Entendendo o fenômeno BookTok
Como creators podem aproveitar a tendência literária na sua estratégia de conteúdo?
Tá, Nestor, mas... O que é o BookTok?
Tente se lembrar: alguma vez você ja foi fisgado por um creator com um ótimo storytelling que te prendeu contando uma história muito interessante sobre a sua vida mas que, no fim do vídeo, te contou que aquela história na verdade era o enredo de um livro?
Pronto, agora você já associa o que é BookTok! O nome BookTok foi criado para se referir a essa comunidade que está em crescente dentro do TikTok e que reúne criadores de conteúdo apaixonados por livros e por literatura. Nos últimos anos, esse nicho atraiu milhões de usuários e teve um impacto gigantesco na indústria editorial, gerando grande visibilidade para autores e obras.
Esses criadores conhecidos como BookTokers usam a plataforma para compartilhar resenhas, recomendações, discussões e reações sobre livros, além de interagir com uma grande comunidade de amantes dos livros. O que começou com um formato simples, se transformou em algo bem elaborado, que por sua vez se tornou um verdadeiro movimento cultural. Vamos conhecer mais sobre esse fenômeno?
Como surgiu?
O BookTok surgiu em meados de 2020, durante a pandemia, quando os todos estavam reclusos em casa e muitos mergulharam nos livros como forma de entretenimento. Com isso, alguns creators começaram a compartilhar as resenhas e recomendações dos livros que estavam lendo no TikTok e o formato fez tanto sucesso que cresceu, aderiu a hashtag #BookTok e logo se transformou em um nicho declarado. Na época de sua ascensão, livros como "O Universo numa Casca de Noz" e "A Culpa é das Estrelas" foram uns dos primeiros a ganhar destaque aqui no TikTok Brasil.
Por que o BookTok é um nicho interessante para creators?
Como diria a autora Carla Madeira, “uma vida sem literatura é uma vida muito higienizada”. Ler é um hábito que ativa o cérebro, aumenta a imaginação, expande o vocabulário e a criatividade, estimula o raciocínio e, em uma indústria tão grande como a do marketing de influência, todas as armas que existem a seu favor para se destacarem como um creator autêntico e diferenciado nas redes devem ser agarradas com todas as forças!
Por isso, criar conteúdo sobre livros e literatura é uma maneira de não só incentivar esse hábito em outros usuários e criadores, mas de aumentar sua própria criatividade! Micro e nano influenciadores podem se destacar, sendo autênticos e compartilhando suas paixões literárias com seu público.
Vamos ver alguns dados que comprovam a potência desse nicho?
- Números Impressionantes
Estudos mostram que a hashtag #BookTok tem mais de 20 bilhões de visualizações no TikTok! Dentre os gêneros mais mencionados estão fantasia, ficção científica, romance (principalmente YA – romance Young Adult) e suspense.
- Efeito nas Vendas de Livros
O impacto do BookTok sobre as vendas de livros é notável. Muitos dos livros que se tornam populares no BookTok frequentemente veem um aumento significativo nas vendas! Livros que começaram a ganhar destaque na plataforma viram bestsellers, como foi o caso de Divinos Rivais, Era Uma Vez Um Coração Partido e A Biblioteca da Meia Noite, por exemplo.
A obra "A Vingança da Senhora Lúcifer", por exemplo, teve um aumento de 200% nas vendas após ser mencionada em vídeos no TikTok. Isso só reforça o que sempre falamos aqui: o poder de nano e micro creators de influenciar a partir da autenticidade e de criar uma comunidade que confia e acredita no seu potencial.
Os principais formatos de conteúdo no BookTok
Agora que você já entendeu o nicho, é preciso entender os formatos de conteúdo de BookTok que se destacam dentro da plataforma. Aqui estão os principais:
1. Resenhas Rápidas
As resenhas são muito populares nesse nicho! Criadores de conteúdo compartilham suas opiniões sobre os livros (normalmente em vídeos curtos e objetivos, destacando os pontos mais marcantes da história, sem dar spoilers. Esse formato é ideal para capturar a atenção do público e gerar curiosidade, como fez essa creator aqui, falando sobre o livro Pessoas Normais, de Sally Rooney. Ou como essa creator aqui fez, explicando O Cortiço, de Aluísio Azevedo, um clássico muito recomendado a estudantes do ensino médio e fundamental. Essa é uma maneira de, além de incentivar a leitura, também engajar os jovens e se dedicarem mais às aulas de literatura!
2. Desafios e Tags
O BookTok adora criar desafios e tags criativas, como:
- #BookChallenge – por onde creators podem participar de desafios de leitura, como esse por exemplo
- #TBR (To Be Read) - para compartilhar os livros que estão na lista de leitura, como esse creator fez;
- #BookshelfTour – para mostrar os livros que compõem a sua estante, como essa creator fez.
Participar dessas trends pode ajudar creators apaixonados por leitura a ganhar visibilidade e atrair novos seguidores para suas comunidades.
3. Reações a Passagens
Criar vídeos de reação a passagens de livros que causam fortes emoções (sejam de alegria, raiva ou tristeza) é uma forma de gerar engajamento. Ao capturar as emoções que o livro provoca, o criador se conecta com seu público de uma maneira única.
Temos aqui esse e esse formato de vídeo de passagem. As abordagens são diferentes, mas perceba que o que une as duas são o fato de que a estrutura do vídeo é bem feita. E lembre que há público para tudo! Desde passagens bíblicas até contos de terror, os usuários se interessam por histórias bem contadas.
Recentemente, nós fizemos uma matéria sobre técnicas de storytelling que podem te ajudar a ampliar o seu desempenho como contador de histórias, vai conferir!
4. Duetos e Colaborações
Ao usar o recurso de duetos do TikTok, você pode aproveitar a visibilidade do outro criador para aumentar seu alcance e engajamento.
Por exemplo, uma creator fez um vídeo lendo o romance O Priorado da Laranjeira, de 848 páginas, em um dia. Com isso, outra creator fez um dueto com ela, comparando o andamento da leitura das duas durante o dia. Isso fez com que o vídeo original tivesse mais visibilidade e, por sua vez, trouxe para o vídeo do dueto mais curiosidade.
Outro estilo de dueto é como esse aqui, que reage a dicas práticas de leitura.
Com isso, você pode utilizar os duetos do TikTok de várias maneiras criativas: tendo reações engraçadas, como foi o caso desse último exemplo que citamos acima, fazer uma disputa, desafios de leitura ou react de resenhas. As possibilidades são muitas, basta você explorar!
5. Book Hauls
Os Book Hauls são esse formato de vídeos onde os criadores mostram os livros que compraram, ganharam ou que estão ansiosos para ler. É muito popular na plataforma, já que incentiva a interação com a comunidade sobre quais livros eles também querem conhecer!
Essa creator, por exemplo, compartilhou os livros que ela mais gostou de ler em 2024 e os que ela menos gostou de ler. Dessa maneira, ela autenticamente compartilha sua opinião, dá dicas e engaja com a sua comunidade!
Como criar um conteúdo que bombe no BookTok?
Se você quer começar a explorar o BookTok e se tornar um criador de conteúdo literário de sucesso, nós temos algumas dicas valiosas:
- Seja Autêntico: Compartilhe suas opiniões reais sobre os livros que você está lendo!
- Use Hashtags Populares: Hashtags como #BookTok, #BookReview, #TBR são famosas na plataforma, mas busque outras relacionadas a desafios ou tendências literárias para expandir sua audiência!
- Aposte em ganchos e edições criativas: Capriche nas edições, use e abuse de efeitos, cortes, transições e músicas para deixar seus vídeos mais dinâmicos.
- Interaja com a sua comunidade: Responda aos comentários, faça enquetes, pergunte sobre os livros preferidos dos seus seguidores.
- Inove com Formatos Diferentes: Não tenha medo de experimentar novos formatos de vídeo, como reações, citações de livros ou vídeos de storytelling. O céu é o limite!
Pronto para começar sua jornada no BookTok? Pegue seu livro favorito e dê o primeiro passo para se tornar um influencer literário de sucesso no digital! Se você gostou dessa matéria, não esquece o like e compartilha com aquele amigo que está pensando em começar a criar conteúdo pro TikTok! Fui!