Saiba como não sair da sua essência mesmo por views.
No mundo do marketing de influência, se manter autêntico ao que você gosta pode ser um desafio. Aqui no PlayNest, sabemos mais do que ninguém que a pressão para atingir big numbers pode ser esmagadora e, infelizmente, leva muitos creators a seguirem tenências de conteúdo apenas para agradar os algoritmos das plataformas, o que os afasta das suas verdadeiras essências.
No entanto, como nós sempre falamos por aqui, autenticidade é o que realmente te conecta a sua comunidade. Pensando nisso, resolvemos trazer esse artigo para explorar algumas maneiras de te mostrar que dá para manter sua identidade intacta e ainda assim continuar remando com a maré e crescendo como influenciador digital.
Bora lá?
Se lembre do porquê você começou a criar conteúdo
Vamos voltar algumas casas: você se lembra por que decidiu começar a criar conteúdo?
Foi sua paixão por um tema específico? Ou a vontade de compartilhar vivências? Dicas? Hobbies? Relembrar o que te motivou a começar, pra início de conversa, é um bom caminho para se manter fiel a você. Não significa que o seu conteúdo não possa mudar, se aprimorar... Afinal, a cada instante nós mudamos, nossos interesses também e, consequentemente, o conteúdo que produzimos também. Porém, isso é genuíno desde que venha de uma vontade SUA, e não uma imposição do que a internet dita ser ou não tendência.
Lembre-se: Quando você mantém o foco no seu propósito original, é mais fácil resistir à tentação de seguir apenas o que está em alta.
Dica prática: Pegue um momento desse fim de ano para escrever sobre seus valores e objetivos como criador de conteúdo. Isso te ajudará a alinhar o que você cria com o que realmente importa para você em 2025!
Encontre o equilíbrio entre tendências e sua identidade
CALMA! Não ache que por não te incentivarmos a viver apenas motivado por tendências, isso faz de nós anti-tendências. Nós reconhecemos a importância das trends na hora de viralizar um conteúdo, de furar a bolha, atingir outros públicos... As trends movimentam grande parte do digital atualmente e, enquanto criador de conteúdo, é importante que você esteja por dentro do que está em alta na internet.
Então, sim: seguir tendências é uma ótima maneira de ganhar visibilidade, mas não precisa significar perder sua essência. Tente integrar as tendências de maneira com que elas complementem sua personalidade e seu estilo de conteúdo, sem que você se desvie do que faz sentido para você.
Pergunte-se: “Eu faria esse conteúdo mesmo se estivesse sem essa pressão para alcançar mais views?” Se a resposta for sim, você está no caminho certo. Caso contrário, talvez seja hora de repensar.
Seja transparente com a sua comunidade
Creators que criam conexões com seus seguidores de maneira genuína são aqueles que conseguem manter uma base fiel e transformar ela em uma comunidade.
“Mas, Nestor, COMO?” Sendo transparente sobre suas motivações, sua saúde mental, seus interesses, e até mesmo sobre os desafios que você enfrenta na criação de conteúdo. Compartilhar os altos e baixos da sua jornada pode não só te humanizar, mas também fortalecer o vínculo com seu público.
Por exemplo, se você sente que está cedendo à pressão por views, não tenha medo de falar sobre isso! Há inclusive grandes chances dos seus seguidores se identificarem com essa luta e apoiar a sua busca por autenticidade. Afinal, em qualquer tipo de profissão e expressão artística, existe esse medo do julgamento, do esquecimento, da rejeição... Então, esses temas mais universais e amplos são os que te aproximam de outros usuários e criam essa conexão genuína.
Não confunda sucesso com números!
Já ouviu nutricionistas falarem que perda de peso não é medida somente pela balança? Da mesma forma, o número de views ou seguidores não é a única métrica de sucesso no digital! Muitos creators se perdem nessa máxima, mas viemos aqui te contar que o verdadeiro sucesso está na qualidade da conexão que você estabelece com seu público. Se você impacta positivamente uma pessoa, já fez a diferença.
Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais nano e micro influenciadores tem sido a aposta de muitas marcas na hora de fechar parcerias hoje em dia. Isso acontece porque, muitas vezes, creators de grande porte tem SIM uma base de seguidores muito alta - mas isso não significa que eles são uma comunidade engajada. Já no caso de nano e micro creators, apesar de sua base de seguidores não ser tão grande (ainda!), sua comunidade é mais próxima e presente, o que acaba gerando mais conversões para as marcas.
Por isso, procure refletir sobre os comentários e as mensagens que você vem recebendo: quantos deles falam sobre como seu conteúdo os ajudou, os inspirou ou os divertiu? Esses são os indicadores de que você está no caminho certo e é por eles que você deve se guiar!
Crie também para você e não apenas para o seu público
Às vezes, a pressão por likes e compartilhamentos pode fazer você criar apenas o que os outros esperam ver. No entanto, é fundamental lembrar que, por trás da câmera, você é a primeira pessoa que deve gostar do conteúdo. Se você não sente paixão pelo que cria, acredite: seu público também não sentirá.
Manter sua essência pessoal, mesmo com a pressão por views, pode ser um desafio, mas é o que faz você ser lembrado como criador autêntico. Lembre-se: as métricas das plataformas são importantes e você precisa estar atento a elas, mas elas não são tudo - o seu valor está também na verdade que você transmite através do seu conteúdo. Ao encontrar equilíbrio, você conseguirá crescer nas redes sem perder a sua essência.
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Te vejo na próxima. Fui!