Agora que você alcançou um grande número de seguidores, chegou o tão esperado momento de fazer sua publi!

Agora que você alcançou um grande número de seguidores, chegou o tão esperado momento de fazer sua publi!

Atualizado em:
17/12/2024 20:26

Agora que você alcançou um grande número de seguidores, chegou o tão esperado momento de fazer sua publi! Mas primeiro você precisa conhecer todos os termos que a galera de publicidade usa por aí e que podem causar muita confusão.

Não se preocupe. A gente não tá propondo um curso de idiomas pra você dominar o anglicismo do publicitariês. Mas um glossário com os termos mais usados nas campanhas de marketing já vai te ajudar bastante!

Awareness:

Em inglês, é um termo que literalmente significa “conhecimento” e tem relação com ideias como “alertar” ou “conscientizar”. Por isso que, dentro do esquema do funil, a métrica de awareness está dentro da parte da “Descoberta”. Nos termos de uma campanha de marketing, se trata do período em que o objetivo é dar visibilidade à marca, produto ou serviço. É a hora de alertar e conscientizar o público que determinada campanha foi iniciada, que tal produto foi lançado. Ou seja: o objetivo é alertar o consumidor e, depois, gerar estímulos para identificação.

Etapa de Consideração:

Em outro momento da campanha, existe a métrica de consideração, necessária para se posicionar na mente do consumidor e gerar lembrança de marca. É quando o público considera que um marca ou produto está alinhado com sua necessidade de compra e começa a considerar comprá-la. Se isso tudo estiver dentro de uma narrativa de marca, influencer e público, aí a campanha tem tudo pra ser um sucesso!

Captação de leads:

“Lead” é o termo usado para identificar potenciais consumidores, é como chamam o contato com o consumidor, que pode ser um e-mail, telefone, etc. Se tudo der certo dentro da campanha de marketing, serão os leads que vão participar da etapa de conversão. Mas nesse momento é importante despertar o interesse desse público e uma das formas de captar os leads (ou conseguir informações para entrar em contato com o público) é com a presença de influenciadores na campanha.

Etapa de Conversão:

Depois que o consumidor sabe que a marca ou produto existe e considera isso dentro do leque de escolhas possíveis, chega a hora de converter esses sentimentos em ações. Seja a ação de compra ou de seguir o perfil, esse termo valida a essência do que foi construído para o consumidor e mostra a experiência pelo ponto de vista dele. Geralmente não é recomendado usar influenciadores nessa etapa, já que o forte de um trabalho de criação de conteúdo é muito mais de gerar descoberta e consideração.

Downloads:

Algumas campanhas pensadas para plataformas específicas podem usar a métrica de quantas pessoas executaram a ação de baixar um arquivo ou um app, usar um cupom de desconto ou até baixar um vídeo postado, tudo depende das mentes criativas envolvidas na campanha. Nesse caso, se trata de um dado da etapa de conversão.

Compra:

Outro objetivo da etapa de conversão pode ser a compra de um determinado produto ou serviço. É uma métrica que também permite identificar ser o público atingido foi o mais correto para a campanha e se as ações geraram o desejo pensado inicialmente.

Ticket médio:

É um indicador de performance de vendas. Ele pode ser calculado a partir da divisão do faturamento total das vendas pelo número de vendas do intervalo de tempo analisado, que geralmente é o tempo da campanha de marketing. Basicamente é a média de gasto por pedido ou cliente em uma campanha.

Brand Lift:

É um termo usado para identificar o quanto uma marca e seu público interagiram durante a campanha. Dessa forma, ela é usada para saber os resultados finais, mas também pode ajudar a mudar alguns caminhos durante o período em que a campanha está no ar já que fornece informações sobre todos os processos do funil.

Pronto! Agora você vai ter muito mais segurança para fechar suas publis e saber o que o seu cliente espera com cada métrica.

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