TikTok: como monetizar na plataforma
COMO MONETIZAR NO TIKTOK?
Aprenda a tirar o melhor da monetização que essa plataforma pode te oferecer.
Criar conteúdo para as redes sociais é expor sua voz no mundo, publicar suas ideias e ter o reconhecimento e identificação do público. E se você conseguir fazer isso colocando um pouquinho de dinheiro no bolso, não vamos negar que ficar melhor ainda, né?
Só que uma das grandes dúvidas de quem começa a produzir material na internet é como conseguir que as próprias plataformas façam essa recompensa. Existem caminhos diferentes em cada uma delas, e aqui vamos focar no TikTok.
MONETIZANDO NO TIKTOK
Seja fazendo parte de algum programa nativo da plataforma ou simplesmente fechando uma publi com marca, o TikTok tem suas próprias regras e maneiras de pagar pela criação de conteúdo.
- Programa Criativo Beta
Essa é uma forma do TikTok incentivar vídeos com conteúdos originais, com mais de um minuto de duração e que respeitem as regras de visualização qualificada.
Para entrar no programa criativo, é necessário ser maior de 18 anos, ter mais de 10 mil seguidores e pelo menos 100 mil visualizações nos últimos 30 dias. Se seus vídeos respeitarem essas regras, você já pode candidatar seu conteúdo.
As recompensas acontecem depois que o material atingir mil visualizações. A partir desse ponto, começa chamada Receita por Mil Impressões (RPM), calculadas com base nas “Visualizações Qualificadas”.
Quais fatores o TikTok leva em conta para calcular a RPM:
- De acordo com as diretrizes da própria plataforma, “o RPM é a média de recompensas a cada mil visualizações qualificadas”. O TikTok ainda informa que a receita pode variar por vários motivos, incluindo a região onde o vídeo foi visualizado.
- Vídeo qualificado: Deve ser conteúdo original, totalmente filmado e produzido por você. Duetos, costura e marcas d’água não são categorizados como qualificados.
- Visualizações qualificadas: são as visualizações legítimas e exclusivas dos vídeos qualificados e tem as próprias regrinhas: usuário precisa ter conferido, pelo menos, 5 segundos do material; se a mesma pessoa assistir muitas vezes, só uma é considerada.
- A partir do momento em que um vídeo seu for aceito no Programa Criativo Beta, ele vai contabilizar pra sempre. Então mesmo que a postagem tenha acontecido há meses, a RPM está valendo.
Você consegue cobrar seu pagamento da plataforma depois do primeiro mês em que as recompensas estiverem valendo. “Se o valor a pagar atingir o limite mínimo de pagamento de US$ 50 ou moeda local equivalente, os pagamentos serão feitos no dia 15 do mês e processados em sua conta de pagamento”, informa o TikTok.
- Programa Marketplace de Criadores
Essa é uma forma de você fazer parte das atividades de marcas parceiras do TikTok. Funciona assim: alguns anunciantes entram em contato com a plataforma para encontrar pessoas que produzam conteúdos que tenham a ver com os objetivos da marca. Criadores cadastrados no Brasil precisam ter seu material aprovado pelas marcas para poderem receber o pagamento, mas antes disso, é necessário, no mínimo:
- Ter 18 anos
- Ter 10 mil seguidores
- Ter publicado 3 vídeos nos últimos 30 dias
- Ter mil visualizações de um vídeo ou mais nos últimos 30 dias
Os 3 tipos de produção de conteúdo do MarketPlace
- MISSÕES
As marcas parceiras do TikTok estabelecem regras e valores sobre o vídeo que precisa ser produzido. Os TikTokers podem escolher mais de uma missão, produzir até 3 vídeos para cada uma delas e publicar o material no modo público. Quem decide SE e quais conteúdos serão monetizados é a própria marca, mesmo que todos já estejam postados. Se o anunciante escolher um vídeo seu, ele é impulsionado.
- CAMPANHAS
Aqui os TikTokers são convidados pelas marcas para participar das campanhas publicitárias. Nessa modalidade é possível negociar valores e requisitos do material, que só é publicado depois da aprovação da marca.
- CANDIDATURAS
Existe uma área específica dentro do Marketplace de Criadores na qual é possível visualizar as campanhas disponíveis de acordo com o seu perfil de conteúdo. A plataforma já vai te entregar Jobs que tenham a ver com o material que você já posta, mas tente sempre optar por campanhas que seu público irá gostar de te ver envolvido.
Nessa modalidade, o vídeo também é publicado somente depois da validação da marca e o pagamento pode ser negociado pelo app ou com as empresas.
- Presentes dos seguidores
Também é possível receber um dinheirinho direto dos seus seguimores. Quando estiver fazendo uma live, seu público pode engajar te enviando presentes, que se tornam seus Diamantes dentro da plataforma.
Essa recompensa nada mais é que uma forma de dinheiro virtual do próprio TikTok. Ela pode ser convertida em créditos dentro da plataforma que podem virar itens virtuais ou até pagamentos de verdade. Promover marca, produto ou serviço.
Essa é uma forma de ganhar dinheiro dentro do TikTok, mas não DO TikTok. Caso você negocie uma publicidade que será postada no seu perfil, o pagamento virá diretamente de quem te contratou. Mesmo assim, vale ressaltar aqui que a rede social pede alguns requisitos básicos. E é bom respeitá-los. Já pensou se logo o seu vídeo de publi é derrubado pelo TikTok?
Pra não correr esse risco, ative a configuração de divulgação de conteúdo. Esse mecanismo nativo do TikTok “garante que você seja transparente sobre o tipo de conteúdo que está publicando, ajudando a criar e manter a confiança entre usuários e anunciantes do TikTok”, de acordo com a própria plataforma. Sem contar que o vínculo comercial também fica mais claro.
O QUE VEM POR AÍ
Séries
Uma outra forma de rentabilizar seus conteúdos no TikTok ainda está restrita a criadores selecionados. São as Séries. De acordo com a própria plataforma, elas “dão aos criadores qualificados a oportunidade de publicar uma coleção de conteúdo premium por trás de um acesso pago e receber por esse conteúdo no TikTok”.
Se tratam de playlists que o público tem acesso mediante pagamento estipulado pro próprio TikToker. Elas podem comportar até 80 vídeos de 20 minutos de duração cada um. Só que, no Brasil, ainda não há previsão para que todos os criadores possam usufruir dessa monetização.
PONTOS DE ATENÇÃO SOBRE OS PROGRAMAS DE MONETIZAÇÃO
- Em publis, ative sempre a configuração de divulgação. Caso contrário, o TikTok pode remover ou restringir seu vídeo.
- Ao produzir um material monetizado que use música, a recomendação é usar apenas canções da Biblioteca do próprio TikTok, já que todos os títulos ali são licenciados para uso comercial.
- Vídeos usados no TikTok Creator Marketplace não são qualificados para receber recompensas no Programa Criativo Beta.
O TikTok não considera original vídeos contenham:
- Dueto e costura
- Conteúdo copiado de outras pessoas ou com marca d'água de outros apps
- Conteúdo produzido por outras pessoas mesmo que tenham modificações leves, como filtros e adesivos
- Conteúdo com vídeos ou imagens de outras pessoas, sem novas ideias pessoais
Agora que você já sabe como monetizar, basta caprichar na publi e ser fiel ao seu próprio conteúdo!