Planejamento de conteúdo: dicas para otimizar sua criação

Planejamento de conteúdo: dicas para otimizar sua criação

Atualizado em:
16/4/2025 15:20

Ter boas ideias não basta, é preciso saber como estruturar um calendário de conteúdo de forma eficiente!

Quando falamos em crescer como criador de conteúdo no digital — especialmente se o objetivo é virar um influenciador — ter organização e constância é tudo! Mas não basta apenas postar com frequência. É preciso pensar com intenção. E é aí que entram dois conceitos que todo criador deveria dominar: planejamento estratégico e planejamento tático.

Você já tinha ouvido esses termos antes? Apesar de parecerem semelhantes, esses dois tipos de planejamento têm funções diferentes e complementares. Entender cada um deles vai te ajudar a construir um conteúdo mais consistente, ganhar autoridade nas suas plataformas nativas e te aproximar dos seus objetivos na criação de conteúdo, sejam eles melhorar seu engajamento, crescer, aproximar sua comunidade, atrair marcas... Bora entender um pouquinho sobre eles?  

🧠 O que é Planejamento Estratégico?

Pensa no planejamento estratégico como o mapa da sua jornada na criação de conteúdo. Ele vai te ajudar a responder perguntas como:  

  • Onde eu quero chegar com o meu conteúdo?
  • Quem é meu público?
  • Em qual nicho eu quero construir autoridade?

Ou seja: ele está bem mais relacionado com uma visão de longo prazo. Envolve definir seus objetivos enquanto criador, a partir de quais posicionamentos você quer se consolidar no digital e os nichos que você quer habitar.  

Exemplos de planejamento estratégico:

  • “Quero ser referência em estratégias de marketing digital tendo o TikTok como minha plataforma nativa.”
  • “Meu diferencial dentro desse nicho vai ser criar um conteúdo bem-humorado, mas sem perder a relevância no assunto.”
  • “Quero conseguir melhorar o meu engajamento e construir uma comunidade sólida.”  
  • “A minha meta é conseguir fechar parcerias com marcas de produtos que possam ser usados para ajudar outros criadores a aprimorar suas criações de conteúdo durante os próximos 12 meses.”

O planejamento estratégico é a base do seu crescimento. Sem ele, o risco de criar conteúdos soltos e desconectados dos seus reais objetivos é enorme.

⚙️ E o Planejamento Tático de Marketing?

Bom, se o estratégico é o mapa da jornada, o tático é o seu GPS do dia a dia. Ele responde:

  • O que eu vou postar essa semana?
  • Quais formatos vou usar?
  • Em quais dias e horários?
  • Qual vai ser a chamada de cada post?

O planejamento tático está totalmente ligado à execução — como você vai colocar sua estratégia em prática na rotina.

Exemplos de ações de planejamento tático:

  • “Durante as próximas três semanas eu vou criar uma série de vídeos curtos explicando conceitos da criação de conteúdo toda terça e quinta.” - Com isso, você já estrutura todos os temas que você quer abordar, divide eles em vídeos, redigir o roteiro e preparar tudo com planejamento para soltá-los nos dias estipulados.  
  • “Aos sábados, vou postar os bastidores da minha produção de conteúdo para trazer um tom mais intimista ao meu perfil e aproximar minha comunidade” - Se o seu objetivo é solidificar a sua comunidade, você precisa construir estratégias para trazer eles para perto, de maneira que eles conheçam mais sobre você do que apenas os seus conhecimentos técnicos do nicho.  
  • “Essa semana eu vou testar um formato novo em um horário que eu também não costumo postar para ver como ele performa na minha comunidade.”  

É aqui que você transforma suas grandes metas em ações concretas e organizadas para te ajudar a alcançá-las.

Tá, Nestor! Mas como assim eles se complementam? Para mim parecem coisas distintas!

E são! Porém, um sem o outro, não funciona direito. Afinal:  

  • Só o planejamento estratégico, sem execução, vira um monte de ideias bonitas no papel.
  • Só o planejamento tático, sem visão estratégica, pode te fazer produzir conteúdo sem coerência, que não constrói sua marca pessoal.

Juntos, eles te ajudam a criar um caminho sólido para crescer de forma estruturada.

🗓️ E como aplicar isso no seu cronograma de conteúdo?

Aqui vão algumas dicas práticas para incorporar os dois tipos de planejamento no seu fluxo de criação:

1. Defina seus objetivos a cada trimestre (parte do planejamento estratégico):

Escolha metas claras para 3 meses: crescer seguidores, engajar mais, vender algo, fechar parcerias. Isso vai guiar todo o resto.

2. Monte um calendário mensal com formatos variados (parte do planejamento tático):

Inclua diferentes formatos (vídeo, carrossel, stories, live...) e distribua com lógica no que faz sentido para você. Ex: às segundas, farei dicas rápidas; às quartas, lançarei conteúdos com um quê mais educacional; às sextas vou focar em fazer conteúdos que me aproximem da minha audiência.  

3. Use ferramentas de apoio:

Planejadores de conteúdo, templates de cronograma, e análises de desempenho ajudam a transformar estratégia em prática com mais facilidade. Alguns que nós indicamos são:  

  • Notion – super versátil pra criar um calendário editorial, condensar ideias, usar como banco de referências, fazer checklists, entre muitas outras funcionalidades!  
  • Trello – ótimo pra fluxos visuais estilo kanban - você consegue separar suas tarefas em listas de “a fazer”, “fazendo” e “feito”, tendo uma noção visual de em que pé estão os seus afazeres.  
  • ClickUp – é uma plataforma que tem funcionalidades bem parecidas tanto com o Trello, quanto com o Notion, mas traz ainda mais recursos complexos. Se você é uma daquelas pessoas bem organizadas, que gosta de destrinchar ao máximo suas tarefas, essa pode ser uma boa dica!  
  • Google Calendar – apesar de termos trazido opções melhor estruturadas e mais complexas, as vezes o bom e velho feijão com arroz cumpre a sua função né? O calendário do Google é um bom aliado na hora de organizar conteúdo, marcar datas de publicação, reuniões de pauta, entregas etc. Funciona muito bem para planejamentos!  

Criar conteúdo de forma profissional exige mais do que criatividade. Exige planejamento estratégico para saber onde você quer chegar, e planejamento tático para garantir que você vai, de fato, chegar lá. Esperamos que essa matéria tenha te ajudado a ter clareza de como criar o seu próprio planejamento de conteúdo e que a partir de agora a sua produção decole como nunca antes!  

Se você gostou, salva e deixa seu like. E claro, comenta lá no Ninho sobre os seus próximos passos com os outros creators. Fui!  

O Ninho de Prêmios começou!!

Participe através do app do PlayNest e concorra a R$50 MIL!!

Outros conteúdos que você pode se interessar...