10 Passos Para Se Tornar um Criador de Conteúdo de Sucesso

10 Passos Para Se Tornar um Criador de Conteúdo de Sucesso

Atualizado em:
20/3/2025 20:52

Aprenda o passo a passo essencial para crescer como criador e conquistar parcerias com marcas.

Se você chegou até aqui no PlayNest, é porque provavelmente já se deu conta de que para se transformar em um influenciador digital não basta só criar qualquer conteúdo, você deve entender como criar conteúdo digital e como fazer isso de forma bem-feita. E, por sorte, você veio ao lugar certo!  

A boa notícia é que qualquer pessoa pode iniciar a jornada de criador de conteúdo e alcançar grandes resultados no digital – basta entender os passos certos para isso e criar um bom planejamento estratégico.  

Pensando nisso, criamos esse guia para te mostrar o passo a passo para conquistar seu espaço nas redes sociais e, aos poucos, transformar seu conteúdo no seu ganha pão. Veja se não tem alguma etapa destas que você pode estar pulando! Vamos lá?

1. Defina Seu Nicho Digital

O primeiro passo para ser um criador de conteúdo de sucesso é escolher o nicho certo. Ao definir o seu nicho digital, você estará se posicionando em um mercado específico, com um público que tem interesses bem alinhados aos seus. Isso facilita o processo de engajamento e crescimento.  

Pergunte-se: "Sobre o que eu sou apaixonado?" e "Quais temas estão em alta no mercado e têm um público engajado?" Isso vai te ajudar a direcionar seu foco durante esse brainstorm inicial.  

2. Entenda Seu Diferencial Dentro Desse Nicho de Mercado

Agora que você escolheu seu nicho de mercado, o segundo passo é entender o que vai te tornar único dentro dele. O que você tem de diferente que pode atrair seu público? Pode ser uma visão criativa, um tipo específico de conteúdo ou até uma abordagem divertida e única.  

Lembrando que autenticidade é a chave para o sucesso! Algumas vezes, você vai sim precisar escolher suas batalhas em nichos que não dialogam em nada. Mas, às vezes, você consegue juntar o útil ao agradável. Por exemplo: você é apaixonado por dança, mas também é apaixonado por humor. Como viver o melhor dos dois mundos? Conciliando eles na sua criação! Identificar seu diferencial vai te ajudar a construir uma base sólida e se destacar de forma autêntica em meio à concorrência. Pense sobre isso.

3. Comece a Criar Conteúdo

A melhor forma de aprender e evoluir como criador de conteúdo é, simplesmente, criando. Não se preocupe em ser perfeito de início. Comece com vídeos, posts ou até mesmo stories na pegada lo-fi (não sabe o que é isso? Assista esse vídeo aqui!) e vá ajustando conforme o feedback da sua audiência.  

A consistência aqui é o segredo: quanto mais você criar, mais você vai entender o que funciona e como se conectar com o seu público - e com isso, não quer dizer que você precisa ultrapassar os seus limites de produtividade e criar incessantemente, mas sim que você vai usar as métricas das suas criações como termômetro para entender o que funcionou e o que não funcionou.  

4. Cresça em Números (Alcance, Engajamento, Seguidores)

À medida que você compartilha conteúdo regularmente e interage com seu público, a tendência é que seus números, os famosos big numbers, comecem a crescer. Esse crescimento pode ser gradual e nem sempre explosivo, mas o importante é focar na qualidade do seu conteúdo e nas interações com a audiência. As métricas de alcance, engajamento e o seu número de seguidores são ótimos os indicadores para te mostrar se você está (ou não) no caminho certo.

Lembre-se de se atentar ao fato de que cada formato de conteúdo vai te trazer métricas diferentes: reels, vídeos curtos, vídeos longos, carroséis, stories, etc...

5. Crie Sua Comunidade

Seguidores não são sinônimo de comunidade digital! Seguidores são pessoas que deram follow no seu perfil. Sua comunidade são aqueles seguidores que te acompanham, interagem, compartilham, comentam... Comunidade é ativa e é nisso que você precisa focar: como converter seus seguidores e transformar eles em uma comunidade?  

A boa notícia é que, se essas pessoas te seguiram, é porque se identificam com o seu conteúdo e querem fazer parte da sua jornada. Agora cabe a você pensar em estratégias de como aproximar esse seguidores de você para converte-los: interaja com eles, responda perguntas, faça enquetes, seja genuíno e mostre seu lado mais humano. Isso vai fortalecer o vínculo com seus seguidores e torná-los defensores do seu conteúdo!  

6. Crie um Espaço Atraente para Marcas

Agora que você já tem um nicho bem definido, já cria conteúdo para redes sociais e está focado em crescer na sua plataforma nativa, chegou o momento de pensar nas marcas! Quando você começa a perceber o engajamento social e o crescimento da sua base de seguidores, é hora de criar um espaço receptivo para parcerias comerciais!

Isso significa ter um perfil bem estruturado, com uma bio clara, informações de contato presentes e com um Mídia Kit atualizado (que falaremos mais adiante). Isso mostrará para as marcas que você é profissional e preparado para colaborar!

Também é interessante, neste momento, começar a pensar em formatos que as marcas consigam facilmente se inserir. Pense em reviews, experiências que incluam marcas, dicas para os seguidores e etc.

7. Procure Marcas Parceiras

Nós sabemos que você quer monetizar com o digital, mas calma! Antes de tudo, é preciso ter um olhar estratégico e analisar, para além das marcas que você gosta, quais delas fazem sentido para o seu nicho e para o seu conteúdo.  

Encontre empresas que compartilhem os mesmos valores que você e queiram se conectar com seu público. Por sorte, muitas marcas já entenderam que nano e micro influenciadores são perfis que normalmente tem mais facilidade para aproximar sua comunidade, engajar e convertê-los em compras - por isso a busca por criadores menores e com públicos mais nichados está em alta. Aproveite o boost e se conecte com eles! Nessa matéria você encontra insights valiosos para esse processo.  

8. Comece a Monetizar

A monetização é um dos grandes objetivos de quem começa a criar conteúdo. Inicialmente, você pode começar com permutas (produtos em troca de divulgação), cupons e outras formas de colaboração com as marcas. Aos poucos, conforme sua relevância cresce, você pode começar a cobrar pelas postagens e parcerias. Tenha em mente que a monetização é um processo gradual, e você vai ajustando suas estratégias com o tempo! Nessa playlist, compilamos conteúdos que valem ouro para te ajudar na hora de monetizar com criação de conteúdo. Confere aí!

Lembre-se também que hoje em dia, a creator economy oferece muitas formas de monetização. Experimente várias delas para entender quais podem funcionar para você:

  • Comissão em vendas;
  • O nosso Poste e Ganhe;
  • Publis;
  • Monetização das Plataformas;
  • Conteúdos de assinatura;
  • Apoio da sua comunidade;
  • Ter produtos próprios.

9. Mídia Kit e E-mail de Contato

Para conseguir parcerias de marcas, um item indispensável é ter um Mídia Kit - você já deve estar cansado de saber disso, de tanto que batemos nessa tecla, mas é para enraizar mesmo! Esse documento contém informações sobre você, seu público, números de engajamento, e tipos de conteúdo que você cria. É uma forma de mostrar profissionalismo e atrair marcas para o seu trabalho. Além disso, ter um e-mail de contato na sua bio das redes sociais é indispensável, já que facilita que as marcas se conectem com você diretamente. Lembre-se sempre de ficar atento a este e-mail de contato. No mercado de influência a agilidade é fundamental e muitas vezes quem responde primeiro é quem é escolhido para fazer a campanha.

10. Não Cometa o Erro de Ser Onipresente

Por fim, evite a tentação de estar presente em todas as plataformas logo de cara. O ideal é definir a melhor rede social para você começar, pode uma plataforma em que você tenha mais afinidade ou que seja mais relevante para o seu nicho. Com o tempo, conforme você for ganhando experiência e confiança, aí sim você começar a expandir para outras plataformas digitais!

Focar em uma rede social no início vai te ajudar a melhorar a qualidade do seu conteúdo e a entender melhor o comportamento do seu público.

Por fim:

Ser um criador de conteúdo de sucesso é uma jornada e cada passo é essencial para construir confiança, know how e uma comunidade sólida. Manter em mente esses dez pontos vai te ajudar a alcançar o caminho certo para se destacar na creator economy e transformar sua paixão em uma carreira de sucesso!

Se você gostou desse conteúdo, não esquece o like, salva e compartilha com aquele amigo que também quer crescer no digital mas tem dúvidas de por onde começar.  

Vejo vocês na próxima matéria. Fui!  

Gostando do conteúdo?

Cadastre-se já no PlayNest e aprenda muito mais de graça!

Outros conteúdos que você pode se interessar...