5 dicas rápidas de alcance
As estratégias para a Corrida dos Influenciadores não podem parar! Pensando nisso, hoje nós separamos cinco dicas para alavancar o seu alcance no TikTok.
A cada dia, mais e mais creators estão correndo atrás e se empenhando para garantir sua passagem pra Paris pra assistir à Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas e mais um prêmio no valor de R$ 15.000, então se você quiser se destacar no TikTok é fundamental criar uma estratégia que alavanque a sua performance.
Na semana passada, nós separamos cinco dicas para você melhorar o seu engajamento. Já essa semana, nós nos dedicamos a falar sobre alcance! Por isso, pega o seu caderninho e já anota esses insights que vão dar um boom na sua produção de conteúdo!
O que é alcance?
O alcance é uma métrica muito importante, que analisa o desempenho das suas postagens ao entender quantas contas o seu conteúdo já alcançou dentro da plataforma, contando com não-seguidores e seguidores que visualizaram seus vídeos ou visitaram seu perfil.
5 dicas de alcance para melhorar sua performance:
1.Crie conteúdo acessivo:
Uma maneira de melhorar o seu alcance durante a Corrida é passar a dar atenção para os recursos de acessibilidade do TikTok. Ao fazer isso, seu conteúdo se torna possível de ser consumido por usuários PcDs. Por exemplo, o recurso “legendas automáticas” permite o uso de legendas em seus vídeos, o que ajuda pessoas com deficiência auditiva a assistir o seu conteúdo. Já a opção “voz para texto” permite que as pessoas insiram texto nos seus vídeos, utilizando o reconhecimento de voz. Essas iniciativas, apesar de parecerem simples, aumentam demais o alcance dos seus vídeos e do seu perfil, além de ser uma iniciativa mega inclusiva. Use e abuse!
2.Mantenha a alta frequência de postagens:
Pensando pela lógica de que quanto mais conteúdo você posta, mais chances você tem de alcançar um público que ainda não te conhece – e de fomentar a sua base de seguidores – manter uma frequência alta nas suas postagens se torna uma prática fundamental para melhorar seu alcance durante a Corrida! Se organize para tentar fazer pelo menos uma nova postagem a cada dia ou a cada dois dias, isso com certeza vai fazer o seu conteúdo deslanchar no nosso ranking!
3.Use palavras chaves para o TikTok:
Quando alguém procura por um assunto no TikTok, o algoritmo usa palavras-chave para decidir quais vídeos vai te recomendar. Por isso, se você usar as palavras-chave certas no título, na descrição e nas hashtags do seu vídeo, suas chances de expandir o seu conteúdo encontrado no TikTok aumentam. “Ah, Nestor, mas como eu vou saber quais palavras-chave usar?” Aí é que vem a parte mais interessante: o próprio TikTok te mostra! Quando você faz uma pesquisa no aplicativo e clica em um vídeo, o TikTok te mostra conteúdos e pesquisas similares a ele. A partir dessa página, você pode analisar os vídeos que aparecem nos resultados e ter ideia dos conteúdos e hashtagas que estão mais populares nesse nicho!
4.Use técnicas de SEO para se destacar em outras plataformas de busca:
Fazer SEO (search engine optimization, ou em português: técnicas de otimização de busca) no TikTok é otimizar seu perfil e os vídeos para aumentar o alcance dentro e fora da plataforma. Fora da plataforma? Sim! Quando alguém pesquisa por algum assunto em uma plataforma de busca, como o Google por exemplo, os seus vídeos também podem aparecer no resultado de pesquisa! Aqui estão algumas dicas pra você levar seu conteúdo diretamente pra primeira página de buscas do Google:
- Preencha todos os campos do seu perfil do TikTok com informações relevantes e palavras-chave;
- Inclua links parra outras redes sociais ou sites na bio do seu perfil para alcançar uma comunicação 360º;
- Use títulos e descrições com palavras-chave nos seus vídeos;
- Aproveite o espaço de descrição do vídeo para usar outras palavras chaves que o tornem mais fácil de ser encontrado e para inserir links para outras plataformas também;
- Use entre 3 a 5 hashtags que você já tenha percebido que estão em alta na plataforma;
- Incentive a sua comunidade a interagir fazendo perguntas, desafios e CTAs;
- Analise os dados sobre o desempenho de cada vídeo seu;
5.Conecte-se com sua comunidade fora do TikTok:
Expanda a sua audiência para outros canais de comunicação! Apesar do TikTok ser a plataforma chave para a nossa campanha da Corrida dos Influenciadores, uma boa forma de aumentar o seu alcance é replicar os seus vídeos para o Instagram e abordar esse assunto com a sua comunidade em outros aplicativos que você use normalmente. Dessa maneira, seus conteúdos vão atingir um público que não necessariamente já te acompanhava no TikTok mas que, assim, poderão passar a te acompanhar por lá!
Esperamos que essas dicas te ajudem a impulsionar o seu conteúdo até Paris! Continuem acompanhando nossas atualizações sobre a corrida nas redes sociais e BOA SORTE, MON CREATORS!