Como ganhar dinheiro criando conteúdo para a internet?
Se você achou que para monetizar era só fechando publicidade, nós viemos te mostrar que: não, achou errado! Venha aprender outras formas de ganhar dinheiro criando conteúdo no digital.
Começar a monetizar no marketing de influência não é fácil, ainda mais quando você está começando a criar conteúdo... Às vezes, a tendência é achar que a única maneira de ganhar dinheiro como influenciador é fechando publis. Mas graças aos deuses da internet, nós estamos aqui para te contar que: não, essa não é a sua única saída! Existem diversas outras maneiras com as quais você pode rentabilizar online e, na matéria de hoje, nós vamos te apresentar a elas.
Bora lá?
Poste & Ganhe
Se você acompanha o PlayNest, é bem provável que já tenha visto algum post ou menção ao modelo Poste e Ganhe de monetização - que consiste em criadores serem remunerados ao publicarem conteúdos sobre um serviço, produto ou marca em suas redes sociais. Os critérios de monetização desse modelo variam de acordo com as regras estipuladas pela marca parceira, podendo ser considerados a quantidade de posts feitos, ou número de interações, o alcance, o engajamento... Varia!
Na aba de monetização do nosso aplicativo você encontra as campanhas de Poste & Ganhe parceiras do PlayNest, disponíveis para que você comece desde já a monetizar a sua carreira como influenciador digital!
Programa de Afiliados
Esse é um ótimo programa para quem está começando a criar conteúdo! Funciona da seguinte maneira: o influenciador compartilha um link exclusivo para um produto ou serviço nas suas redes sociais e, quando seus seguidores compram o produto através desse link, ele recebe uma comissão pela venda realizada.
Muitas marcas oferecem programas de afiliados próprios, você pode fazer um lista das marcas que te interessam e que interessam a sua comunidade e ir diretamente nos seus websites. Contudo, também existem redes de marketing de afiliados, que fazem parceria com amplas gamas de marcas parceiras e conseguir essas parcerias através desses portais.
Os pagamentos funcionam da seguinte maneira:
- Pay-per-sale (Pagamento por venda): Os pagamentos são baseados em quantas vendas o afiliado pode gerar para o vendedor.
- Pay-per-click (Pagamento por clique): O pagamento das comissões do afiliado dependem de quanto tráfego ele foi capaz de redirecionar ao site do vendedor através de seu link de afiliado.
- Pay-per-lead (Pagamento por leads): As comissões são pagas por cada potencial cliente que o afiliado foi capaz de converter para realizar uma venda no site da marca.
Parceria com Cupom
“Use o cupom PlayNest10 e ganhe 10% de desconto. Mas é válido só até amanhã, viu?” - Com certeza você já viu algum conteúdo assim. E a boa notícia é: esse formato de monetização é realmente eficaz!
Funciona da seguinte maneira: o influenciador fecha parceria com uma marca para oferecer descontos especiais ao seu público através de um código de cupom exclusivo. O creator promove o cupom nas suas redes e, caso consiga gerar vendas através do seu cupom, ganha uma comissão sobre cada venda realizada ou um pagamento fixo pela divulgação - dependendo do que for acordado com a marca parceira.
Uma estratégia que está inclusa neste modelo de parceria com cupom é a questão de tempo de viabilidade do cupom, que ajuda a criar um senso de urgência nos clientes, fazendo com que eles queiram adquirir o produto imediatamente – o que beneficia tanto o creator quanto a marca.
Monetização das Plataformas – Publicidade
Sabe aquele anúncio que aparece no meio do vídeo do YouTube? Ou aquele que surge do nada enquanto você scrolla o perfil do Instagram ou do TikTok daquele creator que você gosta? Então: são seus influenciadores preferidos monetizando!
Grande parte das plataformas mais utilizadas para criação de conteúdo possuem seus próprios mecanismos de monetização para os criadores de conteúdo: YouTube, Instagram, TikTok e Facebook, por exemplo, possuem monetizações que funcionam através anúncios de marcas que são exibidos nos vídeos, stories e nas publicações, e que são convertidos para que o criador receba parte dessa receita. Ao atingir certos requisitos - como um número mínimo de seguidores ou visualizações - o creator pode ativar a monetização de seus conteúdos nas plataformas.
Clube de Assinatura
O clube de assinatura é um modelo de monetização que permite que os seguidores paguem uma certa quantia mensal para acessar conteúdo a um exclusivo do influenciador – que podem incluir vídeos especiais, postagens, bastidores ou até um tipo de interação direta com os fãs. Plataformas como YouTube, Twitch e Patreon são as mais famosas por utilizar esse tipo de recurso.
Portanto, vamos supor que você é um influenciador do nicho culinário e resolve criar um clube de assinatura, por onde seus seguidores pagam uma taxa mensal para acessar receitas inéditas e tutoriais exclusivos que você produziu – isso configura um clube de assinaturas!
Conteúdos Exclusivos
Seguindo a mesma lógica do clube de assinaturas, o conteúdo exclusivo é um recurso que funciona de maneira similar - reservado apenas para uma audiência paga ou muito engajada - mas que é amplamente utilizado no TikTok e Instagram.
Esse conteúdo pode incluir vídeos, fotos ou informações mais profundas sobre um determinado tema. Apenas quem estiver disposto a pagar, poderá acessar esse material, que pode ser feito através de um close friends.
Desenvolver Uma Coleção com Uma Marca Parceira
Essa é uma forma de monetização um pouco mais complexa para quem está começando a criar conteúdo, já que depende de que sua visibilidade no digital seja grande a ponto de uma marca achar vantajoso criar algo em collab com você - mas como estamos apresentando as formas de rentabilidade mais famosas da internet, vale a pena apresentar essa também.
Nesse caso, a monetização envolve o influenciador colaborar com uma marca para criar uma linha de produtos exclusivos - como roupas, tênis, acessórios, entre outros. A presença do influenciador no processo vai desde o desenvolvimento à promoção da coleção e a comissão é aplicada em cima de cada produto da coleção vendido.
Você sabia que existiam todas essas maneiras possíveis de monetizar no digital? Chega de achar que monetização é só publi! Continue acompanhando nossos conteúdos para expandir cada vez mais o seu repertório de estratégias e, se você gostou desse post, deixa seu like e compartilha com a gente lá no Ninho as suas percepções! Fui!