Como Usar o Pinterest: Um Guia Completo para Iniciantes

Como Usar o Pinterest: Um Guia Completo para Iniciantes

Atualizado em:
10/12/2024 15:23

O Pinterest é o aplicativo queridinho de quem quer buscar referências visuais e tendências. Mas você sabe como aproveitá-lo ao máximo? A gente te conta!  

“Essa pessoa parece que saiu do Pinterest!”  

Para muitos, a frase acima é o MAIOR elogio que você poderia dar! Isso porque o Pinterest é uma rede social que atua como um grande catálogo de referências. É de lá que muitas tendências visuais que você já deve ter acompanhado em outras redes sociais saíram.  

Viu o perfil de alguém e achou aesthetic? Então deixa eu te contar um segredo: há grandes chances de que as inspirações desse “creator cool” tenham partido de lá.  

E o Pinterest é uma ferramenta muito versátil! Lançada em 2010, a rede social é popularmente usada para compartilhar os seus conteúdos e salvar conteúdos de outros perfis, criar pastas, gerenciar pins, criar “pinboards”... Mas as interações não são como no Instagram, por exemplo, porque apesar de ter uma aba para mensagens, a proposta da rede é outra.  

Não entendeu direito? Calma, vou te explicar todas as maneiras que você pode usar o Pinterest:

Descobrir tendências

Nichos como moda, design, beleza, viagem, decoração, arquitetura, artes visuais têm no Pinterest uma grande fonte de referências para acompanhar quais tendências estão em alta no momento. Claro que, assim como outras redes sociais, você precisa adestrar o seu algoritmo para que ele compreenda seus gostos e interesses, mas uma vez feito isso, as chances de grande parte das suas inspirações surgirem de lá a partir de agora é grande!  

Buscar inspirações para projetos art attack

Você é um amante do DIY (“Do It Yourself”)? Os usuários do Pinterest também!  

Tem muito conteúdo de “faça você mesmo” na plataforma, desde moda à decoração, passando por vários tipos de artesanato, o que não falta lá são ideias. E o mais legal é que você pode criar painéis de colagem específicos para cada tipo de projeto, juntando diferentes inspirações que você buscou para uma mesma finalidade.

Organizar suas referências

Os virginianos quase choram de felicidade com essa funcionalidade! No Pinterest, você pode organizar suas referências de diversas maneiras:

  • Salvando os pins: Os pins nada mais são do que os conteúdos da página, que você consegue salvar a medida que for encontrando interesses.  
  • Criando colagens: Como falamos acima, existe essa funcionalidade na plataforma para você pode montar um moodboard de referências com conteúdos que você achar por lá.  
  • Montando pastas por assuntos: Dividindo suas pastas por temas de interesse, por exemplo: ideias de conteúdo de vídeo; ideias de conteúdo estático; ideias de look; ideias de feed; trends do momento... E por aí vai.  

Pesquisar produtos específicos

Viu um look que você curtiu e se apaixonou por alguma peça? Através do Pinterest você pode selecionar aquela peça através da lupinha do aplicativo e ele mesmo te mostra outros produtos similares, inclusive patrocinados, que já te levam diretamente para a página de compra! No entanto, temos dois adendos:  

  • Preste atenção na veracidade e na procedência das páginas patrocinadas para você não cair em golpes!  
  • E em meio a essa onda consumista extrema que vem rolando no digital atualmente, a gente aproveita esse espaço para salientar a importância de comprar com consciência e sustentabilidade! O planeta agradece.  

Buscar tutoriais

Quer fazer uma make super descolada? No Pinterest te ensina. Quer fazer uma receita pra fazer o seu perfil deslanchar no digital? O Pinterest te ensina. Quer AS MELHORES TÉCNICAS DE PAISAGISMO? O PINTEREST TE ENSINA! Lá você encontra tutoriais de todos os nichos diferentes para você se inspirar na hora de criar a sua estratégia de conteúdo.  

Fazer networking e expandir sua comunidade!

Apesar do Pinterest não ser uma rede mais utilizada para interações com outros usuários, uma ferramenta bem legal da plataforma é que você pode conectar o seu perfil com o seu perfil do Instagram! Com isso, você consegue replicar seu conteúdo do Instagram para o Pinterest e, dessa maneira, expandir o alcance do seu conteúdo entre as plataformas, aumentar a sua comunidade, descobrindo novos perfis-referência e fazendo networking com o seu nicho!  

Essas são apenas algumas maneiras de usar o Pinterest. Na prática, é capaz de você descobrir até outras funcionalidades. Se isso acontecer, não esquece de compartilhar o conhecimento com os outros creators lá do ninho, viu?  

Até a próxima matéria. Fui!  

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...