Por que definir uma identidade visual é essencial para criadores de conteúdo?

Por que definir uma identidade visual é essencial para criadores de conteúdo?

Atualizado em:
13/12/2024 21:51

Entenda como construir um visual consistente pode aprimorar seu conteúdo e expandir seu alcance.

Você, enquanto creator, deve saber que no digital a primeira impressão é tudo, né?

O público consome milhares de conteúdos todos os dias, e você tem apenas alguns segundos para se destacar e conseguir capturar a atenção deles – e é aqui que a identidade visual entra como uma peça-chave para te ajudar a estabelecer sua marca pessoal, transmitir autenticidade e criar uma conexão emocional com seus seguidores. Mas, para isso, é preciso entender como aplicar uma identidade visual consistente nos seus vídeos.

Vamos te explicar o que é, por que você precisa dela e como construir a sua! Bora lá?

O Que é Identidade Visual?

Mais do que usar apenas uma paleta de cores ou um bom design, construir uma identidade visual é definir o conjunto de elementos estéticos que representam quem você é, seu estilo e a mensagem que deseja passar ao público. Alguns elementos que ajudam a compor sua identidade visual:  

  • Paleta de cores:

As cores representam seu estilo e a energia que você quer passar (mais vibrante, mais neutra, mais clean, mais divertida, etc.) no seu conteúdo, por isso é importante criar uma paleta que esteja alinhada com o seu discurso!  

  • Tipografia:

Definir o tipo de fonte que será usado em seus textos também é algo que deve estar alinhado com seu tom de voz e com o propósito dos seus conteúdos (que por sua vez, dialoga diretamente com o nicho no qual você está inserido).

  • Elementos gráficos e padrões:

Definir seus emojis preferidos é uma maneira de você criar elementos gráficos e padrões - simbolizam aquele elemento que você estará sempre utilizando para engajar com a sua comunidade e que vai se tornar uma “marca registrada” nos seus conteúdos. Outros elementos que você use com frequência na edição dos seus conteúdos, como por exemplo texturas, fundos, um estilo de edição específico, também se enquadram nesses elementos de repetição que ajudam a criar sua identidade visual.

Por que definir sua identidade visual é fundamental para se destacar no digital?

Gerar conexão com a sua comunidade:

Ter uma identidade visual bem definida ajuda a criar conexão emocional com quem te acompanha, pois ajuda a definir quem você é e isso, consequentemente, cria um senso de confiança, já que as pessoas passam e te enxergar com uma personalidade consistente, profissional e autêntica.

Destaque no digital:

A internet é como uma cidade muito populosa. São muitos estímulos e opções a todo momento, mas com uma identidade visual clara, você tem mais chances de se destacar nessa multidão.

Facilidade no reconhecimento:

Com certeza existe algum influenciador, página ou marca que você reconhece só pela estética - por ser muito marcante, por você admirar ou se identificar com ela... Ou não! O caso é: gostando ou não dessa estética, você se lembra dela e reconhece a quem ela pertence. E repare: essa facilidade de associar a estética ao criador/marca só acontece quando existe essa identidade visual bem definida.

“Tá bom, Nestor, mas... Como construir minha identidade visual?”

Defina seu propósito e valores:

Se pergunte...

  • Quem sou eu?
  • Como quero ser percebido pelo meu público?
  • O que eu quero transmitir com o meu conteúdo?
  • Qual é minha mensagem-chave?

Escolha a sua paleta de cores:

  • Estude sobre colorimetria. Entenda a sensação que cada cor remete e como elas podem favorecer o conteúdo que você cria.
  • Escolha entre 3 e 5 cores principais que representem a sua personalidade e o seu estilo.
  • Se possível, realize uma colorimetria pessoal e entenda quais cores funcionam melhor em você!

Escolha uma tipografia marcante:

Da mesma forma que as cores ajudam a expressar um sentimento, as fontes que você utiliza nos seus conteúdos também. Por exemplo, a fonte Comic Sans remete automaticamente a algo mais “divertido”; já a Courier New remete a roteiros cinematográficos; enquanto a Times New Roman lembra entrega de trabalhos acadêmicos. Cada uma dessas fontes impacta na maneira com que o seu tom de voz é transpassado através do seu conteúdo, por isso, escolha com cuidado algo que faça sentido para a mensagem que você quer passar!

Seja consistente:

Já fez sua escolha visual? Utilize essa mesma escolha em todas as suas plataformas: Instagram, TikTok, YouTube... Tudo! Defina e aplique essa escolha com consistência para que todos os seu feeds tenham uma estética coesa.

Identidade visual além da estética

Definir sua identidade visual não é sobre ter apenas uma paleta de cores bonita, é também sobre contar uma história por meio da estética. Mas para isso, você também precisa ter um tom de voz bem definido. Por isso, fique ligado pois na próxima matéria nós falaremos sobre como criar sua identidade verbal.

Se você gostou desse post, não esquece de deixar o seu like e de comentar sobre o assunto lá no nosso Ninho. Fui, até a próxima!

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...