Manual do Influenciador Responsável

Manual do Influenciador Responsável

Atualizado em:
18/12/2024 22:34

Dicas de atitudes essenciais para usar sua influência nas redes com consciência e responsabilidade no digital.

Viralizar é bom, né? Ver aquela ideia finalmente emplacando, te gerando mais seguidores, mais visibilidade... Porém, com o crescimento da sua comunidade vem também a necessidade de desenvolver melhor sua estratégia de conteúdo, de se manter mais ativo nas redes para continuar crescendo e principalmente: de criar consciência sobre o fato de que a partir de agora seu conteúdo está influenciando outras pessoas e que, por isso, você precisa ser responsável nas ideias que compartilha.

Afinal, ser influenciador digital vai muito além de criar vídeos divertidos ou ganhar seguidores – apesar dessa parte ser muito divertida, é preciso entender o peso que sua voz possui nas plataformas e usar essa influência de maneira consciente para inspirar, educar e se conectar com seu público de maneira positiva, tanto na sua vida quanto na de quem te acompanha.

Pensando nisso, resolvemos listar algumas dicas práticas e atitudes essenciais para te ajudar a se tornar um influenciador responsável no cenário digital. Bora lá?

Conheça o Impacto da Sua Voz

Sua influência tem um peso emocional:

Nos conectamos com conteúdos que dialogam com nossas próprias vivências, que são diferentes e singulares. Por isso, mantenha sempre em mente que o conteúdo que você cria pode inspirar, educar, entreter, mas também pode gerar consequências negativas na autoestima e na rotina de quem te acompanha se não for bem pensado. As palavras têm poder, escolha-as com cuidado!

Antes de postar algo, busque sempre se perguntar:

  • Essa mensagem está alinhada com os meus valores?
  • O tom de voz que eu usei consegue transpassar minha real intenção?
  • Isso pode afetar negativamente alguém que me acompanha?

Escolha sempre pela transparência e honestidade

Transparência puxa sabe o que? Autenticidade! Não tenha medo de ser autêntico pois, como já abordamos aqui diversas vezes, a autenticidade é a chave pro sucesso no digital. Sendo transparente e honesto sobre os seus pensamentos, você não só terá mais chances de se destacar, como vai passar confiança nos seus posicionamentos.

Separamos três dicas para você manter sempre em mente:

  • Está fazendo uma publicidade? Deixe claro que se trata de uma parceria! Não induza o seu público a consumir algo que você está recebendo para promover, sem deixar claro que é uma promoção. Seja ético!
  • Se posicione de maneira responsável: Vai abordar algum tema polêmico? Faça isso com cuidado, depois de consumir e explorar diferentes perspectivas sobre o tema, sempre respeitando a pluralidade de opiniões e abrindo um espaço seguro e confortável para debate nos seus comentários.
  • Seja honesto com seus seguidores: Cometeu um deslize? Errou? Seja transparente, admita o erro, se responsabilize, não busque justificativas para se safar da culpa do erro. Às vezes, um pedido de desculpas honesto dá muito mais retorno que uma desculpa esfarrapada.

Seja um exemplo de respeito e inclusão:

Vamos supor que você faz conteúdo gamer – nesse caso seu conteúdo vai ser mais nichado, mas dentro desse nicho gamer, terão pessoas de várias realidades te acompanhando: de diferentes faixas etárias, classes sociais, etnias, sexualidades, gêneros, corpos, regiões do país... Por isso, escolher por uma abordagem inclusiva e respeitosa com pessoas de diferentes realidades é essencial. Vamos ver algumas coisas para manter em mente na hora de criar contúdos que promovam diversidade e empatia:

  • Respeite a todos: Não utilize termos, expressões, abordagem que excluam ou diminuam grupos sociais que possam te acompanhar. Dessa maneira, você mantém sua comunidade por perto e entendendo o seu perfil como um lugar seguro.
  • Seja referência em diversidade: Transforme o seu perfil em um lugar que dá voz e espaço para vozes que frequentemente são silenciadas.
  • Empatia é a chave: Assim como falamos acima sobre reconhecer seus erros, saiba ouvir feedbacks também! Às vezes, não por maldade, você pode acabar se expressando de uma maneira que fira outra pessoa, neste caso, ouça com atenção, aprenda e se corrija – essa é a melhor saída.

Crie conteúdo com propósito!

E com a palavra “propósito”, queremos dizer algo que tenha propósito para você! Não precisa ser o conteúdo mais inteligente, mais motivador, mais significativo que a internet já viu, porém, se esse conteúdo tiver propósito e agregar valor para uma estratégia que faça sentido para você - enquanto creator e pessoa física - saiba que as chances de você passar verdade e gerar conexão com ele são muito maiores.

Você pode utilizar o seu perfil pra ser um espaço de conversas sobre assuntos importantes, como educação, saúde mental, sustentabilidade, diversidade... Mas não precisa abrir mão da vertente que faz sentido pra você, seja ela dança, artesanato, de culinária, games, moda, arte, etc. Debata temas relevantes – o público valoriza isto, mas faça de forma que você não deixe de lado os outros temas que fazem sentido pra você.

Cuide da Sua Saúde Mental e do Seu Espaço Digital

Você sabia que criadores emocionalmente equilibrados transmitem maior confiança e segurança? Isso porque, gente, tá todo muito meio lelé da cuca, né? E às vezes, a internet funciona como uma maneira de buscar pessoas que te elucidem as ideias. Por isso, ser um creator que cuida da sua saúde mental é uma ótima estratégia - para além de ser ótimo para a sua saúde pessoal de uma maneira geral – de conseguir alcançar mais contas.

Pensando nisso, vamos ver algumas estratégias para manter o seu bem-estar em dia no digital:

  • Estabeleça limites entre vida digital e pessoal: Evite se expor demais, ainda que seu conteúdo seja sobre lifestyle. Nem tudo precisa ser compartilhado, e você merece seu espaço de privacidade.
  • Faça pausas quando necessário: O esgotamento digital é real! O hiperestímulo é real! E afeta desde os criadores menos ativos, até os mais ativos. Por isso, saiba ler o seu corpo, respeite seu tempo e se dê momentos de desconexão. A internet não vai parar se você deixar de postar o seu post naquele dia difícil, fica tranquilo.
  • Procure apoio psicológico: Você não precisa estar mal de cabeça para buscar apoio psicológico, um psicólogo é uma forma de autocuidado muito importante e que, usada como prevenção de burnout, sobrecarga, esgotamento, é perfeita para te ajudar a lidar com a pressão e com o peso que às vezes vêm com a exposição digital.
  • Reconheça os sinais de esgotamento: dificuldade para dormir, irritação constante ou sensação de obrigação em produzir conteúdo são algumas bandeiras vermelhas. Lembre-se: seu bem-estar deve vir em primeiro lugar.

Ter responsabilidade não significa abrir mão da sua criatividade. Significa usar sua voz para inspirar, conectar e impactar de forma positiva e consciente. Se você gostou desse guia, deixa o seu like e compartilhe com outros criadores e inspire mudanças positivas no seu espaço digital. Te vejo na próxima matéria. Fui!

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...