A ascensão do marketing de influência com o TikTok

A ascensão do marketing de influência com o TikTok

Atualizado em:
16/12/2024 15:30

Que a Creator Economy é um mercado em alta nós sabemos. Mas e como usar ela ao nosso favor, será que também sabemos? Vem descobrir!

Você foi daqueles que torceu o nariz pro TikTok em um primeiro momento e depois mordeu a língua virando um heavy user da plataforma? Bem-vindo a essa comunidade de milhões de membros!  

Já faz um tempo que os influenciadores se tornaram os queridinhos das marcas na hora de fechar parcerias e campanhas. Muito disso tem a ver com a ascensão do marketing de influência nos últimos anos e claro que algumas plataformas contribuíram muito para esse aumento, uma delas sem dúvidas foi o TikTok - a rede social que mais cresceu em 2023 no Brasil.

Desde seu lançamento em 2016 pela empresa chinesa ByteDance, o TikTok veio exponencialmente conquistando milhares de usuários ao redor do mundo. A interface intuitiva e a dinâmica de fácil uso da plataforma ajudou a alavancar o formato de vídeos curtos, a criação de trends e a quantidade de conteúdos com potencial para viralização - sejam eles danças, review de produtos, lip syncs... Ah, e o algoritmo da plataforma - diferente do algoritmo do Instagram - também facilitou esse processo também!  

Segundo a pesquisa feita pela Opinion Box, cerca de 40% dos usuários se cadastraram na plataforma no último ano. No entanto, 8 em cada 10 usuários abre o app do TikTok pelo menos uma vez ao dia... Ou seja, só por esse índice já é possível notar o alto impacto dos conteúdos, ainda mais se considerarmos que 30% dos usuários cadastrados nunca postaram nada no aplicativo, preferindo assistir aos vídeos que produzir seus próprios - e é aí que entra o nosso ponto de interesse:  

Como as marcas atuam como olheiros e bons estrategistas, ao perceberem ali a oportunidade de expandir seu público, suas presenças no TikTok se tornaram cada vez maior, seja através dos seus próprios perfis ou através da parceria com influenciadores. E que bom pra elas porque outros dados interessantes que a Opinion Box trouxe pra nós é que 37% dos usuários entrevistados disseram usar a plataforma para acompanhar as empresas que gostam; enquanto 40% disseram ter comprado produtos recomendados por influenciadores dentro do Tiktok e 36% disseram que deixaram de comprar/assinar algum produto/serviço por reviews negativas no app.  

Pensando nisso, vamos perceber juntos algumas boas práticas para alavancar seu crescimento na plataforma:  

  • Conheça a sua audiência: qual o seu público-alvo? Qual a idade, o gênero, o tipo de conteúdo e as tendências que mais impactam eles?  
  • Crie uma comunidade: interaja com os seus seguidores respondendo seus comentários e mensagens, demonstrando que se conectar com eles é importante para você!  
  • Seja criativo: autenticidade é a chave para um bom conteúdo e o TikTok tem diversos recursos para você explorar ao máximo a sua! Use e abuse das trends, os desafios que viralizam no app, as músicas, os efeitos e os lip syncs que a plataforma te oferece.  
  • Tenha consistência: mantenha a sua audiência engajada para que eles continuem ao seu lado!

 

Vamos passear brevemente por alguns cases de sucesso do TikTok?  

  1. CARMED FINI:

Quem se lembra do sucesso que foi o lançamento dos hidratantes labiais Fini – da Carmed? A Fini já tinha uma certa influência online por compartilhar receitas dos usuários usando seus doces, mas cresceu exponencialmente ao fazer essa collab com a Cimed. Os produtos da parceria viraram uma febre tão grande que esgotaram em pouquissimo tempo, levando a empresa a faturar mais de 40 milhões em semanas. Já os vídeos com a hashtag #cardmedfini passaram de 300 milhões de views. Um case tremendo de criatividade, inovação e alcance.  

2.SALON LINE:  

A Salon Line, marca de produtos de cabeço, criou o HUB Salon Line, um time de +100 embaixadores da marca que criam conteúdos com dicas e tutoriais de beleza utilizando os produtos da marca, o que aumentou o alcance, o engajamento e a comunidade da mesma – tudo isso através do TikTok.  

3.NETFLIX:  

A Netflix é um ótimo case de como fazer os seus seguidores se sentirem especiais e únicos. A maior plataforma de streaming do país tem mais de 26 milhões de seguidores no TikTok e usa desse dado ao seu favor de forma simples e assertiva – provando que uma boa estratégia de conteúdo não necessariamente precisa ser complexa. Muitos dos vídeos curtos postados no perfil são cortes do próprio conteúdo do streaming e usados para aproximar o público dos bastidores das séries, compartilhar entrevistas exclusivas com os atores de títulos em alta na plataforma e promover lançamentos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Influency.me, a preferência das empresas pelo TikTok para a realização de campanhas com influenciadores cresceu 30,4% em 2023, em comparação com o ano anterior.  

Com a plataforma já consolidada no Brasil e o alto tempo de uso dos usuários no aplicativo em curva crescente, a economia de influência está alcançando cada vez mais números altos. A projeção da Influency.me para 2024 era de que 66,7% das empresas que participaram da pesquisa pretendem aumentar os investimentos em Marketing de Influência.  

Nós aqui do Playnest achamos esse número mais que possível - realista com o cenário atual. E você? Já tem reformulado suas estratégias de conteúdo para aumentar ainda mais o seu alcance? A hora é agora!  

Bibliografia:  

https://blog.opinionbox.com/pesquisa-tiktok-no-brasil/  

https://exame.com/negocios/tem-carmed-fini-hidratante-labial-fatura-r-40-milhoes-em-20-dias-e-supera-meta-anual/

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