Temas quentes do momento na creator economy – segundo o Rio2C!

Temas quentes do momento na creator economy – segundo o Rio2C!

Atualizado em:
16/12/2024 15:25

O time do PlayNest compareceu ao Rio2C e separou os temas que estão em alta dentro do mercado do marketing de influência. Vem ver!

A creator economy é um segmento em ascendência no mundo da influência digital e é claro que o Rio2C, sendo o maior evento de criatividade, tecnologia e inovação da América Latina, não deixaria de explorar esse tema. Também é claro que o PlayNest esteve presente fazendo a cobertura de tudo – em tempo real – e compartilhando com vocês nas nossas redes!

Agora é hora de postar o apanhadão que o nosso time fez de tudo que você precisa manter no seu radar na hora de desenvolver a sua estratégia de conteúdo digital. Bora lá?  

Autenticidade:  

Se tem uma palavra que ouvimos durante o evento foi “autenticidade” - principalmente em uma era onde cada vez mais nano, micro e médios influenciadores tem ganhado mais visibilidade das marcas, ser autêntico nas redes é o que pode fazer com que você se destaque no mercado e ganhe a graça do algoritmo.

A autenticidade é a chave para criar um conteúdo original, verdadeiro e atrativo – que por sua vez é a chave para construir uma comunidade engajada e fiel a você. Sendo transparente com você e com quem te acompanha, você tem mais chances de gerar conexões sinceras com o seu público, que poderá vir a te acompanhar independente das mudanças de posicionamento e de opinião que você tenha ao longo do tempo (o que é totalmente normal, já que somos humanos e humanos mudam de opinião!).

Comunidade:

O marketing de comunidade é um dos principais pilares do marketing de influência. Desenvolver uma comunidade significa ter um espaço para criar conexões com o público que te acompanha. Ela funciona como uma via de mão dupla: para os seus seguidores significa ter uma maneira de trocar com você de forma mais acessível; para você, significa ter as percepções do público mais claras – o que te ajuda a aperfeiçoar o seu conteúdo, já que você pode usar os feedbacks do seu público como termômetro para entender quais estratégias estão funcionando e quais vale a pena rever.  

Através da sua comunidade, você pode aumentar o seu engajamento, reforçar o laço com os seus seguidores, entender onde sua comunidade está - quais são as plataformas que eles mais utilizam para se comunicar... É no Instagram mesmo? Ou será que é no Discord? Na Twitch? Ou por grupos no WhatsApp? Entendendo os hábitos deles, você tem mais chances de gerar conexão.

E não se engane! Nano e micro influenciadores, apesar de não terem um alcance tão grande quanto o de um influenciador maior, costumam ter um engajamento maior por parte da sua comunidade pela proximidade, possibilitando análises mais assertiva da experiência do público com certos produtos ou serviços - o que torna nano e micro influenciadores muito atrativos para marcas.  

Relação entre marcas X influenciadores:

Outro tópico bastante abordado no Rio2C foi a relação entre marcas e influenciadores. Como a creator economy é um negócio em ascensão, boas práticas ainda estão sendo entendidas e estabelecidas nesse mercado. Alguns pontos que vale a pena redobrar a atenção são:

Estudar a marca antes de fechar parcerias: Para parcerias a longo prazo, é importante estudar a marca e entender se os valores, propósitos e posicionamentos dela fazem sentindo para você, afinal você vai criar um relacionamento e se tornar porta-voz daquela marca de alguma maneira – em pequeno ou grande escopo.  

Compreender se os seus conteúdos pessoais dialogam com os conteúdos da parceria/publicidade que você está fechando: Quando o influenciador se entrega a marca, o resultado é 100% melhor do que quando o influenciador trabalha só através de briefing - sem se conectar com a marca. Conteúdos de publi funcionam, mas funcionam melhor quando são feitos em paralelo com conteúdos orgânicos que você venha a criar sobre a marca.  

Entender o que a marca espera de você como influenciador: Alinhar expectativas para evitar ruídos de comunicação é uma estratégia e tanto para te poupar dores de cabeça futuras. É importante ter um mídia kit atualizado (já fez o seu aqui no PlayNest?) e indicando todo o seu escopo de entregas com antecedência, deixando claro o seu tom de voz e posicionamento.

Formato:

Saber transitar por diferentes plataformas online é um ótimo recurso para você como creator, pois te ajuda a criar visibilidade e expandir sua comunidade para várias audiências diferentes, além de te possibilitar testar diferentes formatos (curtos, longos, verticais, horizontais, live...) e experimentar o que performa melhor para o seu público e o que faz sentido para você enquanto pessoa influenciadora.  


Tendências:

Tendências foram outro assunto muito falado no Rio2C! O que está em alta? Quais temas o mercado mais em discutido? Quais gêneros estão bombando ou no radar para próximos lançamentos? Para se antecipar em tendências, uma dica que nós damos é sempre ver o escopo da programação desses grandes eventos e festivais de criatividade, como o próprio Rio2C, o RioMarket, Rio Innovation Week, RD Summit, entre muitos outros.  

É evidente que muitos creators não consigam comparecer presencialmente a esses espaços pelos mais diversos motivos, mas acompanhar esses eventos nas redes e a programação pelos sites te ajuda a ficar a par de quais temas estão mais vigentes no mercado.  

Inteligência artificial:

Não dá para falar sobre criatividade e inovação sem falar sobre aquela que causa tantos mixed feelings no pessoal: curiosidade, alívio, medo, pavor... Quando o assunto é IA as opiniões são as mais diversas, mas é incontestável a sua relevância no mercado atual. As discussões foram desde o medo existente de que a IA tome o lugar dos profissionais criativos na indústria até a utilização de ferramentas de inteligência artificial para a criação de conteúdo.

Muito utilizados na fase de pré-produção dos mais diversos segmentos criativos: roteiro, direção de arte, direção de cena, brianstorms de equipe... É inegável a maneira como a pesquisa realizada com IA consegue ser mais rica, assertiva, aprofundada e mais rápida também. (Em breve teremos vídeo aula falando sobre o tema aqui no app, se eu fosse você já ativava as notificações, ein?)  

Para onde caminha o humano:

O último ponto que nós separamos dentre os mais abordados no evento foi o futuro do consumo criativo, ressaltando a discussão sobre como a forma de consumo da geração alpha (pessoas nascidas a partir de 2010) vem mudando as tendências produção de conteúdo: quais formatos, plataformas, temas e nichos se destacaram no mercado a partir da mudança de comportamento das novas gerações.

O que ficou claro a partir dessas discussões foi o quanto formatos curtos e plataformas de vídeo vertical ganharam relevância para essa geração, muito influenciados pelos hiper estímulos e a cultura multi-telas. Uma solução que o mercado vem tentando implementar é buscar saídas visuais menos estimulantes e que retenham mais a atenção do público.

Com certeza ao longo dos próximos meses e anos teremos mais insumos e cases que respondam por si só todas as perguntas plantadas nesse Rio2C. Vale a pena aprofundar o estudo sobre esses temas e aguçar o olhar na hora de desenvolver sua estratégia de conteúdo mantendo isso em mente. Lembrando sempre que nós do PlayNest estaremos aqui pra te dar todo o suporte necessário quando o assunto é marketing de influência!

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...