Como dar comandos eficientes para ferramentas de IA?
Aprenda a criar conteúdo de forma mais ágil e criativa com ferramentas de IA!
Todos nós aqui sabemos que ser um criador de conteúdo pode ser um tanto quanto desafiador. Às vezes, a inspiração foge ou o processo criativo parece não avançar..., mas imagina só que incrível seria se você tivesse um assistente criativo que ajuda a organizar suas ideias, fazer brainstorms, sugerir novas abordagens e até mesmo a roteirizar seus vídeos? Prazer, te apresentamos ao mundo da inteligência artificial!
Ok... Falar sobre inteligência artificial pode gerar aflição por ser um universo completamente novo, mas uma vez que você entende como se comunicar corretamente com as ferramentas de IA, todo um universo se abre para você em termos de criação de conteúdo. Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo para te ajudar como dar bons prompts (como normalmente são chamados os comandos) para as inteligências artificiais de texto. Bora lá?
1. Como usar as ferramentas de IA de forma criativa?
Criar conteúdos relevantes, autênticos e de qualidade exige mais do que somente ter inspiração - exige estratégia, pesquisa e muito trabalho criativo. Pensando nisso, ferramentas de texto de IA - como ChatGPT, Claude e Gemini - podem ser seus aliados nesse processo. Elas não apenas geram ideias, mas também ajudam a refinar conceitos, ajustar narrativas e até sugerir ângulos de gravação para vídeos. Vamos entender mais sobre cada uma delas?
2. ChatGPT, Claude e Gemini: como escolher e usar?
Cada uma dessas ferramentas tem um foco diferente, mas todas são poderosas para ajudar na criação de conteúdo! Uma estratégia para extrair o máximo de insumos criativos para as suas ideias é usar as três simultaneamente para potencializar o seu trabalho – dessa maneira, você consegue comparar suas entregas e sugestões, unir conceitos e entender o que de melhor você pode extrair de cada uma delas. Vamos ver quais são os pontos fortes de cada uma:
- ChatGPT é uma ferramenta ideal para conversas e desenvolvimento de ideias. Peça para ele ajudar com brainstorming, criar sugestões de títulos, ou até mesmo escrever um esboço para seus roteiros.
- Claude pode ser muito útil para tarefas mais analíticas, como refinar um texto, criar resumos ou até fazer recomendações personalizadas.
- Gemini, por sua vez, traz um toque mais estratégico. Pode te ajudar a ajustar a estrutura do conteúdo, verificar tendências ou te dar insights sobre o que está em alta no momento.
*Lembrando que aqui são só insights dos highlights de cada uma! Todas elas, enquanto inteligências artificiais de texto, tem os recursos necessários para desempenhar todas as funções citadas acima.
Ao usar essas ferramentas em conjunto, você pode desenvolver um conteúdo mais completo, com diversas camadas de criatividade e análise. Vale a pena tentar!
3. Como escrever bons prompts?
Agora, você deve estar se perguntando: “Tá, eu posso até tentar, mas como eu posso garantir que a IA compreenda minhas necessidades e me dê exatamente o que eu preciso?” A resposta é simples: escreva bons prompts.
Os prompts são os comandos que você dá para a IA, e a qualidade desses comandos vai influenciar diretamente os resultados que você recebe. Aqui vão algumas dicas para você mandar bem nos seus prompts:
- Seja claro e específico: Quanto mais detalhes você fornecer, mais preciso será o resultado. Em vez de dizer “Me ajude a criar um vídeo”, tente algo como, por exemplo, “Me ajude a criar um vídeo de 60 segundos sobre a importância de usar a IA para criadores de conteúdo”.
- Estabeleça um formato: Use o formato RTF para estruturar melhor seus pedidos! RTF é a sigla para Role (Papel), Task (Tarefa) e Format (Formato). Isso ajuda a IA a entender exatamente o que você espera:
- Role: Qual papel a IA vai desempenhar (exemplo: “Você é um social media” ou “Você é uma redatora” ou até mesmo “Você é um planner”).
- Task: O que você quer que a IA faça (exemplo: “Desenvolver ideias de roteiro para um vídeo sobre como usar IA na criação de conteúdo”).
- Format: Como você quer o resultado (exemplo: “Me dê 5 opções de roteiro em formato de lista”,“Me ajude na estrutura de um roteiro” ou até mesmo “Me ajude a estruturar um cronograma de conteúdo”).
Usando o formato RTF, você garante que a IA te entregue uma resposta mais refinada e focada, como a Nina bem explicou nesse vídeo aqui.
4. Como a IA pode te ajudar em cada etapa da criação de conteúdo?
- Brainstorming: Se você está sem ideias para um vídeo ou post, explique detalhadamente sua dor e os pontos que gostaria de explorar, e deixar a IA ajudar a gerar novas abordagens.
- Roteiro: A IA pode não apenas ajudar a escrever um roteiro, mas também sugerir mudanças, melhorar a fluidez do texto ou até refinar a linguagem para se conectar melhor com o seu público. É um ótimo recurso criativo para condensar ideias muito longas em vídeos curtos para redes sociais.
- Escolha de ângulos: A IA pode sugerir como filmar determinado conteúdo, quais ângulos de câmera usar para valorizar a sua produção, passar a mensagem que você quer, e até dar ideias sobre iluminação e cenário, de acordo com a ambiência que você quer passar.
- Edição: A IA também pode facilitar o processo de edição, ajudando com sugestões de cortes ou até gerando legendas automáticas para seus vídeos. Além das inteligências artificiais de texto, outros aplicativos como InShot e Canva também possuem suas próprias IAs e que podem te ajudar nisto.
5. Como conectar a IA ao seu estilo pessoal?
Uma das maiores vantagens ao usar IA nas plataformas é que, quanto mais você interage com elas, mais elas vão incorporando o seu jeito de se comunicar e personalizadas elas ficam. Ao fazer login e se engajar com as ferramentas, elas começam a entender melhor o seu estilo, preferências e os resultados que você espera, fazendo com que as respostas se ajustem cada vez mais ao seu jeito de criar.
Com o tempo, os retornos que elas vão dando aos seus comandos vão ficando cada vez mais alinhados com a sua comunicação.
6. Por fim: abra a porta para novas possibilidades criativas!
Agora que você conhece os benefícios de usar ferramentas de IA, é hora de colocar tudo isso em prática! Não tenha medo de explorar novos caminhos criativos e de usar essas ferramentas para ajudar a refinar e agilizar seu processo.
Você se interessa sobre o tema e quer saber mais novidades sobre inteligência artificial? Se sim, conta pra gente lá no Ninho! E se você gostou dessa matéria, não esquece o like e de mandar para aquele amigo que precisa incorporar IA na sua criação de conteúdo para não ter retrabalho. Fui!