O fenômeno do “Daily” nas redes

O fenômeno do “Daily” nas redes

Atualizado em:
15/1/2025 22:07

O movimento surgiu de uma busca de creators por retomar a intimidade com as plataformas e voltar a construir conexões reais com as suas comunidades.

Lembra da época em que compartilhar foto de comida ou do seu gato em situações fofas era o auge do Instagram? É essa essência que a geração Z e a geração Alfa buscam através do “Daily”: retornar ao básico, deixando de lado toda aquela pressão por perfeição.

“Tá, Nestor, mas o que é um Daily?”

“Daily’s” é como são chamadas as contas criadas para compartilhar o dia a dia de uma forma mais intimista, funcionando quase como um "diário digital", por onde os seus seguidores podem acompanhar a sua rotina de uma maneira mais próxima, genuína e autêntica. Por lá você pode compartilhar opiniões, rotina, looks, reviews, o mais o que você quiser!  

Muitas pessoas da geração Z e Alfa tem usado daily’s como perfis privados e, às vezes, até como perfis secundários - como uma forma de se preservar de seguidores fantasmas que não interagem com sua conta e postar mais abertamente, enquanto seus perfis oficiais ficam contando apenas informações superficiais sobre eles.  

Outro lugar por onde os daily’s funcionam são nos próprios close friends dos Instagram! Em todos os casos, o foco desse movimento é ser autêntico e mostrar detalhes da sua rotina sem medo de se expor para a sua comunidade, independente da plataforma.  

De onde surgiu a necessidade de criar um daily?

O surgimento dos daily’s está diretamente ligado a alguns fatores que as novas gerações têm vivido nas redes sociais:

  1. O medo crescente de exposição e julgamento: Atualmente, muitas pessoas estão preferindo compartilhar suas vidas pessoais com um público seleto, por medo de serem canceladas ou receberem críticas.  
  2. Busca por uma conexão mais próxima e autêntica com os seguidores: As redes (Instagram, TikTok e YouTube) estão cheias de seguidores fantasmas, que seguem o seu perfil, mas não interagem com o seu conteúdo. Um dos propósitos do daily é fugir dessas contas e criar conexões mais verdadeiras com o público que realmente te acompanha na plataforma.  
  3. Insatisfação com o algoritmo do Instagram: Muitos usuários vêm reclamando que a plataforma tem priorizado os conteúdos comerciais e que o espaço para interações mais reais e orgânicas está cada vez menor.  

Por que a Geração Z e Alfa estão investindo tanto em conexões genuínas?

As gerações mais novas estão saturadas das interações superficiais que vem dominando o Instagram e se mostram sedentas por criar conexões reais.  

Essa necessidade mudou a forma com a qual os jovens que já nasceram imersos na era das redes usam a plataforma: seus perfis abertos passaram a não conter muitas informações, fotos, destaques, stories e as interações passaram a acontecer “no sigilo”.  

Dentre os signos e símbolos que permeiam as interações das novas gerações, receber uma solicitação daquela pessoa que você está flertando para seguir o seu daily passou a ser um sinal de interesse genuíno em para te conhecer a fundo, acompanhar sua rotina, ser sua amiga, se aproximar de você (e até mesmo flertar!).  

Esse movimento deixa mais que claro que esses usuários não se contentam mais em apenas "ser vistos" e receber curtidas vazias, ao contrário disso, eles buscam construir comunidades engajadas, onde possam se expressar de forma verdadeira e sem pressão. O daily, então, surge como uma resposta a essa necessidade e oferece um espaço para compartilhar sem a pressão estética que domina o feed de muitos perfis públicos.

O sucesso da hashtag #daily

A popularidade dos daily’s pode ser comprovada pelos números: a hashtag #daily tem mais de 175 milhões de posts no Instagram e cerca de 3,8 milhões no TikTok.  

O TikTok, apesar de não ser a plataforma focal dos daily’s, é um espaço por onde a troca genuína tem sido mais presente que o Instagram hoje em dia. Com isso, virou um espaço para descobrir outras contas de interesse e compartilhar os @s dos seus daily’s nos comentários para conhecer e se conectar com outros usuários.  

A Mudança no Marketing e na Publicidade

A busca por conexões genuínas através dos daily’s chamou a atenção do mercado. Com isso, algumas marcas começaram a se interessar por fechar parcerias com contas daily, mesmo que sejam perfis menores. Isso acontece porque o daily valoriza sabe o que? Aquilo que nós sempre batemos na tecla por aqui com vocês: a autenticidade! Não é à toa que a autenticidade é a marca de sucesso, ela é o chamariz para as marcas, que querem gerar uma conexão real com as suas audiências e buscam creators para fazer essa ponte.  

E como o daily funciona como um espaço para engajar conversas mais profundas, receber e dar conselhos, gerar aproximação e compartilhar sem pressão, ele acaba se tornando um lugar para que os creators mostrarem os produtos que usam nas suas rotinas de maneira genuína e, dessa maneira, se torna o veículo ideal para esse cenário onde a transparência e a identificação ganham da perfeição e dos conteúdos altamente produzidos.  

E como eu posso arrasar no meu daily?

Se você está interessado em adentrar esse movimento e expandir a sua conexão com a sua comunidade, aqui vão algumas dicas para o seu daily:  

  1. Seja você mesmo!  
  2. Fique livre para explorar temas que façam sentido para você;
  3. Teste ferramentas de engajemento da plataforma para aproximar quem te acompanha: enquetes, caixinha de pergunta, músicas...  
  4. Use esse espaço para gerar conversas e trocas verdadeiras;  
  5. Aposte em conteúdos com potencial para gerar conversas!  

A popularidade dos daily’s no Instagram reflete a mudança no comportamento das novas gerações. A pergunta que paira agora é: será que essa é uma tendência permanente ou é só uma coisa passageira? Independente da resposta, uma coisa é fato: as pessoas estão sedentas por proximidade e conexões mais verdadeiras, que ajudem a transformar seus seguidores em uma comunidade.  Por isso, os daily’s estão, sem dúvida, desempenhando um papel importante nesse novo cenário da comunicação nas redes sociais.  

Mas e você, o que acha sobre essa tendência? É passageira? Veio para revolucionar a maneira de usar o Instagram? Conta para a gente!  

Se você gostou dessa matéria, deixa seu like e compartilha com aquele amigo que está traçando uma nova estratégia de conteúdo para 2025!  

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