Autenticidade X Algoritmo

Autenticidade X Algoritmo

Atualizado em:
16/12/2024 15:22

Como ter uma estratégia alinhada para você crescer nas redes sociais.

Ser autêntico em meio a tantas fórmulas pré-definidas que já fazem sucesso nas plataformas é um desafio. Apesar da importância indiscutível de considerar qual tipo de conteúdo a sua audiência gostaria de consumir no seu perfil, é importante se manter fiel à produção que faz sentido para você enquanto indivíduo e creator – dessa maneira, você terá bem mais propriedade e assertividade para exercer o papel de influenciador no sentido mais literal da palavra.  

Falando assim pode parecer fácil, mas aqui no digital nós sabemos que não é. A síndrome do impostor, juntamente com as tendências atuais em alta dentro do nicho em que você está inserido, aliadas a ele – o mais temido de todos: O ALGORITMO – podem ser grandes obstáculos para que você consiga de fato colocar o seu querer acima do querer do mercado.  

Mas a verdade é que a autenticidade é o caminho das pedras na hora de construir uma comunidade engajada e de se desenvolver como uma autoridade digital em determinado assunto. E para isso, você como criador deve entender alguns conceitos e hoje o PlayNest veio aqui te apontar quais.  

Bora ver?

  1. Desenvolva o seu próprio estilo:

Para se aproximar cada vez mais da autenticidade é importante que você desenvolva um estilo próprio! Definir uma unidade narrativa é importante para que você se destaque dentro do seu nicho a partir de uma marca registrada: pode ser um bordão, um jeito de se expressar física ou verbalmente, as referências que você costuma trazer no seu conteúdo... Busque e estude os influenciadores e marcas que você admira e entenda o que faz deles únicos!  

Entenda também se você quer ser um especialista ou um generalista na hora de criar conteúdo. Para a sua estratégia de conteúdo é mais interessante nichar o seu público ou expandir ele? Estude sua audiência e analise com quais temas a sua comunidade engaja mais.

Para entender se um formato deu certo com o seu público procure olhar os insights da publicação: perceba que tipos de comentários surgem quando você testa um formato novo, quais são os momentos que o seu vídeo mais reteve o público ou quais conteúdos seus mais tiveram compartilhamentos.

Dica: através do Relatório de Performance do PlayNest você consegue ter uma visão geral do seu desempenho – big numbers, posts que deram certo, os que nem tanto, quantos seguidores você ganhou ou perdeu... Vale conferir!  

  1. Seja verdadeiro e transparente:

Com você e com o seu público! Provavelmente o que aproximou a sua comunidade foi o jeito com o qual você se expressa, as perspectivas que você traz para os assuntos que te interessam e que interessam a sua audiência - então nada mais justo do que você ser honesto com eles também caso mude de opinião sobre algo! Afinal, somos humanos e humanos mudam, amadurecem, evoluem... Nem sempre os mesmos assuntos vão te interessar e tudo bem compartilhar novos nichos e posicionamentos com a sua comunidade!  

Talvez isso te faça perder alguns seguidores? Sim! Mas vai te aproximar de um pessoal que pensa e se identifica com quem você é no aqui e no agora. A vida é fluida, assim como seu conteúdo e sua comunidade. Quem fecha contigo vai continuar contigo, confia!  

  1. Conheça a sua comunidade:

Nano e micro influenciadores, apesar de não terem um alcance tão grande quanto o de creators já consolidados no marketing de influência, costumam ter um engajamento maior por parte da sua comunidade pela proximidade com eles. Através da sua comunidade você consegue reforçar o laço com os seus seguidores, entender quais plataformas eles mais utilizam, aumentar o seu engajamento... Desenvolver uma comunidade é ter um espaço para criar conexões com a audiência que consome seu conteúdo.  

Ter contato com eles te ajuda a ter um termômetro para entender o que está funcionando e o que não está dentro da sua estratégia de conteúdo e das plataformas onde você costuma criar, por isso nossa dica é: fortaleça a sua comunidade! Faça perguntas a eles quando for responder aos seus comentários, instigue eles a acompanharem a sua rotina, conhecer seus gostos, suas manias e demonstre para eles que você considerou a opinião deles na hora de criar sua estratégia e produzir seus conteúdos. Eles serão seus novos melhores amigos.

  1. Use trends ao seu favor...:

Mas não plagie ou busque o mais do mesmo! Sua legitimidade online depende do quão verdadeiro, único e genuíno você é nas redes com o seu público. O “mais do mesmo” tem potencial para te afastar de tudo que você quer alcançar. Saiba medir o que é válido e o que não é. Quero dizer, algumas trends funcionam no seu conteúdo e essas você pode usar e abusar! Mas não se sinta na obrigação de ter que adaptar um certo tipo de trend para o conteúdo se ela não condisser com nada que você busca compartilhar ou com o seu tom de voz só para “entrar no hype”.  

  1. Faça collabs com marcas e criadores que dialoguem com o seu conteúdo:

Para criadores de conteúdo e influenciadores digital, fechar parcerias com marcas pode ser sinônimo de sucesso! Mas antes de se emocionar com o convite para uma collab, reflita se os valores e posicionamentos daquela marca dialogam com os seus próprios valores e posicionamentos!  

É importante pensar nisso antes de vestir a camisa de um time, afinal, você passará a ser vinculada com essa marca durante o tempo dessa parceria e é preciso entender como isso impacta a sua verdade a da sua comunidade.  

ATENÇÃO! Esteja atento também no histórico da marca. Pesquise sobre para entender se ela já esteve envolvida em polêmicas, se há reclamações de outros criadores que já trabalharam com ela... Tudo isso para preservar a sua imagem e integridade online.  

Caso você, após análise e reflexão, perceba que os conteúdos que você cria para o seu perfil conversam com o tom de voz da marca que você está fechando parceria, perfeito! Isso significa que vocês estão alinhados e, mais do que isso, que os seus conteúdos orgânicos favorecerão os seus conteúdos de publicidade!

Tendo em mente todos esses pontos, você estará munido de todas as armas que precisa para fazer com que seus conteúdos transmitam quem você é de forma verdadeira e consiga driblar o algoritmo com uma comunidade fortalecida e engajada que te acompanhe pela narrativa que você construiu online com autenticidade!  

Nos vemos no próximo post. Até lá, busque colocar essas dicas em prática! 😉  

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