Maturidade Digital: Novo olhar do marketing de influência!

Maturidade Digital: Novo olhar do marketing de influência!

Atualizado em:
6/3/2025 18:46

Novos mercados para profissionais seniors: marketing de influência sem idadismo! 

  1. O fenômeno da influência com maturidade:

A internet, que a primeira vista parece ser um território exclusivamente dominado por jovens, já atingiu sua maturidade e, com ela, um novo fenômeno tem ganhado força: cada vez mais, pessoas acima dos 40 anos, 50 anos e 60 anos estão se tornando influenciadoras digitais e conquistando seus espaços nas redes sociais.  

Se antes a presença online era vista como um reflexo da juventude e da cultura pop, agora temos uma representação rica e diversa, que inclui histórias, estilos de vida e experiências de quem vivenciou diferentes décadas, formatos, mídias e veículos.  

A transição de creators mais maduros vindos de outros mercados para o marketing de influência - ou a incorporação do marketing de influência na vida desses creators - é um movimento que reforça que o alcance da comunicação digital não é nichado, muito pelo contrário, engloba diversos grupos e interesses, afinal, boas histórias e bom conteúdo sempre tem chance de ganhar representatividade, né?  

Os usuários das redes sociais buscam cada vez por acompanhar criadores com vozes autênticas, que compartilhem suas vivências com transparência e influenciem com consciência, independentemente da idade. Esta transição não é apenas um reflexo do avanço da internet, mas também uma resposta à necessidade de diversidade e representatividade no mundo digital.

Para os influenciadores acima de 40 anos, essa transição para o digital se apresenta de maneiras muito diversas: desde profissionais de áreas já consolidadas que buscam uma nova fonte de renda até pessoas que incorporaram a criação de conteúdo como uma extensão de seus trabalhos já existentes.  

Pensando nisso, resolvemos analisar alguns dos creators da Play9 que se enquadram nesse perfil para ver o que eles têm feito e como sua estratégia de conteúdo tem ressoado com o público.  

Bora lá?  

  1. Análise de casos famosos:

Fátima Bernardes: Dos Jornais ao Digital

Fátima Bernardes é uma das figuras mais conhecidas da televisão brasileira... Com certeza ela já deve ter entrado na telinha da sua casa em algum momento da sua vida!  

Com uma carreira sólida como apresentadora no Jornal Nacional e mais tarde à frente do programa Encontro, ela construiu uma base de fãs leais ao longo de décadas. Seu trabalho na TV foi marcado por acontecimentos jornalísticos, discussões de temas sociais, culturais e também por uma abordagem acolhedora com seu público.

Após o fim do contrato com a TV Globo, Fátima mergulhou mais intensamente nas redes sociais, ampliando sua presença digital e hoje em dia sendo agenciada pela Play9.  

Ao longo dos últimos anos, sua presença no Instagram se fortaleceu e, recentemente, ela lançou um canal no YouTube – duas plataformas por onde ela compartilha aspectos de sua vida pessoal, incluindo seus hobbies, viagens, dicas de bem-estar e saúde. Outro tema muito abordado por ela é o envelhecimento saudável e sem estigmas – que faz com que muitas pessoas se identifiquem com o seu posicionamento.  

Esses eram temas que o seu público já tinha interesse de acessar, com isso, sua estratégia de conteúdo mostra o quão versátil Fátima é enquanto profissional, que consegue transitar entre diferentes linguagens e formatos e se adequar a elas muito bem!  

Paolla Carosella: Da Cozinha ao Digital

Paolla Carosella fez sua carreira como chef de cozinha, sendo reconhecida tanto pela sua habilidade culinária quanto pela sua presença marcante no programa MasterChef Brasil. Ao longo de sua trajetória na gastronomia, ela conquistou respeito como uma das grandes chefs do Brasil e se consolidou como uma figura potente no universo da culinária.

Hoje, após deixar o MasterChef Brasil, Paolla atua como criadora de conteúdo e compartilha suas paixões não só pela culinária, mas também pela moda. No seu perfil no Instagram, por onde tem forte presença, ela traz conteúdo sobre sua vida pessoal e saúde - especialmente no que diz respeito a alimentação.  

Sua abordagem honesta sobre envelhecer, sem recorrer a padrões estéticos impostos pela sociedade, assim como a Fátima, a torna uma referência importante no assunto, especialmente para as mulheres que buscam se conectar com sua verdadeira essência.

A sua estratégia de conteúdo é pautada em uma mistura de conteúdos informativos e pessoais – coisa que ela faz muito bem! Ela utiliza o Instagram para se aproximar do seu público e manter sua comunidade presente, enquanto aproveita dos vídeos longos do YouTube para aprofundar temas e reflexões que façam sentido para a sua vida hoje em dia. Essa estratégia é, claramente, baseada na transparência e na construção de uma comunidade onde as pessoas se sentem confortáveis em discutir temas como beleza real, saúde mental e alimentação consciente, o que a torna uma figura autêntica e relevante no cenário digital.  

Cleyton Conservani: Da Aventura ao Digital

Cleyton Conservani foi um dos maiores nomes do esporte de aventura no Brasil! Se você não reconhece esse nome de primeira, com certeza reconhecerá esse rosto.  

Com sua carreira focada em esportes radicais e no trabalho de jornalista e apresentador no Esporte Espetacular, Planeta Extremo e Fantástico, ele conquistou a atenção do público com suas experiências no campo da adrenalina e da saúde física.  

Ele, no entanto, não largou de vez o analógico, mas sim apropriou o mundo digital a sua rotina, a fim de compartilhar a sua paixão por saúde, bem-estar e esportes de uma forma mais íntima e próxima do seu público.  

Atualmente, Cleyton utiliza suas redes sociais para motivar seus seguidores a adotar hábitos mais saudáveis, fazendo uso de conteúdo visual focado em treinos, alimentação e dicas para uma vida ativa. Seu público é principalmente composto por pessoas que buscam manter a forma física e melhorar sua qualidade de vida, independente da idade.  

Por trabalhar a muito tempo nessa área, Clayton se tornou uma referência no assunto e sua estratégia de conteúdo conta com temas emocionais (depoimentos pessoais), conteúdos informativos, conteúdos educativos e desafios. Vale a pena acompanhar o conteúdo dele!  

Galvão Bueno: Do Esporte ao Digital

Bem amigos do PlayNest, não é novidade que Galvão Bueno é um ícone do jornalismo esportivo no Brasil, né? Se você não leu esse “bem amigos” com a voz dele, algo de errado não está certo!  

Reconhecido por sua longa carreira como comentarista de futebol e outros esportes, ele conquistou muitos fãs e admiradores ao longo de sua trajetória, com seu estilo único de narrar e comentar eventos esportivos, se tornando uma lenda viva na mídia brasileira.

Hoje em dia, após se aposentar das transmissões esportivas, Galvão ampliou sua presença digital, migrando para o YouTube e o Instagram, onde compartilha conteúdos relacionados ao esporte, bastidores da sua carreira e até mesmo momentos mais pessoais. Ele se mostrou um creator que consegue unir sua autoridade no esporte brasileiro om uma abordagem mais descontraída de entretenimento – mostrando versatilidade e influência.  

Galvão aposta em um conteúdo que mescla nostalgia esportiva e humor, compartilhando curiosidades sobre sua carreira, histórias de bastidores e entrevistas com figuras emblemáticas do esporte nacional. Seu conteúdo é voltado para aprendizagem e entretenimento e a sua presença online mantém o tom descontraído com o qual ele cativou o Brasil e ajuda a criar uma conexão muito forte com sua base de fãs que cresceram acompanhando sua trajetória.

Esses cinco criadores, cada um com sua trajetória única, são exemplo de como a transição para o marketing de influência pode ser bem-sucedida, mesmo para aqueles que já têm uma carreira consolidada. Eles estão aproveitando suas experiências de vida para se conectar com o público, e suas estratégias de conteúdo são fundamentadas em autenticidade, transparência e, claro, aproveitamento das ferramentas digitais disponíveis para engajamento e crescimento.

Mas e as pessoas que cresceram com carreiras fora dos holofotes e migraram para o digital após a maior idade?  

  1. Do anonimato à fama:

@dona_ruth (Instagram)

Dona Ruth é uma figura adorada no Instagram, onde compartilha seu cotidiano de forma autêntica e cheia de humor e somatiza mais de três milhões de seguidores!

Ela conquistou sua comunidade ao dividir sua rotina, reflexões sobre envelhecimento e experiências de vida, sempre com muito charme e simpatia. Dona Ruth, no auge dos seus sessenta anos, fala sobre aceitação, moda para a terceira idade e dá dicas sobre bem-estar e saúde. É um perfil que vale a pena acompanhar!  

@iarasannyy (TikTok)

A Iara é uma influenciadora digital que compartilha dicas de moda, estilo e cuidados pessoais para mulheres maduras. Ela aborda temas como autoestima e empoderamento feminino, quebrando os estereótipos de que as mulheres acima de 50 não podem ser modernas ou estar bem consigo mesmas.  

Seu perfil é um exemplo claro de como a creator economy está abrindo espaço para quem tem mais experiência de vida e de que o que conta mesmo é entender como funciona a plataforma, além de descobrir a linguagem e formatos que mais te ajudam a se conectar com o seu público!  

@profmarcelcamargo (TikTok, Instagram e X)

Marcel é um professor de português e supervisor de ensino que incorporou a criação de conteúdo digital no seu dia a dia e vem se destacando nas redes, por onde compartilha com bom humor suas vivências com a pedagogia.  

Ele mostra que não há espaço para etarismo toda vez que se apropria de temas, trends e músicas virais na internet e encanta a internet com a sua autenticidade e jeitinho único – seus quase três milhões de seguidores não nos deixam mentir! Seu perfil mistura comédia e conselhos práticos, conquistando uma audiência fiel que se identifica com suas histórias.

Como você vê, a presença digital dessas personalidades vai muito além do entretenimento. Eles se tornaram fontes de inspiração, exemplos de envelhecimento saudável e novas formas de consumir conteúdo, mostrando que nunca é tarde para se reinventar.

Esses influenciadores têm mais em comum do que apenas a faixa etária. Eles entendem o poder de suas histórias e usam a internet como uma plataforma para se conectarem com públicos de diferentes idades. Além disso, a experiência de vida que eles trazem é um atrativo por si só! A autenticidade se tornou uma moeda valiosa no mercado atual, e esses criadores têm isso de sobra.

Nessa matéria, nós trouxemos figuras públicas conhecidas e admiradas por todos para usar como exemplo. Mas o fato é que pessoas maduras e, até então anônimas, também tem espaço para crescer no digital através de estratégias que conectem suas histórias com o público.  

Se você é um creator maduro, ou conhece alguém com potencial para começar a criar conteúdo para a internet e com medo da ode a juventude ou de retaliações por conta de etarismo, saiba que a internet tem espaço para todos e que o que importa no fim das contas não é a sua idade, mas sim os seus valores, propósitos e a sua narrativa.  

Se você gostou dessa matéria, não esquece de deixar o like e compartilhar com aquele amigo que PRECISA ler isso!  

Te vejo na próxima. Fui!  

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...