Influenciadores são as novas marcas
Descubra como gerar o amor pela marca através de publicidades autênticas e que impactem sua comunidade!
No universo digital de hoje, não basta ser visto — é preciso ser sentido. As marcas que conquistam espaço no coração das pessoas são aquelas que conseguem ir além do produto: elas criam histórias, despertam sentimentos de identificação e constroem vínculos reais.
Mas Nestor, o que nós, criadores de conteúdo, temos a ver com isso?
TUDO! O papel do influenciador é influenciar e, no que diz respeito a publis, criar a ponte entre a marca e o público, gerando confiança no produto e despertando esses sentimentos através da sua criação de conteúdo... Afinal, cada vez mais influenciadores estão sendo vistos e tidos como marcas independentes, então a ideia de “collab” entre uma marca e um influenciador se torna cada vez mais atraente e, por isso, está em constante crescimento nos últimos anos.
Nesta matéria, vamos mergulhar nos principais elementos que constroem o amor à marca e como você, creator, pode aplicá-los para transformar parcerias pontuais em conexões duradouras com as marcas e com a sua comunidade. Bora lá?
O que é “Brand Love” e por que ele importa?
Brand Love, ou “amor pela marca”, é o sentimento profundo de conexão e lealdade que uma pessoa desenvolve por uma marca! Ele vai além da preferência: envolve admiração, identificação e afeto.
Trabalhar com marcas que te despertem esse tipo de amor significa, além da criação de um conteúdo com propósito, mais engajamento, mais conversão e, claro, uma presença digital mais autêntica.
E lembre-se: o público sabe distinguir um conteúdo forçado de um conteúdo verdadeiro. Por isso, antes de propor ou aceitar uma publi, pergunte a si mesmo: essa marca tem valores alinhados com os meus? Eu a usaria mesmo sem estar sendo pago por isso? Se a resposta for sim, o potencial de brand love no seu conteúdo está aí.
Quais elementos geram amor à marca? E como aplicá-los nas suas publis?
Storytelling que emociona:
Pessoas se conectam com pessoas, não com logotipos. Por isso, ao começar a estruturar sua publi, use de histórias reais, depoimentos e experiências pessoais para apresentar a marca de forma autêntica! Ou seja, ao invés de mostrar o produto, mostre o momento. Ao invés de falar da marca, fale do sentimento que ela desperta.
Saber aplicar técnicas de storytelling no seu roteiro vai ser um ótimo recurso para você ter na manga na hora de desenvolver esse tipo de conteúdo. Aqui nós temos uma matéria bem completa sobre como dominar a arte de contar histórias e crescer nas redes. Dá uma olhada!
Autenticidade como estratégia:
O público reconhece quando algo é forçado. Uma boa publi deve soar natural, integrada ao seu conteúdo e condizente com a sua personalidade. Por isso, é importante saber impor os seus limites na hora de negociar o escopo da parceria com a marca. Tentar agradar para conseguir fechar essa parceria a todo custo pode não ser a melhor estratégia, já que às vezes os do’s e dont’s deles podem te tolir de fazer um conteúdo que tenha propósito para você e para sua autenticidade e, no fim, acabar performando muito mal. Faça escolhas sempre em prol da sua autenticidade! Aproveite e dê uma olhada nessa matéria sobre criar conteúdo com propósito, pode te ajudar!
Valores compartilhados:
Sustentabilidade, inclusão, inovação, cuidado… Quando você mostra que compartilha dos mesmos valores da marca, o público percebe. Essa identificação é um dos pilares do branding emocional que você pode (e deve!) abraçar na hora de estruturar sua publi.
Construção de marca como criador de conteúdo:
Você, enquanto influenciador, também é uma marca! Ao trabalhar seu posicionamento com clareza, seus valores ficam melhor estabelecidos e você, consequentemente, se torna mais atrativo para marcas que buscam criadores de conteúdo com propósitos bem definidos.
Dicas para colocar toda sua autenticidade e propósitos em prática na hora de fazer publis:
- Adapte o roteiro ao seu estilo: Nada de copiar e colar briefing que não faz sentido para você! Traduza a proposta da campanha para o seu tom de voz.
- Use depoimentos reais: Conte como aquele produto impactou sua rotina ou associe a mensagem que você quer passar com alguma história que ajude a gerar conexão com o público.
- Inclua essa publi em séries ou conteúdos contínuos seus: Com os seus valores já bem estabelecidos, você consegue fechar parceria com marcas que compartilhem dos mesmos valores e incluir essa publi em conteúdos que já sejam nativos seus e reconhecidos pela sua audiência.
- Interaja com os comentários: Mostre que você se importa com a opinião do público sobre a marca! Mantenha esse canal aberto com a sua comunidade.
- Cocrie com a marca: Sempre que possível, sugira ideias para campanhas que tenham a sua cara. Corra atrás de parcerias que façam sentido!
O público de hoje está mais exigente. Ele busca representatividade, verdade e impacto. As campanhas que mais convertem são aquelas que fazem sentido e o influenciador que entende isso se destaca. Ao incorporar elementos de conexão emocional nas suas publis, você não só entrega mais valor para a marca, mas também fortalece a sua ligação com a sua própria comunidade.
Espero que essa matéria tenha te ajudado a traçar a sua estratégia! Se sim, não esquece de enviar para aquele amigo que também precisa desse forcinha e de deixar o seu like aqui.
Te vejo na próxima. Fui!