Se tornando uma autoridade no seu nicho digital
Muitas pessoas só aceitam as recomendações de influenciadores que elas consideram referência em determinado assunto. Como alcançar essa posição?
Para ser considerado uma autoridade, você precisa mostrar que tem conhecimento aprofundado em algum assunto. Isso leva tempo, ainda mais se tratando de nano e micro influenciadores – creators que, em muitos casos, ainda estão consolidando o seu nicho de atuação, sua comunidade e seu tom de voz.
Todos que estão começando passam por isso, não se desespere! Ao invés disso, busque uma área que te interesse e estude sobre ela. Em paralelo, ponha em prática algumas estratégias que podem te ajudar a se tornar uma referência no segmento em que atua - seja para parceiros, concorrentes ou para a sua comunidade.
Todos os nichos têm aquele creator que se tornou um case de sucesso. Por exemplo, quando o assunto é beleza, Bruna Tavares é um nome que é considerado referência no mercado de influência brasileiro. Já quando o assunto é comédia, Whindersson Nunes se consolidou no digital como autoridade. Por outro lado, quando o assunto é política, Gabi Prioli é uma especialista.
Todos esses nomes são profissionais com muitos anos de estudo e atuação, que foram pesquisando não só sobre suas áreas, mas sobre o funcionamento das redes sociais.
Algumas práticas te ajudam a ir mais longe dentro do digital e nessa matéria nós resolvemos compartilhar com vocês alguns caminhos para seguir crescendo. São eles:
Produzir conteúdo relevante
Crie conteúdo relevante para o nicho em que você quer se consolidar. Busque investir em uma estratégia em que, semanalmente, você desenvolva pílulas de conteúdo que te ajudem a demonstrar o seu interesse, estudo e conhecimento sobre determinada área.
Por exemplo, se a sua área de interesse for maquiagem, faça vídeos de análise de makes, testes de makes, reviews de produto... Formatos que ajudem a demonstrar que você não apenas gosta do assunto, mas que estuda na prática sobre ele.
Use e abuse de diferentes formatos para entender com qual deles a sua comunidade se identifica mais!
Apresentar resultados que te consolidem como um especialista
Nada melhor do que compartilhar dados para te consolidar como uma referência!
Por exemplo, caso você já tenha uma comunidade, crie um espaço no seu perfil para compartilhar os depoimentos deles sobre o seu conteúdo.
Ou se você já tiver fechado alguma parceria com marcas do seu nicho, também invista em deixar isso aparente - fixado em um destaque ou no seu feed.
Se as métricas do seu perfil dispararam após algum conteúdo que deu muito certo, compartilhe! Mostre que o público achou relevante a sua opinião.
Fazer parcerias
Ninguém cresce sozinho! Se junte com outros creators do seu nicho que possam ajudar a consolidar a sua imagem como um influenciador de referência dentro daquela área de atuação. Dessa forma, ele(a) te ajuda, e você ajuda ele(a).
Entender o público que você deseja atingir
Sua estratégia para convencer a sua avó, não será a mesma estratégia que você terá ao tentar convencer um amigo seu, certo? Você usará um tom de voz condizente com ambas as situações.
O mesmo raciocínio deve funcionar na hora que você escolher a maneira de passar o seu recado para o seu público! Antes é preciso entender com quem você está falando: sua faixa etária, gênero, localidade... Tudo isso influencia e a sua estratégia deve considerar todos esses fatores para te aproximar do seu público.
Ao entender com quem você está falando, você consegue entender também suas dores – sejam elas dúvidas, dificuldades, necessidades... Mapeando essas questões, você terá um norte sobre por onde seguir para ajudar a sua comunidade e criar conteúdo relevante para eles.
Ao fazer isso, você passa a se consolidar como uma autoridade no assunto e o seu público passa a não só confiar no que você diz, como buscar a sua opinião, passando a te enxergar como uma referência naquela área de atuação.
Como o mercado da creator economy está em ascensão e o número de criadores é grande, é cada vez mais importante você provar que não é um “falso guru” da internet, e que sabe de fato o que você está falando.
Invista nessas dicas e conta pra gente se deu certo!