LinkedIn para Criadores de Conteúdo:

LinkedIn para Criadores de Conteúdo:

Atualizado em:
21/2/2025 21:22

Como se destacar na plataforma e se conectar com marcas?

Quando o assunto é a intersecção entre redes sociais e oportunidades de trabalho, temos certeza de que a primeira plataforma que vem a sua cabeça é o LinkedIn. E você está certo!

O LinkedIn é uma das plataformas mais poderosas quando o assunto é networking profissional e, cada vez mais, se firma como um espaço importante para os criadores de conteúdo que buscam parcerias com marcas e querem expandir sua influência no digital. Tanto para quem já trabalha com criação de conteúdo, quanto para ou deseja começar - entender como usar o LinkedIn da melhor maneira pode fazer toda a diferença.

Pensando nisso, nesta matéria vamos compartilhar as melhores práticas para se destacar na plataforma e dicas de como aproveitar ao máximo as suas funcionalidades para conquistar marcas parceiras.

Bora lá?

1. Crie um perfil completo e atraente

Seu perfil no LinkedIn é o seu cartão de visita digital. Por isso, antes qualquer coisa, é hora de arrumar ele! Afinal, ele é a primeira coisa que marcas e parceiros veem quando buscam por você no LinkedIn. Portanto, capriche!

Aqui está o passo a passo para criar um perfil impecável:

1.1 Foto Profissional:

  • Escolha uma foto de qualidade: A foto deve ser clara e nítida. Lembre-se de que a primeira impressão conta muito, então capriche e escolha uma imagem onde seu rosto esteja nítido, com boa iluminação e com um fundo neutro ou arrumado.

1. 2 Headline Estratégico:

A headline é a frase que aparece logo abaixo do seu nome. Ela é um dos primeiros elementos que as marcas e possíveis parceiros leem, por isso, ela precisa ser bem pensada e refletir sua essência.

  • Seja direto e estratégico: Use palavras-chave que conectem seu trabalho à área em que você atua como criador de conteúdo. Se você tem um nicho específico, como moda, marketing ou bem-estar, destaque isso. Por exemplo: "Influenciador de moda sustentável | Estratégias de marketing para marcas conscientes"
  • Inclua seu diferencial: Se você é especialista em algo, mostre isso! Por exemplo: "Criador de conteúdo sobre finanças pessoais | Educador digital com foco em monetização de blogs e redes sociais".

1.3 Resumo Atraente:

O resumo do LinkedIn é sua chance de se apresentar de forma mais pessoal e conectar com marcas de forma estratégica. Por isso, pense nele como uma mini apresentação sua que precisa ser curta, direta e impactante.

  • Comece com uma introdução concisa e objetiva: Fale rapidamente sobre quem você é e o que você faz. Por exemplo, "Sou criador de conteúdo no nicho de saúde e bem-estar, com foco em dicas de alimentação e autocuidado."

  • Enfatize suas paixões e habilidades: Mostre sua dedicação e o que você ama fazer. Fale um pouco sobre os valores que você transmite no seu conteúdo. Isso pode atrair marcas que compartilham de valores semelhantes.

Vamos ver um exemplo, caso o seu nicho fosse voltado a sustentabilidade: "Sou apaixonado por práticas sustentáveis e pela busca por um estilo de vida mais consciente. Ao longo dos últimos 3 anos, venho criando conteúdo sobre como integrar o consumo responsável no nosso dia a dia. Acredito que cada pequeno passo faz a diferença e tento inspirar minha audiência a fazer o mesmo.”

  • Adicione resultados ou conquistas: Caso você já tenha métricas de engajamento ou campanhas bem-sucedidas com marcas, mencione brevemente para comprovar seu impacto. Exemplo: "Nos últimos 6 meses, aumentei o engajamento da minha audiência em 40%, o que me permitiu formar parcerias com marcas como X e Y." Uma ótima maneira de você comprovar isso é anexando o link do seu Mídia Kit do PlayNest ao seu resumo, para que as marcas possam sempre ter seus big numbers atualizados e seus cases de sucesso em destaque!

  • Finalize com seu objetivo: Fale sobre o tipo de colaboração ou parceria que você busca. Por exemplo, “Estou em busca de parcerias com marcas que promovem saúde e qualidade de vida."

1.4 Experiência e Projetos:

Nessa sessão, você deve detalhar as experiências de trabalho. Aqui a estratégia vai ser sua! Entenda se vale a pena adicionar todos os jobs que você já participou, como uma maneira de complementar o seu trabalho enquanto creator, ou se vale pontuar as que dialogam mais com o nicho de criação que você quer seguir – nesse caso, você é quem vai entender o que funciona melhor! Aqui vão algumas dicas na hora de listar suas experiências:

  • Liste seus cargos e experiências relevantes: Mesmo que sua experiência formal não seja como "Influenciador", se você trabalhou em outras áreas que te ajudaram a desenvolver suas habilidades como criador de conteúdo (como marketing, varejo, design gráfico, redação, etc.), inclua essas experiências! Isso agrega valor à sua trajetória.

  • Descreva suas principais realizações: Ao listar suas experiências, foque nas atividades que mostram o impacto que você teve no seu trabalho. Se você realizou algum projeto relevante, mencione-o e destaque os resultados. Exemplo: "Reestruturei a identidade visual da empresa “X”, criando um novo logotipo e materiais de comunicação. Esse trabalho aumentou em 30% a percepção positiva da marca entre os clientes.”

  • Adicione projetos importantes: Se você tem algum portfólio ou projetos significativos, inclua-os no seu perfil. Isso pode ser links para seus vídeos, blogs ou outras plataformas onde seu conteúdo está presente. Marcas adoram ver como seu conteúdo se traduz em resultados reais! Dica: uma dica é que, através do canva, você pode fazer portfólios em formato de apresentação de powerpoint ou de site e pode adicionar ao seu perfil também!

2. Construa uma Rede Estratégica de Contatos

Para crescer no LinkedIn, é fundamental construir uma rede de contatos sólida. Não se trata de adicionar qualquer pessoa, mas de criar uma rede de profissionais e marcas com as quais você se identifica ou pode estabelecer uma colaboração.

  • Conecte-se com marcas de interesse: Pesquise e siga empresas que você gostaria de trabalhar ou fazer parcerias. Muitas delas postam oportunidades de colaboração e estão sempre em busca de influenciadores para campanhas. Ou ainda, procure, através das páginas da marca de seu interesse, os colaboradores que trabalham lá, muitas vezes, são eles que vão postar as oportunidades que estão rolando internamente, ou campanhas e assuntos que estão em alta lá dentro. Afinal, quem faz as marcas acontecerem são pessoas e são com essas pessoas que você deve se conectar para conseguir prosperar!

  • Interaja com suas novas conexões: Não adianta só se conectar com as pessoas e deixar o perfil parado. Curta, comente e compartilhe conteúdos relevantes para o seu nicho. Isso mantém você visível na plataforma e fortalece sua imagem para quem for procurar o seu perfil.

  • Seja estratégico nas solicitações de conexão: Ao enviar uma solicitação de conexão, sempre inclua uma mensagem personalizada. Apresente-se de forma breve e explique por que quer se conectar com a pessoa - seja ela uma marca ou outro influenciador. Aqui, aquele resuminho que você desenvolveu anteriormente vai ser muito bem-vindo, assim como o link do seu porfólio e do seu Mídia Kit.

3. Entenda o que as suas marcas de interesse buscam

Para se conectar com marcas, é importante entender o que elas estão procurando em um criador de conteúdo. As empresas geralmente buscam influenciadores que se alinham com seus valores, que têm um engajamento real com a sua comunidade (independente de tamanho! Sejam nano, micro ou criadores de grande porte) e que demonstram profissionalismo. Algumas dicas para atrair marcas para o seu perfil:

  • Comprove seu alcance e engajamento: Marcas estão interessadas em influenciadores com uma audiência engajada, por isso, é importante ser transparente sobre suas métricas e dados de engajamento, como número de seguidores, taxas de interação e outras métricas que possam ser relevantes para a marca. Ainda bem que você tem o Mídia Kit automatizado do PlayNest a seu favor nessa, né? Ufa!

  • Tenha consistência no conteúdo: Marcas preferem criadores que publicam regularmente e com um padrão de qualidade consistente. “Ai, Nestor, então eu tenho que passar a criar para outra plataforma?” Não! Mas você pode inserir o link das suas principais plataformas (Instagram, TikTok, YouTube) para que as marcas consigam acompanhar seu conteúdo e ver a sua constância.

  • Para além de gostar da marca, ela dá feat com o seu conteúdo?: Não adianta só gostar da marca se ela não se relaciona em âmbito algum com a área de atuação para qual você cria. Se você perceber que há uma oportunidade de criar algo relacionado ao que elas buscam, faça uma proposta criativa para essa parceria, caso não, não tente moldar o seu conteúdo ao que a marca espera de você, pois talvez isso não seja o que vá engajar com a sua comunidade e essa festa pode acabar virando um enterro. Busque por marcas que dialoguem com seus valores, propósitos e nicho de conteúdo!

4. Seja Autêntico e Transparente

O último tópico acima conversa com o que vamos falar agora: um dos maiores erros que criadores cometem no LinkedIn é tentar vender uma imagem que não corresponde à sua verdadeira identidade. Seja sempre autêntico na sua comunicação com as marcas. Aqui vai algumas dicas para manter sua autenticidade:

  • Mescle posts pessoais e profissionais: Mesmo que você esteja se posicionando como criador de conteúdo no LinkedIn, não tenha medo de compartilhar suas experiências pessoais ou histórias inspiradoras! Isso ajuda a humanizar o seu perfil e cria uma conexão mais genuína com quem te acompanha.

5. Equilibre sua carreira CLT e a Criação de Conteúdo

Muitos criadores de conteúdo têm carreiras paralelas. Pode parecer difícil conciliar os dois em um primeiro momento, mas saiba que isso é muito comum! Muitos creators criam para a internet em paralelo a sua jornada de trabalho CLT – por isso, não ache que será “mal-visto” ou incomum das marcas verem que você tem outra profissão e entenda como conciliar as duas. Aqui estão algumas formas de integrar a criação de conteúdo ao seu trabalho:

  • Use seu conhecimento profissional a seu favor na criação de conteúdo: Compartilhe conteúdo sobre sua área de atuação, fale abertamente sobre como é conciliar as duas, dê dicas valiosas e compartilhe insights. Isso pode gerar identificação, aumentar o seu alcance na plataforma e, de quebra, atrair marcas e pessoas interessadas no que você tem a falar.

  • Se dedique a trabalhar na gestão do seu tempo: Estabeleça um cronograma para equilibrar sua carreira profissional com a criação de conteúdo. Defina horários específicos para criar conteúdo, interagir com sua rede e estudar as marcas que você gostaria de abordar.

  • O LinkedIn não é um bicho de sete cabeças, use ele a seu favor: Use o LinkedIn para estudar o mercado, entender tendências e até mesmo encontrar inspiração para novos tipos de conteúdo que possam agradar tanto sua comunidade na sua plataforma nativa quanto as marcas que você tem interesse em trabalhar.  

O LinkedIn oferece um ambiente profissional que pode ser o trampolim perfeito para o seu crescimento no digital! Essas foram algumas práticas fundamentais para qualquer criador de conteúdo que quer se destacar no LinkedIn e aproveitar ao máximo o potencial da plataforma para crescer, estabelecer conexões valiosas e conquistar parcerias com marcas.

Se você gostou dessa matéria, não esquece o like e envia para aquele amigo que PRECISA entender as boas práticas de plataforma!

Até a próxima, fui!

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...