O que é Social Listening?
Aprenda a interpretar dados e comentários para entender a percepção da sua audiência
Se você já começou a postar com frequência nas redes sociais e está construindo uma comunidade, provavelmente já se perguntou: “Meu conteúdo está realmente conectando com as pessoas?” ou “Será que meu engajamento está realmente bom pros meus padrões?”.
A boa notícia é que dá pra responder essas perguntas de forma estratégica e analítica — e é aí que entra o Social Listening, ou se você preferir, a escuta social.
Peraí, Nestor, como assim escuta social? Que isso?
CALMA! Isso é só um termo. O conceito não é nenhum bicho de sete cabeças. Vamos explicar tudo que você precisa saber pra usar essa técnica como aliada na sua jornada como criador de conteúdo. Bora lá?
📌 O que é Social Listening?
Social Listening é como é chamado o ato de monitorar as menções, comentários e interações nas redes sociais para entender o que as pessoas estão falando sobre você e sobre o seu conteúdo.
Mas não é só ficar lendo os comentários por cima: é analisar de verdade. É prestar atenção no tom das mensagens, nas emoções por trás das palavras e nos padrões que se repetem.
É como usar a análise de redes sociais como um termômetro pra medir a temperatura da sua reputação online. Tá quente, tá morno ou tá gelado? 🥶
Como saber se o seu engajamento está positivo ou negativo?
Sabe aquela velha frase “qualquer engajamento é bom engajamento”? Então... NÃO É VERDADE! — especialmente quando o seu objetivo é construir uma comunidade sólida, engajada e que acredita no seu trabalho.
Aqui vão alguns sinais que você pode observar:
✔️ Engajamento Positivo:
- Comentários com elogios ou feedbacks construtivos são muito bem-vindos e mostram que a sua audiência tem curtido seus conteúdos!
- Pessoas marcando amigos ou compartilhando seus posts normalmente é um sinal positivo... Mas fique atento!
- Dúvidas e perguntas que mostram interesse real;
- Emojis positivos (🔥😍👏✨);
- Crescimento orgânico de seguidores e visualizações;
❌ Engajamento Negativo:
- Comentários sarcásticos, agressivos ou cheios de ironia são um termômetro negativo na certa;
- Quedas abruptas de seguidores também mostram que as coisas não vão bem;
- Alto número de visualizações, porém com poucas interações, é sinal de que o seu conteúdo foi assistido, mas não foi tão relevante, consequentemente, não gerou engajamento;
- Reclamações públicas ou críticas recorrentes envolvendo seu nome também não são bom sinal;
- Silêncio total: ninguém comenta, curte ou compartilha. 🤐
Nossa, mas não vai dar um trabalhão ir manualmente vendo os comentários de todas as minhas redes sociais?
É pra isso que existem ferramentas de social listening!
E o melhor: Você não precisa investir grana logo de cara pra começar a ouvir sua comunidade. Algumas ferramentas gratuitas (que também possuem recursos premium) de social listening podem te ajudar muito nessa missão.
São elas:
- Google Alerts: crie alertas com seu nome ou com o @ do seu perfil para monitorar menções na web;
- Hootsuite Free: na versão gratuita, você já consegue acompanhar palavras-chave e menções em redes como Threads, X e Instagram.
- Mention: monitora suas menções em tempo real. A versão gratuita é limitada, mas útil pra perfis menores. Vale a pena testar pra ir pegando o jeito!
- Talkwalker Alerts: essa é uma alternativa ao Google Alerts, mas com foco em notícias e blogs. Talvez você sinta que essa ferramenta não é tão útil, caso esteja começando agora, mas vale a pena ter na manga porque a qualquer momento você pode viralizar e furar a bolha!
- YouTube Studio e Instagram Insights: os próprios dados das plataformas dizem MUITO. Olhe com carinho para os gráficos e os comentários.
💡 Dicas para usar o Social Listening a seu favor
- Crie uma rotina de escuta:
Reserve um momento na semana para olhar comentários, mensagens, menções e ver o que está sendo dito. Dessa maneira, você pode adaptar a sua estratégia de conteúdo sempre que necessário e constantemente recalcular rotas se for o caso!
- Observe padrões:
As pessoas estão pedindo o mesmo tipo de conteúdo? Ou comentaram mais em algum tipo de conteúdo específico, mas não em outro? Estão comentando mais em certos dias ou horários específicos? Esteja atento e saiba ler os sinais da sua audiência!
- Leia além das palavras:
Entenda o tom emocional. A séria Adolescência, da Netflix, que furou a bolha recentemente ajudou a ilustrar esse ponto em questão - nem todos os comentários são o que parecem. Achou ambíguo? Procure saber sobre! Às vezes, memes e vocabulários de outras gerações na internet podem acabar atingindo o seu perfil e saber entender o subtexto das mensagens é muito importante para saber se aquele comentário foi positivo ou negativo.
- Interaja de forma consciente:
Ninguém gosta de falar sozinho, né? Então responder, agradecer e até mesmo pedir sugestões na resposta dos comentários nas suas postagens cria conexão com a sua audiência e mostra que você está de fato presente e afim de criar uma comunidade.
- Não leve pro lado pessoal:
Críticas podem doer, mas são valiosas. Analise, filtre o que faz sentido e use isso pra crescer.
📊 Saber interpretar dados é um super-poder:
Você não precisa ser especialista em métricas pra usar o social listening a seu favor - esse recurso é sobre se conectar de verdade com quem está do outro lado da tela. É entender que engajamento vai muito além de likes: ele fala sobre percepção, emoção e relacionamento.
Essas duas técnicas são complementares para te ajudar a jogar o jogo do marketing de influência. Mas entender o básico de como seu conteúdo está sendo percebido pode mudar o jogo! E se você tem dificuldades em saber o que cada métrica significa e quer dicas em relação a essa pauta, acesse essa matéria aqui.
O segredo está em analisar e ajustar o rumo quando necessário. Parece simples, mas isso vale ouro — especialmente se você está agora começando sua jornada como influenciador.
Se você gostou dessa matéria, envia para aquele amigo que precisa saber disso e não esquece o like. Te vejo na próxima, fui!