Instagram: Todas as melhores práticas
Você sabe como tirar o melhor do Instagram? Entender como e quando usar cada ferramenta é a receita do sucesso na plataforma!
O Instagram é uma das redes sociais que mais evoluiu e se atualizou nos últimos anos - já está muito longe da plataforma de compartilhamento de fotos que era dez anos atrás. Hoje em dia, é uma parte essencial da construção de personalidade e público de todo criador de conteúdo. Mas será que você sabe navegar por todas as possibilidades que a plataforma oferece?
O primeiro passo, como em todas as redes, é entender como a plataforma funciona e como você pode se encaixar nela. Conhecer as melhores práticas do Instagram, identificar o seu público e o seu tipo de conteúdo é um ótimo ponto de partida.
O seu público te conhece bem?
O Instagram é uma plataforma de muita interação e engajamento, o que quer dizer que seu público se sentirá mais próximo de você do que em qualquer outro lugar. Por isso, seus seguidores precisam saber o que esperar do seu conteúdo, entender em que universo você se encaixa e criar expectativas sobre o que vem aí.
Para isso acontecer, você deve criar uma gama de assuntos e temáticas habituais, que façam o seguidor te acompanhar e o recomendar para fora da sua “bolha”.
Não há por que seguir alguém que muda sempre o estilo de seu conteúdo, certo? É importante encontrar o equilíbrio entre o habitual e o surpreendente, para assim construir sua identidade na plataforma e manter o público engajado.
A consistência é a chave
Quando se cria conteúdo para o Instagram, a sua consistência de postagem é essencial. Planejar e distribuir seu conteúdo ao longo dos dias, semanas e até meses pode te dar mais segurança e estabilidade na plataforma. A própria rede tende a valorizar perfis mais ativos e recorrentes nas publicações.
Em uma rede social tão competitiva e acelerada, é importante se manter relevante em meio ao bombardeio de informações. Se o criador deixa “buracos” no seu feed ou intervalos muito longos entre um post e outro, pode acabar caindo no esquecimento de algumas pessoas, já que o próprio Instagram vai distribuir menos o seu conteúdo.
Diversifique os formatos
Quanto mais uma plataforma cresce e quanto mais competidores ela tem, mais recursos e ferramentas vão surgir para potencializar a experiência do usuário. Cabe a nós entendermos cada recurso e seu objetivo, para que nosso perfil cresça e evolua junto com a rede.
No caso do Instagram, temos cinco formatos para explorar: o feed, os stories, os reels, as lives e os guias. Vamos entender como cada um funciona?
O feed: sua vitrine para o mundo
O feed de um perfil é seu cartão de visitas – a primeira impressão que alguém terá ao te conhecer. Por isso, é preciso uma curadoria mais afinada do que você quer mostrar, tanto em relação à estética quanto ao conteúdo.
Ter uma bio que forneça as informações essenciais, sem exagerar na descrição, é um passo importante. Além disso, a foto de perfil e o seu nome de usuário devem ser facilmente identificáveis e de fácil leitura. Lembre-se: o seguidor precisa conseguir te encontrar rapidamente em meio às dezenas - ou centenas - de contas que ele vê por dia.
As publicações do feed precisam ser coerentes entre si e representar bem quem você é. Por isso, o planejamento de conteúdo a longo prazo é o melhor caminho para manter seu perfil instigante.
Os stories: a ferramenta da intimidade
Os stories, apesar de não conseguirem tanto alcance quanto o feed, são a melhor chance de gerar aproximação com o público. Isso acontece porque é um recurso extremamente interativo, com opções como caixa de perguntas, enquete e mensagens diretas. Essas ferramentas são suas melhores amigas na hora de ganhar intimidade com seu público.
Aliás, falando em intimidade, o conteúdo dos stories deve ser o mais espontâneo e autêntico possível.
Assim, os seus seguidores vão se sentir próximos a ponto de criarem expectativa em torno do seu conteúdo e serem influenciados pelo seu dia a dia.
Parte desse envolvimento também é criado pela narrativa dos seus stories - é importante ter coerência nas sequências de vídeos ou fotos, para que o público consiga acompanhar sua rotina.
Acessibilidade
Uma dica é colocar informações escritas nos stories, que façam o seguidor prestar atenção no que está sendo dito. Hoje em dia, a maioria das pessoas assiste aos stories sem som, ligando-o apenas quando estão realmente interessadas no conteúdo ou no criador. Por isso, criar títulos ou resumos do que está sendo falado pode ser uma boa forma de prender a atenção do espectador. Você pode até dar um passo além e legendar seus vídeos, o que é excelente não só para retenção de atenção, como para a acessibilidade do seu perfil.
Planejamento
Por fim, o planejamento de publicação dos stories também é importantíssimo. Dividir o conteúdo ao longo do dia ao invés de postar tudo à noite, por exemplo, garante que seu conteúdo esteja sempre no “início da fila” na exibição dos stories de cada espectador.
Reels: o TikTok dentro do Instagram?
Essa era definitivamente a intenção quando essa ferramenta foi introduzida. Porém, hoje em dia, ela é muito mais que isso.
Os reels viraram uma das principais formas de conteúdo da plataforma, gerando um alcance enorme e ganhando protagonismo no display da rede.
Esse conteúdo tem a sua própria aba, centralizada na barra fixa, além de ficar em destaque no “explorar” e ganhar sua própria sessão dentro do feed de novas publicações (os “reels sugeridos”).
O formato consiste em vídeos de até noventa segundos, o que o transforma em uma ferramenta potente de crescimento de audiência e awareness.
Fonte: Emplifi 2022 - Dados de Abr. 21 a Jun 22 - Amostra de 10M de posts publicados por 29k perfis de marca
Como vemos na pesquisa acima, somente no Q2 2022 a média de interações para reels foi quase 40% maior em relação aos vídeos tradicionais. Portanto, podemos esperar que o Instagram continue priorizando o formato, usando o algoritmo para veicular mais vídeos para um público maior.
Reels: Como fazer?
Como sempre, atenção ao conteúdo! São vídeos na vertical, sempre relacionados ao tema principal do seu perfil. Para uma melhor retenção do público, quanto mais curto, melhor! Priorize a chamada ou a informação principal do seu vídeo nos primeiros 3 segundos.
Lives e guias: mais chances de se conectar com os seguidores
Os últimos dois formatos são os de menos alcance, mas também são ótimos caminhos para construir uma aproximação com o público.
Transmissões ao vivo costumam ser um momento de interação direta, em tempo real, com um público menor e mais engajado. Os seus seguidores são notificados quando a live é iniciada e o conteúdo não pode ser editado. Existe também a possibilidade de unir dois públicos e fazer uma transmissão ao vivo com outro criador.
Já os guias são curadorias de conteúdo, através da criação de listas com os temas que o público mais se interessa. No momento, existem três tipos - publicações, locais e produtos cadastrados no Instagram shop. Pode ser uma boa opção para dicas e recomendações para os seguidores.
Quanto mais interação, melhor!
O Instagram é uma das plataformas que mais engaja o público e o aproxima dos criadores. O influenciador, por sua vez, tem a chance de potencializar isso ao máximo respondendo e curtindo comentários, incentivando diálogos, fazendo perguntas, e por aí vai.
Seu conteúdo está sendo visto?
O uso de hashtags também é importante para classificar o seu conteúdo e o tornar mais fácil de ser encontrado. Uma boa forma de escolher as que vão ser usadas em cada post é pesquisá-las antes, ver que tipo de conteúdo está ali e avaliar se o seu se encaixaria de forma natural. A quantidade de posts marcados por uma mesma hashtag também é uma informação importante – quanto mais competitiva, menor é a chance da sua publicação ser encontrada.
Fique de olho na plataforma e acompanhe as mudanças que ela propõe
Assim como qualquer outra rede, o Instagram está sempre se atualizando. Parte do trabalho de um criador é se manter em dia com os recursos e possibilidades de cada rede e se divertir explorando o seu conteúdo de formas diferentes.
Também é essencial acompanhar as tendências do público e entender o que eles esperam do seu perfil. Afinal, seus seguidores são sua maior alavanca!
E agora que você já recebeu todas essas indicações, bora programar o próximo conteúdo?