abuse dos recursos da plataforma para dar dinamismo ao seu vídeo. Desde efeitos visuais até transições criativas, crie um conteúdo que tenha autenticidade.

Mesma coisa para a biblioteca de sons: use a música ao seu favor!

E a última dica é utilizar de um título chamativo para destacar o assunto do vídeo.

2) Use as análises do TikTok:

Compreender as análises do TikTok é uma das melhores práticas que você pode ter como criador. Se você acabou de chegar no TikTok, sua prioridade é fazer com que as pessoas te conheçam! Por isso, olhar para seu alcance e visualizações é um ótimo caminho. Depois de um tempo, vai ser importante você observar se está conseguindo fidelizar a audiência que te assiste, então observe sempre o seu crescimento de seguidores comparado a esse alcance, e quando isso se consolidar, confira se você está criando uma comunidade engajada e acompanhe suas interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) e retenção do seu vídeo - assim você verá o quão satisfeito o público está com o seu conteúdo.

As análises te informam dados que vão desde a criação de vídeo até a sua estratégia e te permitem ter informações completas sobre o desempenho e performance de seus vídeos. Elas existem em quatro categorias:

  • A “Visão Geral”, que te permite ver o crescimento de seguidores, visualizações de vídeo e visualizações de perfil nos últimos 7, 28 ou 60 dias.
  • A aba “Conteúdo”, que é onde você analisa o desempenho individual de seus vídeos da semana anterior. Lá você encontrará informações como total de visualizações, total de curtidas, comentários, compartilhamentos e tempo médio de exibição. Além disso, lá você também tem acesso a quais foram seus últimos vídeos, como eles estão indo e quais foram os seys conteúdos mais vistos naquele período.

Aproveite todas essas informações para construir a narrativa do seu Media Kit e enviar para as marcas. Aumentou seu alcance? Fale sobre estar em contato com novas audiências! Melhorou seu engajamento? Fale sobre estar envolvendo sua audiência na narrativa! Você pode gerar seu Media Kit e o seu relatório pós-venda automaticamente na plataforma.

  • A aba “Seguidores”, que te permite entender melhor o seu público, de onde eles são e as suas atividades ao longo do dia.
  • Já na aba “LIVES” você consegue ver o total de visualizações, novos seguidores e total de tempo que suas LIVES foram assistidas.

Outra dica legal é que é importante estar sempre testando novos conteúdos e não desanimar se eles não derem certo de primeira! A experimentação é parte do que esse processo precisa. Na aba “Para você (For You)”, você tem acesso aos vídeos postados nos últimos 90 dias. Normalmente, esses conteúdos têm um pico de engajamento nos primeiros dias, mas os vídeos podem continuar sendo recomendados, desde que os espectadores continuem se envolvendo com eles.

Por isso, mesmo que o seu vídeo não tenha tido um pico de engajamento instantâneo, não desista dele! Mantenha-o no seu perfil por um tempo e você pode obter resultados bons no futuro próximo.

3) Entenda o tamanho de vídeo ideal para o seu público:

Atualmente, o TikTok possibilita aos criadores postarem vídeos de até 10 minutos. Com mais tempo e para usar a sua criatividade, você pode explorar conteúdos mais densos e detalhados, como esquetes de comédia, tutoriais, vídeos DIY, receitas mais longas...

São mil e uma possibilidades. O importante é que, independente do tempo do vídeo, você sempre se mantenha fiel a uma narrativa coesa e consistente, que gere dinamismo, como já tratamos acima.

Experimente diferentes durações de vídeo para ver o que funciona melhor para o seu público! A análise de seu conteúdo pode ajudar a te guiar sobre qual à duração ideal para os seus vídeos! Por exemplo, se a média de tempo dos vídeos que você vem produzindo é de 45 segundos, mas através das análises você percebe que o seu público assiste em média apenas 12 segundos deles, talvez você deva considerar mudar sua estratégia de conteúdo ou testar outros tamanhos.

4) Entenda seu público:

Para crescer como creator no TikTok, é necessário entender quem é o seu público. Por isso, preste atenção a quem consome seu conteúdo e quais outros conteúdos essas pessoas também costumam consumir. Interaja com os seus espectadores – responda seus comentários em texto, em vídeo, crie conexões! Tudo é importante para que você faça o seu público se sentir parte da comunidade que você criou.

5) TikTok Stories:

O TikTok Stories te ajuda a gerar um outro nível de conexão com o seu público. Permite que seus seguidores tenham mais proximidade com a sua vida diária, que curtam, comentem e enviem mensagens ao seu perfil.

6) TikTok Creator Center:

O TikTok Creator Center foi criado para servir como um local que une em um só lugar os dados e análises mais completas sobre o perfil dos criadores, além de auxiliar também no gerenciamento de suas publicações, permitindo ao criador subir e gerenciar seus vídeos, visualizar análises avançadas e conseguir suporte em um só lugar.

Ele provê:

  • Uma análise geral da conta, destacando métricas-chave;
  • Últimos vídeos que foram postados no perfil;
  • Direcionamento para eventos e programas operados pelo próprio TikTok (workshops, canais de educação e campanhas que são trends);
  • O Gerenciamento de Conteúdo, por onde os criadores poderão visualizar seus vídeos (publicados e agendados), editar configurações de privacidade, além de deletar vídeos;
  • O Beta Analytics, que permite aos usuários ter uma visão completa das análises de sua conta, vídeos e nível de seguidores.

Ficou claro como usar o TikTok? Reunimos aqui o caminho das pedras para ter as melhores práticas dentro da plataforma utilizando dos recursos disponibilizados por ela e considerando a forma com a qual o seu algoritmo funciona. Alcance o sucesso com o knowhow, a autenticidade e a capacidade de creator que você tem para brilhar!

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