Saiba como não sair da sua essência mesmo por views.

Saiba como não sair da sua essência mesmo por views.

Atualizado em:
23/12/2024 15:07

No mundo do marketing de influência, se manter autêntico ao que você gosta pode ser um desafio. Aqui no PlayNest, sabemos mais do que ninguém que a pressão para atingir big numbers pode ser esmagadora e, infelizmente, leva muitos creators a seguirem tenências de conteúdo apenas para agradar os algoritmos das plataformas, o que os afasta das suas verdadeiras essências.  

No entanto, como nós sempre falamos por aqui, autenticidade é o que realmente te conecta a sua comunidade. Pensando nisso, resolvemos trazer esse artigo para explorar algumas maneiras de te mostrar que dá para manter sua identidade intacta e ainda assim continuar remando com a maré e crescendo como influenciador digital.  

Bora lá?  

Se lembre do porquê você começou a criar conteúdo

Vamos voltar algumas casas: você se lembra por que decidiu começar a criar conteúdo?  

Foi sua paixão por um tema específico? Ou a vontade de compartilhar vivências? Dicas? Hobbies? Relembrar o que te motivou a começar, pra início de conversa, é um bom caminho para se manter fiel a você. Não significa que o seu conteúdo não possa mudar, se aprimorar... Afinal, a cada instante nós mudamos, nossos interesses também e, consequentemente, o conteúdo que produzimos também. Porém, isso é genuíno desde que venha de uma vontade SUA, e não uma imposição do que a internet dita ser ou não tendência.  

Lembre-se: Quando você mantém o foco no seu propósito original, é mais fácil resistir à tentação de seguir apenas o que está em alta.

Dica prática: Pegue um momento desse fim de ano para escrever sobre seus valores e objetivos como criador de conteúdo. Isso te ajudará a alinhar o que você cria com o que realmente importa para você em 2025!  

Encontre o equilíbrio entre tendências e sua identidade

CALMA! Não ache que por não te incentivarmos a viver apenas motivado por tendências, isso faz de nós anti-tendências. Nós reconhecemos a importância das trends na hora de viralizar um conteúdo, de furar a bolha, atingir outros públicos... As trends movimentam grande parte do digital atualmente e, enquanto criador de conteúdo, é importante que você esteja por dentro do que está em alta na internet.  

Então, sim: seguir tendências é uma ótima maneira de ganhar visibilidade, mas não precisa significar perder sua essência. Tente integrar as tendências de maneira com que elas complementem sua personalidade e seu estilo de conteúdo, sem que você se desvie do que faz sentido para você.

Pergunte-se: “Eu faria esse conteúdo mesmo se estivesse sem essa pressão para alcançar mais views?” Se a resposta for sim, você está no caminho certo. Caso contrário, talvez seja hora de repensar.

Seja transparente com a sua comunidade  

Creators que criam conexões com seus seguidores de maneira genuína são aqueles que conseguem manter uma base fiel e transformar ela em uma comunidade.  

“Mas, Nestor, COMO?” Sendo transparente sobre suas motivações, sua saúde mental, seus interesses, e até mesmo sobre os desafios que você enfrenta na criação de conteúdo. Compartilhar os altos e baixos da sua jornada pode não só te humanizar, mas também fortalecer o vínculo com seu público.

Por exemplo, se você sente que está cedendo à pressão por views, não tenha medo de falar sobre isso! Há inclusive grandes chances dos seus seguidores se identificarem com essa luta e apoiar a sua busca por autenticidade. Afinal, em qualquer tipo de profissão e expressão artística, existe esse medo do julgamento, do esquecimento, da rejeição... Então, esses temas mais universais e amplos são os que te aproximam de outros usuários e criam essa conexão genuína.  

Não confunda sucesso com números!

Já ouviu nutricionistas falarem que perda de peso não é medida somente pela balança? Da mesma forma, o número de views ou seguidores não é a única métrica de sucesso no digital! Muitos creators se perdem nessa máxima, mas viemos aqui te contar que o verdadeiro sucesso está na qualidade da conexão que você estabelece com seu público. Se você impacta positivamente uma pessoa, já fez a diferença.  

Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais nano e micro influenciadores tem sido a aposta de muitas marcas na hora de fechar parcerias hoje em dia. Isso acontece porque, muitas vezes, creators de grande porte tem SIM uma base de seguidores muito alta - mas isso não significa que eles são uma comunidade engajada. Já no caso de nano e micro creators, apesar de sua base de seguidores não ser tão grande (ainda!), sua comunidade é mais próxima e presente, o que acaba gerando mais conversões para as marcas.  

Por isso, procure refletir sobre os comentários e as mensagens que você vem recebendo: quantos deles falam sobre como seu conteúdo os ajudou, os inspirou ou os divertiu? Esses são os indicadores de que você está no caminho certo e é por eles que você deve se guiar!  

Crie também para você e não apenas para o seu público

Às vezes, a pressão por likes e compartilhamentos pode fazer você criar apenas o que os outros esperam ver. No entanto, é fundamental lembrar que, por trás da câmera, você é a primeira pessoa que deve gostar do conteúdo. Se você não sente paixão pelo que cria, acredite: seu público também não sentirá.  

Manter sua essência pessoal, mesmo com a pressão por views, pode ser um desafio, mas é o que faz você ser lembrado como criador autêntico. Lembre-se: as métricas das plataformas são importantes e você precisa estar atento a elas, mas elas não são tudo - o seu valor está também na verdade que você transmite através do seu conteúdo. Ao encontrar equilíbrio, você conseguirá crescer nas redes sem perder a sua essência.  

Se você gostou dessa matéria, deixa seu like e compartilha com aquele amigo que está passando por uma crise de identidade no digital.  

Te vejo na próxima. Fui!  

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...