Identidade Verbal: Como achar seu tom de voz no digital?

Identidade Verbal: Como achar seu tom de voz no digital?

Atualizado em:
17/12/2024 19:01

Entenda como alinhar sua maneira de se expressar verbalmente com o seu conteúdo - construindo assim uma persona autêntica e gerando conexão com a sua comunidade.

Nem só de imagens se conta u ma história! Na última matéria, falamos sobre a importância de ter uma identidade visual bem definida. Mas você sabia que a sua maneira de se comunicar, o famoso “tom de voz” que você escolhe para o seu perfil, é tão importante quanto a estética do seu feed? A escolha de palavras tem o poder de criar conexões afetivo sociais, gerar identificação e transmitir sua personalidade no digital.

Desenvolver uma boa identidade verbal é criar uma “assinatura” para o seu modo de se comunicar – que vai definir como você se expressa e como o seu público se relaciona com a sua mensagem.

“Mas Nestor, como eu crio a minha?” - vem comigo que eu vou te explicar!

O que é identidade verbal?

Se a identidade visual é como você deixa a sua marca a partir da imagem, a identidade verbal é a maneira como você se comunica com seu público através da forma com a qual você escreve e fala. Ela envolve a escolha do seu tom de voz, o seu estilo de linguagem, os temas que você aborda, os bordões que você usa para se comunicar e até mesmo a maneira como você se posiciona diante de assuntos polêmicos.

Ela vai impactar quem se identifica com o seu conteúdo, quais contas você atinge nas plataformas, além de garantir que suas mensagens sejam claras e consistentes dentre seus perfis de todas as plataformas para onde você cria conteúdo.

Por que ter uma identidade verbal bem definida é crucial para seu crescimento no digital?

Ela te humaniza:

Pense nos últimos perfis que te chamaram a atenção. O que você diria que fez com que eles se destacassem aos seus olhos? Mesmo sem saber quais perfis você pensou, um palpite bem latente é de que eram perfis muito autênticos.

Isso porque, em meio a tantos estímulos, o que te ajuda a se destacar online é a sua autenticidade. Se você utilizar palavras neutras, um tom de voz frio ou distante, as chances de que outras contas se identifiquem com você diminui. Por isso, ser o mais genuíno e orgânico é uma estratégia que pode te levar longe!

Cria uma conexão emocional:

Ainda sobre autenticidade, utilizar recursos de linguagem orgânicos te ajudam a criar confiança e identificação entre você e quem está consumindo seu conteúdo. Se seu público se sentir ouvido e representado, muito provavelmente ele permanecerá engajado através dessa conexão emocional.

Como criar sua identidade verbal?

Defina seu propósito:

Antes de tudo, é importante entender o que você quer comunicar e quais valores quer transmitir ao seu público. Faça uma auto-avaliação:

  1. Por que eu crio conteúdo?
  2. O que eu quero que meu público sinta ao consumir meus conteúdos?

A partir das suas respostas, você terá uma base que vai nortear todo o resto do processo.

Escolha seu tom de voz:

A escolha do seu tom de voz deve refletir sua personalidade. Ele pode ser:

  • Formal ou informal: Você quer passar a imagem de ser um especialista, com um tom mais profissional, ou o seu objetivo é se aproximar da sua comunidade com leveza e descontração?
  • Inspirador ou divertido: Seu foco é motivar ou entreter?
  • Empático ou direto: Faz mais sentido para você se conectar através da empatia ou da clareza objetiva?

Use o SEO a seu favor!

SEO significa "Search Engine Optimization", ou Otimização para Mecanismos de Busca. O objetivo do SEO é aumentar a visibilidade de um conteúdo, fazendo com que ele apareça entre os primeiros resultados de busca quando alguém procura por palavras-chave relevantes.

Por isso, uma boa dica é que você identifique palavras-chave importantes para o seu nicho de atuação, liste elas e legende os seus vídeos utilizando essas palavras, de forma com que o algoritmo das plataformas entendam que dentro daquele assunto, você é uma boa referência. Por exemplo:

  • Se seu conteúdo é sobre bem-estar, você pode usar palavras como "autocuidado", "conexão" e "presença".
  • Já se seu nicho é moda, você pode optar por expressões como "estilo", "tendências" e "versatilidade".

Aplica essa dica e conta pra gente se funcionou depois!

Conheça seu público:

Entender com quem você está falando é uma ótima maneira de saber para quem o seu conteúdo está sendo direcionado e desenvolver estratégias narrativas que te aproximem do seu público - e com “estratégias narrativas” não queremos dizer que você precisa criar um personagem para conseguir ser gostado por quem te assiste, mas entender a melhor forma, dentro da sua própria autenticidade, de dialogar com eles. Por exemplo: quem te acompanha são mais homens ou mulheres? De qual faixa etária? De quais regiões do país? Com qual sexualidade? Tudo isso influencia e através da Aba de Performance do PlayNest você consegue ter acesso a todas as suas métricas, inclusive a descobrir como anda a sua audiência e como é o seu público. Vale a pena conferir!

Seja consistente:

Se em uma rede você se comunicar de um jeito X, e em outra você se comunicar de um jeito Y, o seu público vai ver que aquilo é uma estratégia para entender qual tom de voz engaja mais e, provavelmente, não sentirá verdade na mensagem que você quer transmitir. Por isso, é importante criar conteúdos a partir da mesma identidade verbal em todas as redes em que você está presente a fim de gerar lealdade.

Dica do Nestor:

Faça um exercício simples para descobrir o seu jeito de se expressar: escreva um post como se estivesse conversando com um amigo próximo. Como seria essa conversa? Quais palavras você usaria? Esse é o ponto de partida para encontrar sua voz autêntica!

Feito isso, utilize esse tom nas suas legendas, na sua fala, nas suas interações e repare como sua comunidade responde a essa mudança. Faça sem medo! Assim como na vida as amizades se renovam, no digital você pode até desagradar alguns com uma mudança no seu posicionamento, mas, se essa mudança vier para melhor, pode ter certeza que vai te gerar laços mais fortes com o seu público, além de aproximar ainda mais usuários interessados no que você tem a compartilhar.

Se você gostou dessa matéria, deixa seu like e compartilhe no nosso Ninho todos os insights que você colocar em prática. Vamos juntos transformar o seu conteúdo em influência? A identidade verbal é apenas o começo!

Até a próxima matéria. Fui!

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