Vídeo com engajamento baixo?  Ninguém fica até final?

Vídeo com engajamento baixo? Ninguém fica até final?

Atualizado em:
10/3/2025 16:30

Vamos descobrir juntos como aumentar o seu engajamento e  o que pode estar te atrapalhando! 

Como qualquer criador de conteúdo, você já deve ter sentido aquele medo do seu vídeo ser totalmente ignorado quando aparece no feed de alguém né? Calma, isso é normal!  

Manter a retenção nos vídeos é um dos maiores desafios da criação de conteúdo e o questionamento de COMO mudar isso assola muitos creators por aí. O que nós podemos te adiantar é que, no fim das contas, essa queda de retenção está vinculada a pequenas escolhas erradas que você faz na criação dos seus vídeos.  

Por sorte, na matéria de hoje nós vamos falar sobre os maiores erros que você pode estar cometendo e nem percebe! Desde introduções longas demais até falta de uma boa conexão com a audiência, cada detalhe conta para manter a atenção do público.

Se você quer melhorar o desempenho dos seus vídeos e conquistar uma comunidade ativa, engajada e interessada no que você tem a compartilhar, fique ligado nas dicas que nós separamos para te ajudar a evitar essas armadilhas e manter sua audiência atenta até o último segundo!

Bora lá?  

1. Introduções muito longas

Time is money, baby! Todo mundo sabe que o tempo é precioso, especialmente se tratando de redes sociais, por isso, quando a introdução é longa demais, o espectador já se distrai.  

As pessoas querem saber logo o que elas vão aprender ou sentir assistindo ao vídeo. Então, seja objetivo: apresente o tema rapidamente e capte a atenção logo de início!

Dica: Um truque legal é usar uma pergunta intrigante ou uma promessa de valor logo nos primeiros segundos para manter a atenção. Por exemplo “Você sabia que...”; “Se você quer saber tal coisa, fique até o final do vídeo!”.  

2. Vá direto ao ponto!

Procure dizer de forma clara e objetiva sobre o que se trata o vídeo logo no início.  

Vamos ver na prática como seria ter isso mal-feito X bem-feito?  

Exemplo de introdução vaga:

"Oi, gente! Tudo bem com vocês? Hoje, eu quero compartilhar umas coisas legais, umas dicas… e acho que vocês vão gostar bastante! Vamos ver o que acontece!"

Por que não funciona?

Nesse caso, o espectador não sabe o que esperar do vídeo, o que pode gerar confusão e até impaciência. A pessoa só sabe que vai “ver o que acontece”, mas não tem ideia se o conteúdo vai ser relevante para ela.

Como melhorar:

"Oi, gente! Sabia que pequenas mudanças no seu dia a dia podem transformar sua produtividade? No vídeo de hoje, vou compartilhar 3 dicas simples que vão fazer você aproveitar melhor o seu tempo. Fica comigo até o final!"

Percebe a diferença? Mantenha isso em mente!  

3. Não ir direto ao ponto:

Vamos combinar que nada pior do que vídeos cheios de enrolação? Com eles, as pessoas tendem a perder o foco rapidamente! Então, se você está contando uma história, vá logo ao que interessa, pois quem está assistindo pode acabar preferindo ir para outro conteúdo ao invés de esperar para ver o que você tem para falar.  

Dica: Use um gancho para prender a atenção e vá direto ao ponto. Vamos novamente para exemplos práticos?  

Exemplo de vídeo sem ir direto ao ponto:

"Oi, pessoal! Tem muita gente tem me pedido dicas para melhorar a alimentação, e eu fiquei pensando, sabe… sobre como a alimentação afeta nosso corpo de tantas maneiras. Eu estava lendo uns artigos sobre isso e pensei, nossa, isso realmente tem um impacto imenso, não é mesmo? Até porque, a gente sempre ouve falar sobre comer bem, mas o que isso significa, né? Eu até assisti um vídeo esses dias e vi várias pessoas falando sobre isso, e aí me veio uma ideia…"

Como melhorar:

"Você sabia que mudar sua alimentação pode aumentar sua energia e melhorar o foco? No vídeo de hoje, vou te mostrar 3 hábitos alimentares que podem te ajudar a ter mais disposição no seu dia a dia!"

Conseguiu notar a diferença? Continua aqui comigo, até o final dessa matéria você vai estar novo!  

4. Edição ruim:

Uma boa edição não significa precisar de efeitos superproduzidos ou o aparelho de celular com a melhor resolução de câmera, mas sim ter um bom corte. Se o vídeo tem muitas pausas, falhas ou repetições, o público se perde. As pessoas no digital buscam por conteúdos dinâmicos e fluidos!

Dica: Ainda seguindo a ideia de ir direto ao ponto, mantenha sempre em mente a ideia de corta o que é redundante ou que demora demais para desenvolver um raciocínio. Um bom ritmo de edição faz toda a diferença para prender a atenção, temos inclusive ótimas dicas práticas sobre isso aqui, já parou para dar uma olhada?  

5. Problemas no áudio:

Se o áudio estiver ruim, o espectador vai abandonar o vídeo, isso é fato – inclusive já debatido aqui no PlayNest! Até mesmo o melhor conteúdo vai ser irrelevante se o áudio não for claro.  

Dica: Procure gravar sempre em um lugar sem barulho externo, ou utilize fones de ouvido com microfone. Para dicas mais práticas sobre som, não deixe de assistir a esse vídeo.  

6. Vídeos sem legenda:

Muitas pessoas assistem aos vídeos sem som – seja no transporte público, no trabalho ou em outros lugares onde não conseguem ouvir o áudio. Por isso, usar legenda é essencial, além de ser um recurso de acessibilidade que permite que pessoas portadoras de deficiência auditiva também consigam consumir o seu conteúdo.  

Dica: Aproveite as legendas automáticas que o TikTok e Instagram te oferecem e edite-as para garantir que o texto acompanhe exatamente o que está sendo dito.

7. Falar muito lentamente:

Essa aqui talvez seja uma verdade dura, mas que é necessária de ser falada: quando alguém fala de forma muito arrastada, é comum que paciência do público vai embora rapidinho.

Dica: Nossa dica é, se você é uma pessoa que fala normalmente de forma lenta, tente se policiar e praticar alguns exercícios para deixar a sua fala mais dinâmica nos vídeos, de forma que o público consiga acompanhar o seu raciocínio através de um ritmo constante. Mas entenda: a ideia aqui não é correr ou apressar seu conteúdo, é entender formas de dinamizar a sua oratória! Outro recurso que você pode usar a seu favor é a aceleração do vídeo para garantir que ele vai ficar mais dinâmico!

8. Vídeos com imagem ruim:

Vamos pensar juntos: se você abre um vídeo e ele tem pouca luz, está pixelado, com excesso de informação no cenário ou com a câmera suja, você continua querendo assistir ou vai ter vontade de procurar um com uma qualidade melhor?  

Essas coisas desviam a atenção, por isso invista em uma boa iluminação, certifique-se de que a câmera esteja bem posicionada e com um fundo limpo e organizado. Você vai ver como isso, por si só, já faz toda a diferença!  

9. Falta de conexão emocional com o público:

Se o criador de conteúdo simplesmente entrega um discurso técnico, sem se conectar emocionalmente com o público, o engajamento cai. “Por que, Nestor?” Simples: As pessoas gostam de sentir que o criador se importa com o que está dizendo.  

Mais uma vez, entra em cena a autenticidade. Quando ouvimos alguém falar sobre algo que faz o seu coração vibrar e desperta o seu interesse pessoal, isso fica claro e gera interesse - por mais que aquele talvez não seja o tema mais interessante do mundo para você, a forma como a informação foi passada é o que retém a sua atenção.  

Dica: Pensando nisso, procure sempre mostrar mais da sua personalidade, a fim de criar esse vínculo emocional que vai garantir que as pessoas fiquem até o final do seu vídeo!  

10. Não ter um CTA (call-to-action) claro ou envolvente:

Quando o vídeo termina e não há um incentivo para o público agir, o engajamento diminui. Por isso, no final ou ao longo dos seus vídeos, sempre incentive os espectadores a comentar, curtir, compartilhar ou seguir o seu perfil. Isso mantém o engajamento e aumenta a retenção, além de gerar interatividade e, consequentemente, senso de comunidade.  

Procure maneiras divertidas de entregar seus call to actions! Ache ganchos no assunto do seu vídeo que te ajudem a relacionar esse pedido de interação com o tema do seu vídeo, pode ter certeza que vai surtir muito mais resultado na sua chamada para ação!

Esses são os 10 principais erros para você manter em mente e evitar, caso queira garantir a retenção dos seus vídeos! Agora, me conta: você já cometeu algum desses erros?  

Se você gostou dessa matéria, não esquece de deixar o like e envia para aquele amigo que tá precisando dessa dica para melhorar a performance dos seus conteúdos. Te vejo na próxima. Fui!  

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...