Não feche parcerias antes de ver esse artigo!
Saiba quais pontos de atenção são necessários ter em mente quando for se aliar a alguma marca. 🤝
Se você está começando a criar conteúdo e a fechar parceria com marcas, é importante ter em mente alguns do’s e dont’s para evitar problemas, garantir que novas parcerias cheguem e manter sua imagem de influenciador preservada no digital.
Pensando nisso, nós separamos algumas boas práticas para você ter em mente;
1) Não fale mal de um produto concorrente!
Nunca se sabe o dia do amanhã, não é mesmo? Se preserve e preserve suas futuras possíveis parcerias. Elogiar o seu atual parceiro não significa falar mal de uma marca concorrente. O mundo digital é cíclico, como nós bem sabemos: uma hora uma marca está em alta, outra hora ela pode estar em baixa – ou se manchar no mercado, ou falir. Pensando nisso, alinhe o seu discurso a seu favor e não feche portas!
2) Conheça bem a marca com a qual você está fechando uma parceria
Antes de fechar parceria, procure conhecer a marca – seus valores, propósitos, posicionamentos, e entender se eles estão de acordo com os seus, afinal, será o seu rosto, as suas palavras e a sua persona digital que divulgarão aquela marca. Analise a estratégia dos creators que você acompanha e admira no digital. Se você sentir que alguém fechou parceria só pelo dinheiro, você não vai querer comprar, certo? Portanto, leve essa máxima pra sua vida: feche parceria com marcas que façam sentido para você.
3) Procure testar bem o produto antes de fechar uma publi.
Teste também os produtos dessa marca para que a sua review seja fidedigna a realidade, ajudando com que a longo prazo a sua comunidade te enxergue com o uma autoridade no assunto.
Ao invés de publicar o seu feedback sobre o produto após o primeiro uso, teste o produto por um prazo mais longo e entenda a sua performance a longo prazo. Às vezes a primeira impressão pode ser boa/ruim e mudar com o tempo.
Caso algo sobre esse produto tenha te desagradado, envie seu feedback para a marca! É seu papel como parceiro opinar verdadeiramente – seu comentário pode inclusive servir para futuras adaptações dentro da empresa.
4) Fique atento ao tipo de contrato que você fechou nessa parceira.
Se você fechou um contrato de exclusividade, fique atento para realmente não deixar nenhum conteúdo (foto, vídeo...) sua usando outra marca concorrente vazar e você correr o risco de perder esse contrato! Acima de tudo, fique atento às cláusulas de quebra de contrato. Essa é uma dor de cabeça que você não irá querer ter!
Esperamos que essas dicas te ajudem a fechar as melhores parcerias possíveis para o seu crescimento como influenciador digital. Se você gostou, envia pra aquele amigo que também tá precisando de umas dicas! Fui!