O efeito das reviews: Como o consumismo está moldando nossos hábitos

O efeito das reviews: Como o consumismo está moldando nossos hábitos

Atualizado em:
10/12/2024 15:28

Marketing de influência e o desejo pelos produtos hypados – Vamos entender como a busca por visualizações tem a capacidade de impactar as nossas escolhas de consumo?  

Com certeza você já assistiu ou já passou por algum conteúdo de review nas redes sociais, principalmente as de vídeos, como Instagram, YouTube e TikTok. Nesses vídeos, os criadores analisam produtos de diversos segmentos, mas principalmente de cosméticos - como produtos para skin care, maquiagem, perfumes, produtos para cabelo... E até aí tudo bem, quem não gosta de ter a resenha de uma blogueira de confiança como um “voto de segurança” antes de comprar algum produto para testar?  

A grande problemática é a crescente tendência do consumismo nas reviews. Em pleno 2024, sabemos que as tendências digitais impactam diretamente a vida offline, incluindo os hábitos de consumo. Quando criadores de conteúdo postam muitos produtos para reviews, eles despertam o desejo do público de experimentar esses itens, alimentando o consumismo, mesmo em relação a produtos considerados ruins. Isso ocorre porque, apesar da qualidade duvidosa, o conteúdo gerado atrai visualizações, tornando interessante para o criador continuar consumindo para resenhar.

O formato de vídeo tem o benefício de captar a atenção do público de maneira mais eficaz e, no que diz respeito as reviews, permitem que os usuários das redes vejam a aplicação do produto, a qualidade das embalagens e os resultados do produto em tempo real nos vídeos sob demanda. Dessa forma, tanto marca quanto creator saem ganhando: enquanto os criadores de conteúdo constroem credibilidade nas plataformas através da autenticidade dos seus reviews, as marcas aproveitam do hype dos produtos para alavancar as suas vendas.  

E muito dessas tendências do consumismo partem do lugar de “FOMO” (Fear of Missing Out), que nasce da sensação de urgência de estar integrado em todas as tendências que o digital pode despertar no público. Ao experimentar o que está em alta, consequentemente, você pode dialogar sobre o que está sendo falado com propriedade. O resultado? A onda de consumismo fomentada por esse novo formato deu espaço para inúmeras compras impulsivas que, para além do interesse no produto, vêm motivada pelo sentimento de pertencimento digital.  

Challanges, reviews e conteúdos UGC no entanto não são nossos inimigos! Esses formatos são queridinhos do TikTok e dão espaço para muitos criadores de conteúdo se destacarem no digital, além de serem formatos chamariz para parcerias com marcas – que vêm investindo em collabs e publis com os influenciadores a partir desses conteúdos.  

O intuito desse post é apenas apontar para o consumo consciente e movimentos que contrabalanceiem a onda de consumismo desenfreado, já que as consequências do movimento de estímulo consumista atual são diretas na autoestima e na saúde mental dos usuários, além de impactarem demais nas questões socioambientais e na saúde do planeta.  

Vamos ver então alguns movimentos que tem crescido no digital para combater esse fluxo?  

Underconsumption Core:

Esse movimento busca por alternativas que priorizem a saúde mental, a sustentabilidade e a autenticidade no que diz respeito às práticas de consumo. Nesses conteúdos, os creators incentivam suas comunidades a comprarem menos e valorizarem os ítens que já possuem.  

É um ótimo fluxo de valorização do minimalismo, que enfatiza a simplicidade e funcionalidade. Além de motivar um estilo de vida alternativo que não foca tanto em bens materiais e que estimula os usuários a compartilharem atividades que não envolvam compras, como conteúdos de DIY (Do it Yourself)  

Project Pan:

O movimento "project pan" é uma tendência que se popularizou no TikTok e em outras redes sociais, especialmente entre os amantes de maquiagem e beleza. A ideia central é focar em usar produtos específicos até que eles acabem, em vez de comprar novos. O termo "pan" se refere à base de maquiagem, já que no fundo da embalagem (chamada"pan") pode ficar visível se você usar todo o produto.  

O legal desse movimento é que, a partir dele, muitas pessoas estabelecem metas para terminar um número específico de produtos em um determinado período, como seis meses ou um ano o que, consequentemente, promove sustentabilidade e consciência. Também é um ótimo movimento para engajar a sua comunidade, já que a partir dele, muitas pessoas trocam dicas de como usar os produtos de maneira mais eficaz e discutir experiências de consumo de forma mais saudável  

Desinfluenciar:  

Outro movimento que vem ganhando força no TikTok entre os creators é o de "desinfluenciar". Ele também nasceu como uma reação a essa onda de consumismo desenfreado e, em vez de incentivar a compra de produtos, a ideia é desencorajar as pessoas a consumirem excessivamente, promovendo uma abordagem mais consciente e sustentável em relação ao que compram e usam.

Esses movimentos nascem como uma critica à cultura do marketin de influência da maneira como ele vem se desenvolvendo. Cabe a você, creator que está começando a criar conteúdo e influenciar no digital, entender o poder da sua voz nos hábitos, interesses e consumo da sua comunidade. Portanto, seja consciente e entenda como fazer para se destacar no digital da forma mais saudável e autêntica possível!  

Te vejo na próxima matéria. Fui!

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