Estratégia de Conteúdos longos VS. Conteúdos curtos
Como entender qual formato é ideal para a sua estratégia de conteúdo?
Que os vídeos curtos estão em alta no digital eu tenho certeza de que você já sabe. Mas como entender se esse formato é o ideal para a sua estratégia de conteúdo? Ou para a sua comunidade? As perguntas são muitas e nós pretendemos desvendar alguns desses mistérios aqui nessa matéria.
A primeira coisa que você deve ter em mente é que não existe certo e errado no quesito formatos, mas sim o formato que dialoga melhor com a estratégia que você está desenvolvendo para a sua comunidade.
Enquanto o YouTube é uma plataforma nativa de vídeos longos que, com o tempo, implementou vídeos curtos através do YouTube Shorts, o Instagram e o TikTok são plataformas nativas de vídeos curtos que estão ampliando o tempo de exibição para conseguir transitar pelos dois tipos de formato.
A principal diferença entre os dois é que:
Já que os conteúdos de longa duração têm mais tempo de tela para se aprofundar nos assuntos, eles acabam sendo ideais para explorar um tema com maior profundidade, destrinchando-o, fazendo análises mais complexas e completas, apresentando pesquisas e dados a fundo... Enquanto isso, os conteúdos de curta duração são ideais para passar as informações de forma mais sucinta, resumida e impactante.
Você pode se consolidar como autoridade no seu nicho em ambos os formatos. Mas antes, é importante entender alguns tópicos para saber em qual dos dois formatos apostar.
Entendendo onde está a sua comunidade
“Nestor, de novo sobre comunidade?” Creator, SEMPRE sobre comunidade! Afinal, apesar do seu conteúdo dever ser coerente com o que faz sentido para você enquanto influenciador, não adianta você criar se não tem quem consuma o seu conteúdo, certo?
Por isso, é importante que você mapeie quais são as plataformas onde a sua comunidade está mais presente para que você possa expandir a sua audiência, melhorar a sua performance e apostar em conteúdos assertivos não só considerando a preferência de quem te assiste, mas a estrutura da plataforma para qual você está criando.
Estabelecendo uma intenção para aquele conteúdo
Vamos dar um exemplo hipotético de que a sua estratégia de conteúdo utiliza o YouTube como rede nativa, por onde você disponibiliza vídeos longos, e que você utiliza o TikTok e o Instagram como “plataformas trampolim” para divulgar os seus vídeos longos – neste caso, a sua estratégia para cada uma das redes será uma.
Já se a sua estratégia de conteúdo for apostar em vídeos curtos como a base principal do seu conteúdo, a forma com a qual você estruturará esses vídeos será outra.
Em outro cenário, onde a sua estratégia de conteúdo é multiplataformas e você não apenas divulga o seu conteúdo principal nos aplicativos de vídeos curtos, mas cria conteúdos proprietários para cada uma dessas plataformas e formatos, a sua abordagem também será outra.
Por isso é importante definir como você pretende se portar online a fim de conseguir desenvolver um plano tático que te alavanque no digital, sem que você esteja tendo retrabalho ou sendo repetitivo.
Analisando perfis do mesmo nicho que o seu
Se você é um creator da área de beleza, busque estudar: onde estão os influenciadores que você admira no digital? Quais são as plataformas nativas deles? Eles costumam focar em uma só ou em várias? Nas plataformas onde eles não estão, por que será que eles não estão?
Se você é da área do humor: será que vídeos longos são a melhor pegada no momento? Se você é do nicho gamer: será que não é válido ver por quais streamings os influencers que você admira começaram?
É interessante fazer esse mapeamento, não para você ser “mais do mesmo” na plataforma, mas para você estudar quais formatos te ajudam para o que você pretende fazer. Às vezes um formato que você goste muito não seja necessariamente o formato mais interessante para o seu tipo de conteúdo. Ou talvez seja. Você só vai saber analisando e testando! Não se prive de testar. Teste e explore as múltiplas possibilidades que você tem ao seu favor.
Entendendo o que funciona melhor na plataforma
Se o Instagram é uma plataforma nativa de fotos e vídeos curtos, apostar somente em IGTV talvez não seja a melhor estratégia de todas. Porém, apostar em vídeos curtos e utilizar o formato do IGTV para compartilhar análises mais complexas que você já tenha trago em outros conteúdos seus, pode ser interessante.
Se o TikTok é uma plataforma de vídeos curtos, que favorece narrativas dinâmicas, com cortes, ganchos e recursos que prendam a atenção do público, talvez focar em vídeos mais complexos, mais longos e com explicações mais detalhadas, seja uma estratégia melhor para o YouTube.
Ambos os formatos tem vantagens, basta você entender o que funciona melhor para o seu estilo de creator, para o seu nicho de atuação e para o que a sua comunidade gosta de consumir.
Espero ter te ajudado! Fui!