Ansiedade atacada? Veja quais hábitos te ajudam a melhorar sua relação com as redes!

Ansiedade atacada? Veja quais hábitos te ajudam a melhorar sua relação com as redes!

Atualizado em:
20/12/2024 22:01

Estar cronicamente online pode custar caro para a sua saúde mental. Vem aprender com a gente maneiras de ressignificar o seu consumo do digital!  

Trabalhar com o digital tem muitos lados positivos, porém, o consumo excessivo de tela tem poder de impactar diretamente na nossa saúde mental, abrindo espaço para mais momentos ansiosos, que são motivados por comparações, pressão por validação, sobrecarga de informações, estresse, efeito do sono, fomo... As razões são muitas! Mas o que importa é entender como ressignificar esse consumo e melhorar a sua relação com as redes.

Pensando nisso e aproveitando o gancho do final de ano, separamos alguns hábitos que podem te ajudar a começar o seu 2025 de uma maneira mais saudável e equilibrada no que diz respeito a internet. Vamos lá?  

Primeiro de tudo...  

Reconheça seus gatilhos de ansiedade e o papel que as redes sociais têm neles

Antes de buscar qualquer solução, é importante entender o que pode estar te gerando ansiedade ou desconforto nas redes sociais:  

  • Comparação social:  

A grama do vizinho é sempre mais verde, né? Pelo menos é o que parece! Mas vamos combinar de manter sempre no radar que as redes sociais são um recorte do que as pessoas querem que seja visto e comparar a rotina, o corpo, o estilo de vida das pessoas que você segue com a sua não é saudável, já que não são verdades absolutas, ok?

  • Sobrecarga de informações:

O acesso ilimitado às notícias e aos conteúdos virais podem criar uma sensação de estar sempre "por fora" ou "incompleto" e de que precisa consumir cada vez mais pra poder estar a par de tudo. Mas vamos alinhar aqui que: é humanamente impossível você estar por dentro de tudo sempre? Então relaxa, não se cobra tanto! A internet não vai acabar, ou o seu conteúdo não vai ser menos relevante, se você não souber tudo que está rolando em todo lugar e a todo momento.  

 

  • Pressão por resposta:  

A ansiedade por visualizar notificações, esperar pela resposta às suas mensagens ou receber interações nos seus posts também pode ser um gatilho que pesa no emocional. Então procure fazer um diagnóstico pessoal:

  • Quanto tempo você passa nas redes todos os dias?
  • Quais contas te fazem sentir bem e quais te deixam ansioso?
  • Você tem se sentido pressionado para atender às expectativas digitais, estar por dentro de todos os assuntos, seguir as tendências que estão em alta, ser reconhecido e passar a melhor impressão possível?  

Fez essa reflexão? Boa! Agora que você já mapeou quais coisas estão pesando para você, vamos ver alguns hábitos que podem te ajudar a retomar o seu equilíbrio emocional?  

Hábitos simples que ajudam a retomar a melhorar a sua relação com as redes e afastar a ansiedade

1) Defina limites de tempo de uso para as redes sociais

Tanto o seu celular, quanto os próprios aplicativos têm recursos para limitar o seu tempo de uso deles! No Instagram, TikTok e Facebook, por exemplo, existem essas funções de controle que podem te ajudar a identificar mais claramente quanto tempo você passa nas redes e se conscientizar de quanto tempo no seu dia você direciona para elas.  

2) Pré estabeleça pausas durante o dia

Agora é hora de driblar sua mente e seus hábitos toxicos! Independente do limite de uso do celular e das plataformas, experimente você sozinho estabelecer pausas durante o dia sem redes. Sabemos que para quem cria conteúdo e influencia online, fazer essas pausas pode parecer difícil (e até mesmo torturante!) em um primeiro momento. A sensação de FOMO (fear of missing out) pode te corroer, mas pense: aprender novos hábitos é sempre difícil em um primeiro momento, até que em certo ponto, vai se tornar natural.  

3) Faça uma limpa nas contas que consomem a sua paz

Seguir contas que despertam sentimentos negativos pode criar uma "bolha" de comparações e frustrações. Por isso, use esse final de ano para avaliar quem você segue, fazer aquela limpa, avaliar se aquele perfil te traz paz e inspiração ou se só te traz pressão. Se te traz pressão, é unfollow neles! Leve pra 2025 só aqueles que vão ajudar a despertar a sua melhor versão nesse próximo ano.  

4) Experimente fazer um detox de alguns dias!

Sabia que o ócio também é parte importante do processo criativo? Com sobrecargas de informação, é difícil conseguir produzir, ser criativo, pensar em novos quadros, novos formatos, novos assuntos, se compreender enquanto pessoa física, para além de influenciador digital.... O ócio, apesar de muito importante, é sempre subjugado, mas lembre-se: nem só de hiper estímulos se vive um bom creator.  

5) Se conecte com o offline

Aproveite esse tempo de férias, recesso, final e começo de ano para desligar as notificações do seu celular por algumas horas, reservar um fim de semana para ficar off, ver sua família, seus amigos, ler, consumir outros tipos de referência que não só digital, relembrar hobbies, praticar outras atividades - físicas, criativas – ou simplesmente não praticar nada e descansar. Você verá o quão bem isso te fará!  

Lembre-se: as redes sociais funcionam para você e não o contrário. Ao adotar hábitos saudáveis, reduzir o tempo de tela e tirar do seu campo de visão as contas que te despertam sentimentos ruins, você retoma o seu poder e prioriza seu bem-estar. Esperamos que esse final de ano seja um momento de paz, onde você consiga descansar e recarregar as energias para começar o próximo ano com hábitos mais saudáveis e uma melhor relação com as redes.  

Se você gostou dessa matéria, deixe o seu like e compartilha com aquele creator que precisa dessas dicas. Nos vemos na próxima matéria. Fui!  

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...